Orange Business Services e De Beers inovam em uma solução de geofencing para aumentar a segurança em mineração offshore
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Manuel Quilarque
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Projeto-piloto da Orange usou tecnologias digitais IoT e sensores para monitorar a proximidade da tripulação das máquinas pesadas
A Orange Business Services e a De Beers Marine South Africa, uma divisão da De Beers, empresa líder global no segmento de diamantes, instalaram e testaram, em parceria, uma solução personalizada de IoT (internet das coisas) cujo objetivo é fornecer geofencing a fim de manter distanciamento no ambiente de trabalho, visando a segurança da equipe ao redor do maquinário pesado utilizado nas operações marinhas de mineração de pedras preciosas. A nova solução foi conduzida de forma bem-sucedida, a bordo do MV Mafuta, atualmente a maior plataforma de extração de diamantes, sob a responsabilidade (propriedade e operação) da Debmarine Namíbia, que cobre cerca de 150 quilômetros de costa da Namíbia (sul da África).
Os navios de mineração de diamante são espaços restritos, nos quais a tripulação e o maquinário pesado ficam relativamente próximos. Ambas empresas estão comprometidas em garantir os mais altos padrões de segurança operacional para o time. A solução IoT da Orange foi desenvolvida em resposta aos objetivos de minimização de danos da De Beers. O projeto se deu após um engajamento inicial e um workshop com a equipe da Orange Business Services, na África do Sul, focado em tecnologias de internet das coisas, como localizadores Bluetooth de baixa energia e sensores vestíveis/usáveis, como uma ferramenta de localização da tripulação, integrada com antenas a bordo e um motor/software que levam a marca Orange.
No projeto-piloto, a Orange Business Services importou os arquivos AutoCAD do Mafuta e realizou uma pesquisa "in loco" a bordo para mapear as localizações das antenas, podendo assim aplicar o geofencing em áreas pré-determinadas do navio. Dez membros da tripulação foram equipados com sensores de pulso. Se um dos tripulantes violasse a área com a "cerca geográfica" a bordo, a ponte do navio seria alertada imediatamente.
O De Beers Group Technology SA -- braço de P&D do De Beers Group -- está agora explorando mais aplicações, como uma função de alerta de violação para conectar os sensores diretamente ao maquinário de mineração por meio de um sistema de controle SCADA - Supervisory Control and Data Acquisition (controle de supervisão e aquisição de dados, em tradução livre) e PLCs - Programmable Logic Controllers (controladores lógicos programáveis), para facilitar uma execução à prova de falhas caso haja uma violação na "cerca geográfica".
De acordo com Gerhardus Theron, gerente de embarcações da MV Mafuta, a Debmarine Namíbia tem um objetivo muito claro de "dano zero" em todas as operações. "Estamos constantemente buscando maneiras de aumentar a segurança dos funcionários, especialmente em relação ao maquinário pesado necessário para as operações de recuperação diamantes. A consulta de engajamento inicial e o workshop conjunto com a equipe da Orange Business Services foram muito produtivos, identificando rapidamente o potencial de uma solução de IoT para garantir o bem-estar de equipe nas embarcações. Passamos rapidamente para uma fase piloto, que agora confirmou o potencial desta abordagem inovadora que podemos incorporar em nossos processos e procedimentos de segurança existentes", ressalta.
"Esta solução IoT inteligente desenvolvida com a De Beers é um grande exemplo de inovação e co-criação, em parceria com nosso cliente. O piloto de geofencing provou ser bem-sucedido em um dos ambientes industriais pesados mais desafiadores - uma mina de diamante flutuante no mar, com exposição prolongada a fortes vibrações e água salgada corrosiva. A próxima fase de desenvolvimento terá como objetivo refinar a interface e as capacidades de coleta de dados, além de incluir uma função-teste de ‘gatilho’ que desativará o maquinário, em caso de violação da ‘cerca geográfica’ por um membro da tripulação", afirmou Keith Matthews, gerente nacional para África do Sul da Orange Business Services.
Sobre a Orange Business Services
A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios. Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética. Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento.
Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas. Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.
A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42 bilhões de euros em 2019 e 253 milhões de clientes em todo o mundo, em 30 de junho de 2020. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN). Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico "Engage 2025", orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>