Logo
Imprimir esta página

Estudo mostra fontes de informação e cooperação de empresas de TI inovadoras

Preferência é por organizações no próprio Brasil; clientes e consumidores, fornecedores e até concorrentes estão entre as principais fontes constadas pelo "Insight Reports"

Os próprios clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes estão entre os grupos mais buscados como fonte de informação e cooperação para empresas de tecnologia da informação do Brasil, que investem em inovação. Essa é uma das constatações da mais recente edição do “Insights Report - Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação”, estudo produzido pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), pela Assespro no Paraná e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A pesquisa aponta ainda que a maioria das empresas de TI inovadoras recorre a fontes de informação e cooperação do próprio Brasil. Para o professor Victor Manoel Pelaez Alvarez, da UFPR, integrante da equipe responsável pelo estudo, é marcante, com vistas à implementação de processos de inovação, as empresas de TI se basearem em amplo leque de fontes. "As empresas utilizam informações de diversas fontes, e a sua capacidade para inovar está diretamente relacionada à sua habilidade em acessar, absorver e combinar tais informações", afirma.

DADOS

De acordo com o estudo, das empresas de TI inovadoras que recorreram a fontes de informação no Brasil, mais da metade declara buscar essas informações nos seguintes grupos: clientes ou consumidores, utilizados por 81% das empresas; fornecedores (73%); redes de informações informatizadas (73%); concorrentes (71%); e feiras e exposições (66%).

Quanto à procura por cooperação, também se sobressaiu a procura por relações com clientes e consumidores (opção de 12% das empresas de TI inovadoras), grupo seguido de perto por fornecedores (11%). A cooperação é preferencialmente também com organizações instaladas no Brasil, assinala Victor Alvarez. "As relações com organizações fora do país foram inexpressivas, sendo que a maior frequência foi com fornecedores estrangeiros."

Quando a análise é feita sobre o ramo de atividade das organizações parceiras das empresas de TI inovadoras, a pesquisa identificou que essa cooperação se dá sobretudo com o ramo de serviços em TI (18%) e com o sub-setor serviços selecionados (18%). Próximos estão também os ramos indústrias de transformação (15%) e indústria extrativa (10%).

Dentro do ramo de serviços em TI, a cooperação procurada por empresas de TI inovadoras se verifica de forma bastante pulverizada: 21% estabeleceram relações com empresas de software não customizável, ao passo que 20% com o segmento de software sob encomenda, 19% com software customizável, e ainda 19% com segmento de tratamento de dados, e 14%, outros serviços de TI.

MAIS INFORMAÇÕES

Esta edição do "Insight Reports" é baseada na última Pesquisa de Inovação (Pintec) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que abrange o período de 2015 a 2017.

O “Insights Reports”, com as informações detalhadas e gráficos, está disponível neste link: . Para acessar, é necessário apenas um cadastro, gratuito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto