A evolução da produção nas gráficas e a tecnologia como fomentadora
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Printi
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Por Paulo Medeiros, gerente industrial na Printi
Quando se fala em transformação digital no setor gráfico, é preciso pensar além do óbvio. Ele é um dos mais fortes do Brasil, mas também um dos que mais demoraram para aderir à tecnologia. Durante muito tempo, o segmento careceu de inovações capazes de revolucionar a produção e todo o seu ciclo, do pedido até a entrega aos clientes. Porém, ao que tudo indica, isso está mudando.
Estima-se que uma gráfica adepta à inovação, dependendo de seu porte, possui a capacidade de fabricar e entregar até 12 mil pedidos por dia, além de possibilitar o envio de encomendas em até 24h. De acordo com uma previsão da InfoTrends, a impressão digital colorida deve crescer 12% ao ano e movimentar 871 bilhões em 2021. No entanto, a tecnologia não quer dizer só que uma nova forma de imprimir ditará toda a revolução no setor, mas uma série de fatores que impactam diretamente a produtividade e o relacionamento das gráficas com seus clientes.
De fato, a impressão digital é um primeiro passo para uma indústria que não via novidades há tempos. Graças a ela, foi possível revolucionar os métodos utilizados em gráficas dos mais diversos portes e, um trabalho que levava horas para ser concluído em equipamentos antigos, agora demanda alguns minutos ser feito - mesmo em grandes tiragens.
A impressão digital foi responsável ainda por mudar a maneira como as pessoas trabalham, reduzindo a exposição a riscos e possíveis danos para a saúde dos funcionários, que lidavam diretamente com produtos tóxicos, característicos dos métodos mais antigos que eram presentes nessa indústria.
O Brasil vem vivendo uma onda que mudou a forma com a qual as pessoas encomendam serviços. Graças ao Web2Print, é possível produzir baixas tiragens com a mesma qualidade das altas. Além de trazer mais transparência no orçamento para o cliente e a comodidade de fazer o pedido de casa. Basta enviar suas especificações pela internet para que a fábrica seja automaticamente acionada e comece a produção.
Tal tecnologia foi tão bem aceita no mercado brasileiro que fez com que o setor fosse além do papel e introduzisse o web2pack no dia a dia, permitindo que a mesma técnica fosse aplicada para embalagens, personalizadas ou não, com tiragens altas e baixas. Essas facilidades contribuíram para uma produção mais dinâmica e conveniente aos clientes.
Não se pode esquecer da participação da logística neste novo contexto. A chegada de uma modalidade ‘e-commerce’ no mundo gráfico demanda entregas inerentes ao comércio eletrônico tradicional: frete que cabe no bolso, prazos que atendam às necessidades de quem compra e uma experiência eficiente de uma ponta a outra.
Em resumo, a transformação digital no setor não é um benefício exclusivo da produção. É para os clientes, funcionários e, acima de tudo, ela representa uma experiência melhor e mais resultados para todos eles.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>