Logo
Imprimir esta página

Especialista dá dicas para projeto de digitalização de documentos

Como as empresas fizeram para se adaptar as mudanças em seus processos para dar conta das novas necessidades impostas diante dessa situação enfrentada pelo coronavírus

Por Marcelo Carreira, diretor de marketing da Access

Com a pandemia do Covid-19 empresas de todos os portes foram obrigadas a mudar o seu modelo de trabalho, e se viram em meio a grandes mudanças nos seus processos para dar conta das novas necessidades. Muitas já estão seguindo o caminho correto para otimizar o trabalho em home-office - que veio para ficar - e começando a implantar projetos de digitalização de documentos que vão integrar todas as informações e permitir que elas sejam compartilhadas por todos os funcionários, seguindo políticas de segurança e conformidade.

Mas o problema está na forma como as empresas estão implantando esses projetos, muitas vezes de forma assoberbada e sem um parceiro que seja capaz de entender as reais necessidades e apresentar soluções para atender as demandas de cada negócio. Desse jeito, a chance de algo dar errado é muito grande.

Para ser um sucesso, um projeto de digitalização de documentos deve, em primeiro lugar, reunir recursos humanos e tecnológicos. Sem o engajamento de toda a organização, incluindo liderança, gerência e colaboradores, muitas demandas deixarão de ser atendidas. A primeira dica para garantir a aderência do projeto aos objetivos da empresa é formar um comitê, com representantes dos departamentos, onde as pessoas vão apresentar seus processos e mostrar como eles podem ser otimizados.

Do ponto de vista tecnológico, a dica é oferecer um sistema simples de usar, mesmo com vários recursos disponíveis. Se for muito complicado, colaboradores perderão muito tempo e o engajamento no projeto certamente será bem baixo.

Segurança é fundamental

Outra dica para garantir a eficiência do projeto é elaborar, desde o início, uma política de conformidade, com regras claras sobre o ciclo de vida de cada documento e políticas de permissão de acesso. Nesse ponto, a empresa parceira na gestão de documentos já pode começar a traçar uma estratégia de digitalização, gerenciamento e destruição segura, seguindo os requisitos de cada setor e, também, normas governamentais, como a LGPD.

Os funcionários devem contar com processos seguros para compartilhar as informações, e o sistema deve permitir o rastreio de quem acessou um documento, quando, e se foram feitas alterações, de acordo com o nível de autorização determinado pela senha.

O papel ainda tem o seu espaço

O escritório sem papel ainda é uma utopia, essa é a verdade. Então mais uma dica é verificar se o projeto de digitalização de documentos não deixa de lado o papel. Muitos departamentos, como o RH, precisam manter o fluxo de trabalho em papel para atender a normas trabalhistas. Isso significa que as empresas ainda vão continuar a trabalhar em ambientes híbridos onde documentos em papel e nato digitais vão conviver por mais um tempo.

Como em todos os projetos, o principal é planejar, planejar e planejar. E só mais uma dica, mas que vai resolver todos os problemas: procure um parceiro com expertise para acompanhar a sua empresa na jornada da digitalização de documentos.

Sobre a Access

Fundada em 2004 na Califórnia, a Access é a segunda maior empresa do mundo em gestão de documentos e informações. No Brasil desde 2015, é especialista em BPO (Business Process Outsourcing) para gestão documental. Entender a necessidade do cliente e planejar um gerenciamento inteligente da informação, com avançadas tecnologias, para empresas de todos os segmentos e portes é a especialidade da empresa. A Access Possui um histórico de 130 aquisições realizadas desde 2004, está presente em 96 cidades dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Costa Rica, Panamá, Trinidad e Tobago e Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto