Logo
Imprimir esta página

Como a transformação digital foi decisiva para manter a operação equilibrada do Grupo Stefanini na pandemia

Líderes e gestores da multinacional brasileira tiveram o desafio de conduzir suas equipes multidisciplinares, mantendo o alinhamento junto ao cliente, com olhar atento às múltiplas culturas envolvidas

A Stefanini, multinacional brasileira referência em soluções digitais, tem superado com êxito as adversidades impostas pela pandemia mundial. O Grupo se adaptou de forma ágil e estratégica, tendo a tecnologia como sua principal fortaleza. O processo de adaptação ao modelo home office do Grupo que tem presença global em 41 países, mais de 25 mil colaboradores pelo mundo e que está presente em quase todos os continentes, reagiu bem ao ineditismo das atuais circunstâncias, onde os líderes e os gestores de todo o Grupo tiveram o desafio de conduzir suas equipes multidisciplinares, mantendo o alinhamento junto ao cliente, com olhar atento às múltiplas culturas envolvidas, além, é claro, de manter uma forte e unificada comunicação para atingir resultados ainda melhores.

Duas a três semanas antes da pandemia chegar ao Brasil, o Grupo acompanhou os desdobramentos da crise e o movimento da quarentena no mundo inteiro, começando pela China, Ásia, Europa, o momento em que aportou nos EUA e, logo em seguida, em todas as Américas, quando começou a afetar o Brasil. “Obviamente, foi difícil para todo o mundo e para nós não foi diferente. Tivemos duas semanas, e, neste curto espaço de tempo, fizemos um deslocamento exitoso para home office de 14 mil pessoas, que trabalhavam em nossos escritórios ou em projetos em nossos clientes”, pontua Marcelo Ciasca, CEO Brasil da Stefanini.

A Stefanini fez esse movimento complexo de colocar praticamente 100% desse grupo de pessoas em trabalho remoto. “Estávamos preparados, mas nenhuma empresa estava 100% organizada para uma total migração para o modelo home office”, explica o executivo. Essa preparação exigiu um esforço muito grande para todos os líderes do Grupo, que tem ambientes produtivos, trabalhando dentro de clientes, isso dificultou um pouco, mesmo não sendo uma linha de produção em plantas industriais, como muitas empresas. Como uma multinacional de TI, há uma produção em ambientes de desenvolvimento e atendimento em clientes, sendo grande parte alocada no Brasil, com colaboradores atuando em operações internas. “Acompanhamos tudo e conseguimos agir rapidamente e na primeira semana, levando a grande maioria de colaboradores e, na sequência, conduzimos os ambientes produtivos para home office, cuidando principalmente da segurança e saúde dos funcionários e, em paralelo, trabalhando a segurança dos ambientes dos nossos clientes. Mantivemos um olhar para os riscos e vulnerabilidades de possíveis ataques. Felizmente, realizamos um trabalho de casa muito bem feito, com impacto positivo nos níveis de serviços, melhoria e movimentos rápidos e intensivos para fazer com que as pessoas se adaptassem a esse ambiente em home office”, enfatiza o CEO Brasil.

Um fator essencial para a operação bem-sucedida de todo o Grupo foi entender a cultura de cada região, adaptando o trabalho para a realidade de países de atuação.

O processo de trabalho é contínuo e diário no Grupo. A Stefanini vem há mais de cinco anos liderando o processo de transformação digital, com a aquisição de várias empresas para compor um arrojado portfólio de soluções focadas em indústria, Inteligência Artificial (IA), analytics, marketing digital, varejo, segurança cibernética, lawtech, entre outras áreas. Para tanto, é fundamental estar direcionado em único propósito, envolvendo as equipes em torno de um trabalho colaborativo, muito além da tecnologia, e transformando os negócios dos clientes. “Trabalhamos ativamente com squads e, neste momento de pandemia, investimos em squads virtuais e, com isso, mantivemos o ritmo de trabalho, com capacidade de desenvolver iniciativas personalizadas para os nossos clientes, mesmo à distância”, ressalta Ciasca.

Com um crescimento de pelo menos 10% de produtividade em todas as áreas da empresa a partir do trabalho remoto, a Stefanini planeja colocar 50% de seus profissionais em home office após o fim da pandemia. A ideia é trabalhar com três modelos: um de home office total, um parcial e um de flexibilidade em relação a horários. Batizado de “Stefanini Everywhere”, o projeto visa incentivar a contratação de talentos em qualquer lugar do País, mesmo que não haja escritório na cidade de origem do candidato.

A situação atual mostrou o quão importante foi acompanhar cada fase, especialmente, fortalecendo elos ainda mais sólidos, com uma maior proximidade com os clientes para entender suas necessidades e propor alternativas. “Houve um resgate muito significativo com a questão de ouvir mais as pessoas, sejam colaboradores ou clientes. E essa experiência vai permanecer no pós-pandemia, mantendo um relacionamento integrado com as diversas áreas, com oferta de novas tecnologias que poderão auxiliar no processo de transformação digital das empresas. Isso é sinônimo de geração de novas oportunidades de negócios”, finaliza o CEO da Stefanini Brasil, que conta com 18 anos de atuação no Grupo, com experiência de 15 anos de trabalho na operação no México e sete anos como CEO Latam.

Sobre a Stefanini

A Stefanini é uma multinacional brasileira com 32 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação. Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).

Presente em 41 países, a Stefanini foi apontada, pelo quarto ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2018.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto