Oracle doa capacidade de processamento de supercomputadores em nuvem para ajudar o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) nos estudos de combate ao novo coronavírus
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Jackeline Correia
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Em meio à pandemia, a Oracle também entra no combate ao COVID-19 doando capacidade de processamento de supercomputadores em nuvem para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo da doação é apoiar um projeto da plataforma "Rede Vírus", iniciativa do MCTIC, por meio de uma combinação de técnicas computacionais de acoplamento molecular e dinâmica molecular, validado por ensaios in vitro, permitindo selecionar compostos potencialmente interagentes, minimizando a ocorrência de acertos de compostos falso-positivos. A computação de alto desempenho baseada em CPU e GPU é essencial para acelerar essas pesquisas para fornecer compostos que podem representar tratamentos potenciais contra infecções por SARS-CoV-2. Os resultados da pesquisa impactarão a saúde pública na população brasileira.
Por meio do programa de parceria para pesquisas científicas Oracle for Research (OfR), a Oracle cedeu a capacidade computacional ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que lidera a frente de descoberta de medicamentos no âmbito da Rede Vírus do MCTIC.
A Oracle disponibilizou créditos de Oracle Cloud Infrastructure High Performance Computing (HPC), solução em nuvem para processamento de alto desempenho, que já estão em execução e auxiliando os pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do CNPEM.
De acordo com Paulo Oliveira, coordenador da área de biologia computacional do LNBio/CNPEM, o uso de tecnologia é essencial na busca por tratamentos ao COVID-19. "Criamos uma força-tarefa multidisciplinar envolvendo virologistas, bioquímicos, médicos, farmacologistas, biologistas estruturais e cientistas da computação para descobrir formas de combater essa doença. Dada a urgência do desenvolvimento de tratamentos e necessidade de conhecer os detalhes moleculares do vírus, a utilização de simulações computacionais e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina são cruciais para acelerar o processo de descoberta. Neste sentido, a parceria com a Oracle trará ferramentas que podem acelerar nossa pesquisa".
Para a Oracle, a tecnologia é um dos caminhos para as descobertas na saúde. "A inovação é fundamental para colaborar com a sociedade, ajudando tanto na identificação de casos, como na agilidade do tratamento. Vemos que a tecnologia vai além das soluções, pois ela prioriza o fator humano e, mais do que nunca, essa deve ser a premissa de qualquer descoberta", disse João Pacheco, vice-presidente de Setor Público da Oracle Brasil.
Sobre a Oracle
A Cloud Oracle oferece um conjunto completo de aplicativos integrados para vendas, serviços, marketing, recursos humanos, finanças, cadeia de suprimentos e indústria, além de dispor de infraestrutura altamente automatizada e segura de Geração 2, com o Banco de Dados Autônomo da Oracle. Para mais informações sobre a Oracle (NYSE: ORCL), visite-nos em http://www.oracle.com/br.
Marcas registradas
Oracle e Java são marcas registradas da Oracle e/ou de seus afiliados. Outros nomes são de propriedade de seus respectivos donos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>