Logo
Imprimir esta página

A participação da mulher no mercado de TI

Por Paula Lopes

Estudo divulgado em 2019 pela Softex, com apoio da Secretaria de Empreendedorismo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), mostra que houve queda na participação das mulheres no setor de TI no Brasil: 24% para 20% entre 2007 e 2017. Segundo ainda a pesquisa, o número de mulheres trabalhando na área quase dobrou na área nesse período, quando subiu de 21.253 para 40.492. Entretanto, a quantidade de homens no segmento cresceu 144%, de 67.106 para 163.685, o que explica a redução da participação feminina em TI.

De acordo com esses dados e a questão da diversidade sendo cada vez mais atrelada à lucratividade das empresas, como incentivar a participação feminina no mercado de TI?

No começo do século 20, mesmo com a inserção da mulher no mercado de trabalho formal, algumas áreas sempre foram consideradas mais masculinas, e outras mais femininas. Quando surgiu, a computação era pensada como algoritmo -- um tema mais voltado para a matemática, área que sempre foi considerada mais masculina. Hoje, a computação é muito mais tecnologia, muito mais transformação digital. Apesar de ainda ser uma área dominada pelos homens, mais e mais mulheres se interessam por carreiras em TI.

Na minha opinião, a maior dificuldade para a mulher no mercado de TI é a necessidade imediata de provar sua competência, diferentemente do homem, que já chega com essa credencial. Contudo, não podemos perder a vontade de conquistar nosso espaço. A mulher que é segura e decidida, que sabe o que quer, conseguirá ultrapassar qualquer barreira para conseguir atingir seus objetivos, independentemente do mercado ou segmento.

As dificuldades estão em toda parte. É preciso, sim, capacitar-se, manter o respeito e conquistar a confiança. O reconhecimento vem com o trabalho. Em comparação ao início do século, hoje temos muito mais condições de ingressar nas áreas de nosso interesse. Muito mais do que encontrar barreiras, é necessário encontrar dentro de nós (e entre nós) forças para superá-las. A presença das mulheres no mercado de tecnologia é um caminho sem volta. Estamos numa transformação avassaladora, que abrirá muitas oportunidades e despertará o interesse de excelentes profissionais.

Em mais de 20 anos de experiência na área de TI, posso dizer que é um mercado muito promissor. É fantástico conviver nesse mundo de tecnologia e saber como processos são criados e transformados dentro de um software.

Seja curiosa e nunca deixe de buscar seu próprio caminho.

Paula Lopes é diretora da regional Sul da Service IT, integradora de soluções e serviços de TI especializada em outsourcing e consultoria.

Sobre a Service IT

Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing e consultoria. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, com estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes. Representa, como parte de seu portfólio de soluções de infraestrutura: AWS, Dell EMC, IBM, Oracle, Microsoft, Red Hat, ServiceNow, Veeam, Veritas e VMware. Oferece as soluções de segurança Palo Alto, PhishX, Sophos, SonicWall, Symantec e Trend Micro, e atua como um parceiro estratégico em cada um desses fabricantes. Mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação e investe na certificação e capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto