UC em nuvem se populariza com foco no incremento da colaboração
Adoção deste tipo de sistema exige que as empresas invistam em gadgets adequados de comunicação
Soluções de comunicação unificada (UC) ganham cada vez mais espaço nas empresas. Somente no último ano, de acordo com o último relatório da Global Market Insights, o mercado de colaboração movimentou mais de US$ 30 bilhões - estima-se que este setor cresça aproximadamente 8% entre 2020 e 2026, impulsionado, sobretudo, pelas possibilidades proporcionadas pela tecnologia cloud. “A nuvem abriu novas oportunidades, reduzindo os custos da implantação física e manutenção”, afirma Carlos de Souza, country manager da Jabra, multinacional dinamarquesa líder mundial em soluções de áudio.
Hoje, recursos de voz, áudio, videoconferência, troca de mensagens, telefonia, e e-mail podem ser concentrados em uma única plataforma, baseada em nuvem, que pode ser acessada de qualquer lugar, em múltiplos dispositivos. Esta é a proposta do conceito Unified Communications and Collaboration as a Service (UCaaS), uma evolução das ferramentas tradicionais de UC.
A adoção deste modelo visa integrar e, principalmente, possibilitar uma maior colaboração entre times remotos, transformando o comportamento e a cultura do ambiente de trabalho. Escalável e flexível, esta tecnologia pode ainda ser adaptada com facilidade às necessidades específicas de cada empresa e traz ganhos expressivos no incremento da gestão da comunicação interna e no aumento da segurança da informação, além de facilitar os processos de arquivamentos e backups, tão importantes para as corporações. Outra vantagem em comparação com as ferramentas de UC tradicionais é a maior compatibilidade com outros softwares disponíveis na nuvem. “Sem contar que este tipo de solução traz muito mais mobilidade, facilidade e organização a qualquer empresa”, complementa Souza.
No entanto, o executivo alerta que a adoção de sistemas de UCaaS exige que as empresas invistam em dispositivos adequados de comunicação. “Mais do que nunca, os gadgets de áudio e vídeo precisam ser versáteis, pois agora precisam trabalhar com vários dispositivos - de smartphones a laptops e tablets - em vez de apenas serem otimizados para uma plataforma UC específica. Sem equipamentos de qualidade dificilmente a experiência do usuário será satisfatória e os resultados tendem a não ser os esperados”.
Desenvolvendo soluções
Atenta a esta demanda, a Jabra tem como prioridade o investimento em pesquisa. Com tecnologia de ponta e uma equipe de engenheiros altamente qualificados, oferece ao mercado soluções de áudio e vídeo homologadas para o uso integrado com as plataformas UC disponibilizadas por empresas como Microsoft, Skype, Cisco, entre outras. Seus headsets se adequam as mais diversas necessidades: todos eles são compatíveis com Softphone, Android, dispositivos Apple, smartphones e tablets.
A empresa foi pioneira ao lançar o primeiro headset intra-auricular true wireless do mundo certificado para UC, o Evolve 65t, que pode ser conectado aos assistentes de voz Amazon Alexa, Siri® ou Google Assistant™; desenvolveu também o primeiro gadget de áudio certificado para Microsoft Teams, o Jabra Evolve 75, além de inúmeras outras soluções voltadas para as necessidades das plataformas de Comunicação Unificada.
Jabra no Brasil e SigmaOne – Parte do GN Group, a Jabra é referência na criação de soluções de áudio e video no mundo. Há oito anos no Brasil, a marca se destaca pela inovação, qualidade e uma linha completa de produtos direcionados ao mundo corporativo. Com aproximadamente 2,3 mil clientes apenas no Brasil, a Jabra contabiliza o índice de taxa de conversão em venda de 80% quando os clientes vivenciam os produtos e conta com uma equipe de 180 engenheiros que trabalham continuamente para o desenvolvimento de seus produtos. Esse é o mundo Jabra, distribuído pela SigmaOne por meio de sua sede em Curitiba, unidade de negócio em São Paulo e revendedores em todo o Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>