Logo
Imprimir esta página

5 passos para começar a produzir conteúdo para o YouTube

Entrar para o YouTube pode ser uma grande oportunidade pessoal e profissional. Descubra 5 passos para começar a produzir conteúdo para o YouTube, desde a pré até a pós produção.

Seja pela possibilidade de crescimento financeiro ou pelo desejo de compartilhar experiências com outras pessoas, muita gente tem se interessado pela produção de conteúdo no YouTube, uma das principais plataformas de vídeo do mundo. Entretanto, a dúvida frequente de quem está pensando em entrar nesse mundo é: por onde começar? Conheça a seguir 5 passos para produzir conteúdo para o YouTube, que vão desde escolher um editor de vídeo de qualidade, até pensar no engajamento da comunidade.

Tenha um bom programa editor de vídeo

Com o alto nível de profissionalização dos produtores de conteúdo, a exigência dos usuários pela qualidade do vídeo também aumentou. Porém, essa qualidade não tem tanta relação com a câmera, mas sim com os cortes feitos ao editar um vídeo, recurso capaz de dar mais dinâmica à qualquer produção. Uma boa sugestão é o editor de vídeo Filmora9.

O Filmora9 é um editor de vídeo simples de usar, o que permite que mesmo aqueles que não tenham experiência prévia com editor de vídeo aprendam rapidamente. Muitas ferramentas presentes no software permitem editar um vídeo com facilidade, especialmente por contar com efeitos profissionais no pacote. Além disso, todo o programa editor é traduzido para o português e no canal oficial da marca há vídeos tutoriais completos.

Esse editor de vídeo conta com uma versão gratuita, para que os YouTubers façam testes e descubram se vale a pena fazer um investimento para ter mais qualidade ao editar um vídeo. Se você optar pela versão paga do editor de vídeo, utilize o cupom Filmora9 “LBR10” para ganhar 10% de desconto. Ótima forma de começar sua jornada na edição, não é mesmo?

Treine para falar em público

Tão importante quanto saber editar um vídeo é falar bem em público. Muitas pessoas travam quando sabem que a câmera está gravando, mesmo aqueles que fazem vídeos estilo gameplay sozinhos. Por isso, treine para ter uma boa fala, tanto no quesito clareza de pronúncia, quanto para perder a timidez. Afinal, uma má comunicação é algo que nem um editor de vídeo consegue corrigir.

Existem vários cursos disponíveis para aprender a ter melhor oratória. Você também pode treinar fala ao “fingir” que está gravando vídeos, seja na frente do espelho ou enquanto realiza alguma atividade que você pretende compartilhar no YouTube (como jogar um game ou fazer uma maquiagem). Vale gravar e editar um vídeo somente para analisar em que pontos ainda é possível melhorar.

Aprenda como entreter as pessoas

Em maio de 2019, o YouTube anunciou que chegou ao número de 2 bilhões de usuários mensais, um marco para a empresa que foi pioneira ao oferecer uma plataforma em que um editor de vídeo pode compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Mas com tanta gente acessando o site e produzindo vídeos diariamente, como entreter o público?

Quando estamos em um vídeo, estamos nos comunicando de forma unilateral, onde só o espectador recebe a informação – é como se você estivesse falando sozinho. É por isso que é tão importante entreter o público, ou seja, comunicar de forma atrativa, seja ao falar sobre algo que você gosta muito ou ao criar uma dinâmica interessante paraeditar um vídeo.

O segredo para entreter as pessoas é sempre ter em mente como você gostaria que seu público se sentisse ao assistir aquele vídeo. É como se o pensamento do editor do vídeo já estive presente na fase de produção.Essa atitude pode fazer bastante diferença, uma vez que permite que você se coloque no lugar do consumidor.

Se comprometa com o conteúdo

Você já deve ter ouvido de algum YouTuber bem estabelecido que preferiu não subir um vídeo porque ao editar, percebeu que a qualidade do conteúdo não estava no padrão desejado. Isso mostra que a pessoa é comprometida com o que pretende colocar no ar e é uma estratégia que deve ser repetida por aqueles que querem ter sucesso.

É muito importante que você se comprometa com o conteúdo que está produzindo, desde as etapas de pesquisa, roteiro, passando pelo editor de vídeo, até estar atento para o feedback do público. E atenção: muito cuidado para respeitar as leis de direitos autorais presentes no YouTube, assim como não plagiar conteúdo de outros canais ao editar o conteúdo.

Crie e alimente sua comunidade

Pode ser que demore algum tempo, mas se você se esforçar na produção do conteúdo, editar um vídeo de forma interessante e ser constante nas publicações, em breve você terá uma comunidade fiel, que acessa e engaja com os seus vídeos. É muito importante fortalecer essa conexão com o público e incentivá-los a participar cada vez mais.

O próprio YouTube já oferece recursos que favorecem essa interação, como as Lives e o espaço comunidade, em que o editor de vídeo pode criar enquetes e receber respostas dos espectadores, fortalecendo a relação.

Lucros com os vídeos

Um dos principais motivos para o interesse das pessoas no YouTube é a possibilidade de ter lucros ao produzir e editar conteúdo. A plataforma movimenta bilhões de dólares todo o ano e grandes canais tem altos níveis de faturamento. Entretanto, saiba que até chegar nesse nível é necessário se esforçar e trabalhar com afinco.

Dedique tempo para aprender como editar um vídeo, saber das regras da plataforma, os requisitos para solicitar rendimentos, enfim, tudo que envolve este universo. Por mais que exista outras formas de ganhar dinheiro com vídeo, o YouTube parece ter um lugar cativo no coração dos espectadores, o que o mantém sempre atrativo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto