Logo
Imprimir esta página

Technology Vision 2020 - Estudo da Accenture mostra que confiança e foco em pessoas devem ser prioridade diante do choque tecnológico

Accenture mapeia, por meio do Technology Vision 2020, como o choque tecnológico pode afetar o ambiente de negócios: 85% dos executivos no mundo acreditam que as organizações devem enxergar seus clientes como parceiros

Para serem competitivas e bem-sucedidas em um mundo dominado pelo digital, as empresas precisam de um novo foco para equilibrar a ideia de "valor" financeiro com "valores" de princípios. A edição de 2020 do estudo Technology Vision da Accenture aponta o realinhamento do desejo pela criação de valor comercial nas grandes companhias com os valores e expectativas de seus clientes e colaboradores. Esta é a vigésima edição do estudo anual da Accenture (NYSE:ACN), que prevê as principais tendências tecnológicas que redefinirão o ambiente global de negócios nos próximos três anos.

Segundo o estudo deste ano, intitulado Nós, os pós-digitais: s ua empresa consegue sobreviver ao choque tecnológico? , ainda que a tecnologia esteja mais incorporada que nunca nas vidas das pessoas, os esforços das organizações para atender a essas necessidades e expectativas podem ficar aquém. À medida que as empresas entram na década de cumprir suas promessas ꟷ e em um mundo de onipresença da tecnologia digital, uma nova mentalidade e abordagem se mostram necessárias.

Embora alguns se refiram ao cenário atual como "tech-lash", ou seja, de reação contrária à tecnologia, esse termo falha em reconhecer a dimensão em que a sociedade já usa e se beneficia da tecnologia. Mais apropriada é a análise do choque tecnológico (em inglês, 'tech-clash'), entendido como as incongruências entre modelos de negócios e de tecnologia que não estão alinhados às necessidades e expectativas das pessoas.

Dos mais de 6 mil executivos de negócios e de TI entrevistados no mundo todo para o estudo Technology Vision, 83% reconhecem que a tecnologia se tornou parte indissociável da experiência humana. Como parte da pesquisa deste ano, a Accenture também entrevistou 2 mil consumidores - 70% dos quais esperam que sua relação com a tecnologia se torne consideravelmente mais significativa ao longo dos próximos três anos.

"Deslumbradas com as promessas da tecnologia, muitas empresas criaram produtos e serviços digitais por criar, simplesmente porque podiam, sem considerar integralmente o impacto humano, organizacional e social," explica Paul Daugherty, Chief Technology&Innovation Officer da Accenture. "Hoje, estamos testemunhando um choque tecnológico provocado pela tensão entre as expectativas dos consumidores, o potencial da tecnologia e as ambições de negócios - que hoje se encontram num ponto crucial de inflexão das lideranças. Precisamos mudar nossa mentalidade do 'porque posso' para ‘porque confio' - reavaliando nossos modelos de negócios e de tecnologia, criando assim uma nova base para concorrência e crescimento".

De acordo com o estudo, manter os modelos de negócios vigentes pode incomodar consumidores e desengajar colaboradores, além de limitar permanentemente o potencial de inovação e crescimento. Mas é um desafio que ainda pode ser vencido: o Technology Vision identifica cinco tendências principais que as empresas devem considerar pelos próximos três anos para reduzir o efeito do choque tecnológico e obter novas formas de valor de negócios, impulsionadas, em parte, pelo fortalecimento e restabelecimento de confiança com os stakeholders:

• O "eu" na experiência (The I in Experience, no original). As empresas terão que desenhar experiências personalizadas que amplificam os atos e escolhas do indivíduo. Neste caso, os públicos passivos passam a participantes ativos por meio da transformação das experiências de mão única - que podem levar as pessoas a se sentirem fora do controle e deixadas à margem - em colaborações genuínas. Cinco em cada seis (85%) executivos de negócios e de TI entrevistados acreditam que, para competir com sucesso na nova década, as organizações precisam começar a enxergar seus clientes como parceiros.

• A inteligência artificial e eu (AI and Me, no original). A inteligência artificial (IA) deve contribuir de forma a complementar performance das atividades de trabalho, em vez de ser apenas um respaldo para automação. À medida que os recursos de IA crescem, as empresas precisam repensar o trabalho a fim de tornar a IA uma parte generativa do processo tendo a confiança e a transparência como questões centrais. Atualmente, apenas 37% das organizações apostam no design inclusivo ou nos princípios de design centrado nas pessoas para melhorar a colaboração entre pessoas e máquinas.

• O dilema das coisas inteligentes (The Dilemma of Smart Things, no original). Suposições sobre propriedade de um produto são colocadas em xeque em um mundo que chega a um estado do "beta para sempre". Conforme as empresas buscam introduzir uma nova geração de produtos impulsionada pelas experiências digitais, lidar com essa nova realidade será cada vez mais fundamental para o sucesso. Ao todo, 74% dos executivos afirmam que produtos e serviços conectados em suas empresas passarão por atualizações significativas ao longo dos próximos três anos.

• Robôs à solta (Robots in the Wild, no original). A robótica não está mais confinada a galpões ou ao chão de fábrica. Com o 5G a ponto de provocar uma aceleração no ritmo de crescimento desta tendência, todas as empresas precisarão repensar seu futuro pelas lentes da robótica. Os executivos têm visões divergentes sobre como os funcionários devem lidar com a robótica: 45% dizem que seus funcionários devem encarar o trabalho com robôs como desafio, enquanto 55% acreditam que seus funcionários descobrirão facilmente como trabalhar com eles.

• DNA da inovação (Innovation DNA, no original). As organizações hoje têm acesso a uma quantidade inédita de tecnologias disruptivas, como registros distribuídos, IA, realidade estendida e computação quântica. Para gerir tudo isso - e evoluir na velocidade que o mercado demanda - as empresas terão que estabelecer seu próprio DNA da inovação. Três quartos (76%) dos entrevistados acreditam que os riscos para a inovação nunca foram tão altos; portanto, a assertividade do processo depende de inovar de novas maneiras com parceiros no mesmo ecossistema e com terceiros.

Os disruptores já estão tomando medidas para lidar com a lacuna entre as expectativas das pessoas e os padrões do mercado hoje. A startup Inrupt , por exemplo, está trabalhando em uma arquitetura de vinculação de dados chamada Solid, projetada para dar às pessoas mais controle sobre suas informações pessoais, permitindo que armazenem e usem seus dados na web por meio de "pods". Dessa forma, as pessoas podem decidir onde seus pods estão hospedados e determinar quais empresas ou máquinas podem acessá-los - revogando ou excluindo suas informações a qualquer momento. Esse modelo catalisa a visão original do cofundador da Inrupt, Tim Berners-Lee, de criação de uma rede de oportunidades para todos. Este é o tipo de abordagem centrada no ser humano que define a mentalidade das empresas que liderarão o mercado no futuro.

Há 20 anos, a Accenture analisa sistematicamente o panorama empresarial em busca de tendências emergentes em tecnologia com grande potencial de revolucionar empresas e setores. Para mais informações sobre o estudo deste ano, acesse www.accenture.com/technologyvision ou siga-nos no Twitter com #TechVision2020.

Sobre a Metodologia

Para o Technology Vision de 2020, o processo de pesquisa incluiu a coleta de informações de seu Conselho Consultivo Externo, um grupo formado por mais de 20 pessoas com vasta experiência nos setores público e privado, acadêmicos, empresas de capital de risco e empreendedores. A equipe de Technology Vision ainda conduz entrevistas com pesquisadores e especialistas do setor de tecnologia, bem como com aproximadamente 100 líderes de negócios da Accenture. Paralelamente, a Accenture Research conduziu uma pesquisa global online com 6.074 executivos de negócios e de TI a fim de coletar impressões sobre a adoção de tecnologias emergentes. O estudo ajudou a identificar as principais questões e prioridades para a adoção tecnológica e investimentos em tecnologia. O grupo entrevistado é formado por executivos C-level e diretores de empresas em 25 países e 21 setores, cuja maioria reporta faturamento anual acima dos 5 bilhões de dólares. Neste ano, o estudo também inclui um levantamento da Accenture com 2.000 consumidores na China, EUA, Índia e Reino Unido.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40 indústrias e todas as funções corporativas - e fortalecida pela maior rede de prestação de serviços no mundo - a Accenture trabalha na interseção de negócio e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor sustentável para seus stakeholders. Com 505 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha. Visite https://www.accenture.com.

Todos os Direitos Reservados. Accenture e o logo da Accenture são marcas registradas da Accenture.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto