Logo
Imprimir esta página

Setor 5G Sem Fio Reconhece Benefícios e Desafios de Ser Cloud Native

Relatório da 5G Americas destaca oportunidades e desafios para a transformação digital com a adoção de princípios Cloud-Native

Cloud Native é um conceito de design para o desenvolvimento e execução de aplicativos hospedados em nuvens públicas e privadas e permite aproveitar dos benefícios da computação em nuvem. Hoje, a 5G anunciou a publicação do relatório 5G e a Nuvem para destacar as vantagens e os desafios de ser Cloud-Native.

O relatório apresenta esses conceitos Cloud-Native, explica como a filosofia deve mudar as redes 5G, identifica os desafios de ser Cloud-Native e apresenta algumas soluções na forma de arquiteturas de referência desenvolvidas por organizações normativas, e inclui recomendações para operadoras de rede adotando essa filosofia.

Os conceitos Cloud-Native apresentam vantagens importantes que podem acelerar o desenvolvimento e aprimoramento dos recursos e capacidades de redes sem fio. Essas vantagens incluem várias técnicas modernas que já são usadas na Computação em Nuvem, como a Containerization, Micro-Serviços, Separação do Plano de Controle-Usuário, Serviço Mesh, Integração e Entrega Contínuas e DevOps, ou desenvolvimento e operação de aplicativos.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse “Os desenvolvedores estão usando a integração automatizada e contínua para testar novos códigos e conceitos e colocá-los em prática. Com o conceito Cloud Native, as companhias e o setor de telecomunicações poderão acelerar a implementação de novas ideias e fortalecer sua capacidade de inovar”.

O relatório 5G e a Nuvem apresenta:

A definição de Cloud-Native para o setor sem fio
A Virtualização de Funções de Rede baseada em ETSI e as funções de rede Cloud Native dentro do ambiente 5G
Considerações para a implementação e migração da Rede Core 5G
Os principais desafios e oportunidades do ser Cloud Native

Além de analisar o caminho para chegar a um core 5G Cloud Native, o relatório também identifica o rico ecossistema de apoio que viabilizou o conceito Cloud Native e a construção e execução de aplicativos que conseguem aproveitar de todas as vantagens do modelo de computação em nuvem. Esse modelo inclui arquiteturas para serviços, infraestrutura como código, automação, caminhos para integração/entrega contínua, ferramentas de monitoramento e muito mais.

O relatório 5G e a Nuvem também identifica as necessidades da tecnologia 5G e como elas podem ser atendidas pelo modelo Cloud-Native, apresentando estratégias de migração, boas práticas e caminhos para sua implementação.

Sam Samuel, da Cisco, e um dos líderes da equipe que desenvolveu o relatório, explicou que: “As operadoras devem construir suas redes core 5G em um stack Cloud-Native que seja devidamente configurado e controlado, por esse motivo é importante quebrar a migração para cloud-native em fases. É um trabalho importante, já que o conceito cloud-native pode exigir uma nova arquitetura e reconfiguração das funções de rede”.

Milind Gunjan, da Sprint, e também líder do projeto disse: “Com as tecnologias cloud-native, as organizações podem implementar e ampliar as funções de rede muito mais rapidamente, criando novos serviços e fontes de receita. É uma grande satisfação ver o setor focado na construção de uma plataforma cloud-native comum e aberta, além de criar ferramentas que podem ser adotadas com facilidade. Ao mesmo tempo, como qualquer novo conceito tecnológico, precisamos de tempo para a arquitetura da função de rede e o ecossistema cloud-native evoluírem”.

O relatório está disponível gratuitamente no site da 5G Americas. Um post no blog por Chris Pearson e slides de apresentação também estão disponíveis no site da 5G Americas.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm, Samsung, Shaw Communications, Sprint, T-Mobile US, Inc, Telefónica e WOM.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto