Logo
Imprimir esta página

Relatório WEMO 2019: metas climáticas em risco à medida que a demanda global por energia aumenta

Tensões geopolíticas e questões de energia estão inter-relacionadas, China e Índia seguem como grandes consumidores de energia e emissores de CO2 e dependentes de carvão, porém as energias renováveis seguem crescendo

A Capgemini publica a 21ª edição de seu estudo anual sobre o mercado de energia, o relatório World Energy Markets Observatory (WEMO), criado em parceria com De Pardieu Brocas Maffei e Vaasa ETT. As conclusões apontam que a demanda global por energia e as emissões de gases de efeito estufa (em inglês Green House Gases ou GHG) aumentaram em 2018, ameaçando o progresso em direção às metas de combate às mudanças climáticas.

Apesar do crescimento contínuo e da queda dos custos de fontes renováveis ​​de energia, carvão, petróleo e gás continuam sendo o eixo principal do crescente consumo de energia. A transição energética também está ameaçada por tensões geopolíticas e comerciais e pelo declínio do nível de investimento em energia limpa. O momento é crítico, sem medidas mais ousadas que vão além das políticas de transição energética existentes, o mundo provavelmente falhará em cumprir os objetivos do acordo de Paris.

Os principais pontos da edição de 2019 do relatório WEMO incluem:

1-Gases de efeito estufa em ascensão – metas de combate às mudanças climáticas ameaçadas

Os esforços para reduzir as emissões de GHG (gases de efeito estufa) estagnaram em 2018, com crescimento de 2% em comparação com um aumento de 1,6% em 2017 e nenhum crescimento na Europa entre 2014-16. As emissões de GHG aumentaram na China em 2,3%, nos EUA em 3,4% e na Índia em 6,4%. Esses aumentos foram impulsionados pelo crescente consumo de energia, que cresceu globalmente em 2,3% em 2018, quase o dobro da taxa média anual de crescimento desde 2010. Quase 75% desse crescimento foi impulsionado pelo consumo de petróleo, gás e carvão, a maior participação desde 2013. No mundo, houve um aumento de 4% no consumo de carvão, com um crescimento significativo na geração de energia termelétrica à base de carvão.

2-As energias renováveis ​​continuam sendo o segmento que mais cresce, com a tecnologia permitindo custos mais baixos

Paralelamente, as energias renováveis ​​mantiveram seu status como a fonte de energia que mais cresce no mundo, em 14,5% em 2018. As fontes de energia renováveis ​​continuam a ficar mais baratas, com o custo da eletricidade da energia solar fotovoltaica e eólica onshore diminuindo em 13% e o da energia eólica offshore em 1%.

No entanto, o investimento em energia limpa está em declínio. No primeiro semestre de 2019, totalizou US$ 217,6 bilhões, 14% abaixo do mesmo período de 2018. Os investimentos caíram mais acentuadamente na China, com uma queda de 39% e mais moderadamente nos Estados Unidos (6%) e na Europa (4%). Por outro lado, na Índia, aumentou em 10%, para US$ 5,9 bilhões.

3-Até 2040, mudanças significativas serão implementadas a partir de combinações digitais e tecnológicas

Os custos de energia renovável continuarão a diminuir, mas os baixos custos (aceitação), a intermitência e a distribuição impedem, no momento, que essas tecnologias sejam definitivamente mais competitivas do que a maioria das fontes de geração de eletricidade programadas.

Não se espera que nenhuma inovação técnica relacionada à energia seja industrializada no horizonte até 2040. No entanto, a melhoria das tecnologias existentes continuará possibilitando um custo mais baixo de fontes renováveis, baterias elétricas, veículos elétricos e pequenos reatores nucleares modulares. Além disso, o hidrogênio para armazenamento e mobilidade, bem como a supercondutividade, devem estar no estágio industrial, aponta o relatório. Fazendas de energias renováveis ​​híbridas também terão se expandido.

De acordo com Colette Lewiner, consultora sênior de Energia e Utilities da Capgemini: “A participação variável na geração de energias renováveis ​​deve aumentar como resultado de “alavancagens” digitais, como sensores, objetos conectados, coleta de dados, Inteligência Artificial, redes inteligentes implementadas em escala e resposta à demanda, previsões aprimoradas e eficiência das operações”.

Philippe Vié, Head global para os setores de Energia e Utilities da Capgemini, acrescenta: “Com a combinação de tecnologias digitais e setoriais, as fronteiras entre os players estão se esvaindo e novos atores entram no setor todos os meses, o que leva os operadores tradicionais a se reinventar e propor novas modelos de negócios através de ecossistemas”.

4-A Europa lidera a marcha para o baixo carbono

Comparativamente, a Europa está provando ser, até o momento, a região de maior sucesso no combate às mudanças climáticas e na implementação da transição energética. O crescimento da demanda por energia foi notavelmente menor que o resto do mundo, crescendo apenas 0,2% em 2018 em comparação com o nível global de 2,3%. A Alemanha lidera o caminho, tendo visto uma redução de 2,2% em sua demanda.

A Europa está no caminho de cumprir dois dos três principais objetivos climáticos estabelecidos pela UE para 2020: efetuar uma redução de 20% nas emissões de GHG em comparação com 1990 e garantir que as energias renováveis ​​representem pelo menos 20% do consumo de energia. Os governos nacionais confirmaram recentemente planos de redução de carbono, inclusive na França, para interromper a geração de energia a carvão até 2022 e gerar 50% de eletricidade a partir de energia nuclear até 2035; e na Alemanha, para desligar todas as usinas de carvão – que representaram 37% de sua geração de eletricidade no ano passado – até 2038. Mas o desafio para 2030 e além continua sendo difícil de enfrentar.

5-Tensões geopolíticas e preocupações com a energia estão cada vez mais inter-relacionadas

Tanto os Estados Unidos quanto a China alavancaram seu crescente domínio do mercado de energia em sua vantagem geopolítica. Para os Estados Unidos, o crescimento da produção de xisto permitiu superar a dependência do Oriente Médio: e espera-se que até 2025 seja responsável por mais da metade do crescimento global da produção de petróleo e gás (75% e 40%, respectivamente). Essa independência emergente do petróleo permitiu a repressão do governo aos países da OPEP, como Irã e Venezuela.

6-China e Índia, gigantes consumidores e emissores de CO2, experimentam posições muito diferentes nos mercados de energia

A China consolidou seu status de liderança como um mercado gigante maduro, no qual a energia é fornecida a todos os habitantes, com o desenvolvimento de usinas a carvão, que responde por 70% de participação no mercado mundial e capacidade instalada de baterias (61%). A China lidera o fornecimento da maioria das tecnologias relacionadas – como combustíveis fósseis, fontes renováveis ​​e armazenamento: 7 dos 10 maiores fornecedores mundiais de equipamentos são chineses. Enquanto seus painéis solares de baixo custo estão se disseminando, o relatório destaca que futuramente a China também poderá liderar em tecnologia nuclear, com 2 EPRs[1] já conectados com sucesso à rede. A China também é responsável por fornecer 95% da demanda global por metais de terras raras usados ​​em aplicações de alta tecnologia.

Na Índia, a questão está mais focada no fornecimento de eletricidade para todos (programa “Energia 24/7 para todos”).

Ambos os países permanecerão altamente dependentes de usinas a carvão por pelo menos duas décadas para atender à crescente demanda doméstica de energia e continuarão sendo grandes emissores de CO2.

É preciso fazer mais para cumprir as metas climáticas

O relatório constatou que, dadas as tendências atuais de consumo, as metas de combate às mudanças climáticas existentes parecem irrealistas. No entanto, para criar um impacto significativo, os governos precisam ir além das medidas de transição energética que já possuem. O relatório recomenda:

• Elevar os preços do carbono a um nível que irá impulsionar o investimento sem carbono;

• Incrementar o uso e a dependência de energia renovável;

• Crescer infraestruturas de recarga de veículos elétricos;

• Aumentar o financiamento para P&D de captura, uso e armazenamento de carbono;

• Promoção de tecnologias limpas de combustão de carvão em usinas de energia;

• Dedicar 100% dos recursos provenientes de impostos ambientais a projetos de transição energética (do nível atual ou inferior a 50%);

• Preparando o caminho para a construção de reformas para torná-las mais eficientes em termos energéticos;

• Confiar em empresas de serviços públicos e instituições financeiras para participar do esforço;

• Iniciar programas para obter mudanças comportamentais de qualquer indivíduo.

“Os números do relatório são um alerta para o mundo”, disse Philippe Vié. “Com a demanda global de energia aumentando e sendo atendida principalmente pelo consumo de combustíveis fósseis, os objetivos do acordo de Paris estão parecendo mais distantes do que nunca. É notável que estamos vendo essas tendências perturbadoras, mesmo quando as fontes de energia renováveis ​​se tornam mais prevalentes e acessíveis. Precisamos de medidas e políticas mais ousadas de curto prazo para reduzir as emissões e evitar desvios adicionais do acordo de Paris, começando com o compromisso de que todo dólar arrecadado em impostos ambientais será destinado a projetos de transição energética”.

O World Energy Markets Observatory é uma publicação anual da Capgemini que monitora os principais indicadores dos mercados de eletricidade e gás na América do Norte, Europa, Austrália e Sudeste da Ásia, incluindo pela primeira vez este ano China e Índia, e informa sobre desenvolvimentos e transformações nesses setores. A 21ª edição, elaborada principalmente a partir de dados públicos combinada com a experiência da Capgemini no setor de energia, refere-se a dados de 2018 e inverno de 2018/2019. A equipe de pesquisa da De Pardieu Brocas Maffei e da VaasaETT fornece expertise especial em regulamentação e comportamento do cliente.

Para mais informações e para baixar uma cópia completa do relatório, acesse: www.capgemini.com/wemo

Sobre a Capgemini

Um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação. A Capgemini tem a convicção de que o valor da tecnologia para os negócios vem das pessoas e por meio delas. Somos uma empresa multicultural de 200 mil profissionais, distribuídos em mais de 40 países. Em 2018, o Grupo Capgemini reportou uma receita global de 13,2 bilhões de euros.

Visite-nos em https://www.capgemini.com/br-pt/. People matter, results count.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto