Logo
Imprimir esta página

Como o IT Mirror e o Customer Magic Quadrant podem aprimorar a gestão de e-commerces, varejo e indústrias

Por Mariano Gomide de Faria, Fundador e co-CEO da VTEX

Ampliar as vendas e cortar os custos sem baixar a qualidade de produtos ou serviços é, sem dúvida, a busca constante de qualquer operação de e-commerce, varejo e indústria. Especificamente nas empresas que estão em contínua transformação digital, alguns dos maiores desafios se concentram em expandir o diálogo entre as áreas de negócios e de tecnologia, e descobrir como agradar o cliente de modo que seu retorno seja recorrente.

Na minha visão, a reestruturação das áreas de negócios e TI e a avaliação minuciosa de compras orgânicas, proporcionadas pela aplicação das teorias do IT Mirror e pela análise do Customer Magic Quadrant, são fundamentais para superar esses obstáculos.

Do lado “interno” das companhias, proponho uma nova forma de pensar. Nela, a área de TI é eliminada do organograma e, ao lado de cada management de negócio, há um par programador ou técnico. Ou seja, os vice-presidentes teriam seu par de tecnologia que espelharia todas as suas funções e deveria também atingir todas as suas metas (com direito à mesma remuneração e bônus). Seguindo essa linha, o CEO segue ao lado do CEO IT Mirror, Diretor de Operações IT Mirror, Diretor de Vendas IT Mirror, e assim sucessivamente, para que cada área cuide de sua unidade de serviço de forma completa, decidindo o que, para ela, é melhor em termos de soluções tecnológicas. Com o IT Mirror, as empresas ganham velocidade e eficiência, e o profissional técnico passa a entender do negócio como um todo, além de conhecer as especificidades da gestão focada em resultados e não mais em projetos, por exemplo.

Um dos ganhos é garantir que o Management e o Management IT Mirror não apenas atuem juntos, promovendo rapidez nas decisões e na escolha das melhores práticas para sua gestão em par, mas que esse movimento permita às empresas ganhar margem no bottom line, eliminar a tecnologia como área matricial, e competir neste novo mundo digital.

Do lado “externo” das companhias, aposto no Customer Magic Quadrant como sendo o pote de ouro da interação no e-commerce. Sabemos que o segredo do varejo online sustentável está na capacidade de aumentar dois KPIs: O DORO – Direct and Organic Recurrent Orders, ou Pedidos Recorrentes Diretos e Orgânicos, e o AOV – Average Order Value, ou Valor Médio de Pedidos. Se os números de DORO e AOV forem bons, significa que a empresa realmente é focada nos clientes.

Juntas, a média do DORO e a mediana do AOV formam um quadrante que desenha o que os clientes pensam sobre a empresa e de que maneira estão dispostos a consumir seus produtos e serviços, ou não. Se esses valores não forem essenciais para a companhia, indica que a operação está mais voltada para os produtos e receita de compras, algo que não tem se mostrado sustentável. Marcas que valorizam os clientes e buscam entender a opinião deles criam uma relação pura de fidelidade e prosperam no mercado digital.

Esses são os temas-chave que discutirei com diretores, VP’s, C-level e membros de conselho de administração de médias e grandes empresas durante o VTEX DAY 2019, na Management Training Session (dia 31/05, às 12h45, na Conference Area). Será uma sessão de imersão nos principais temas enfrentados pela gestão operacional de e-commerces entre R$ 50 milhões e R$ 3 bilhões.

Contando com a presença dos executivos Alvaro Ramirez, Business Director Chile na VTEX; Jorge Saraiva Neto, Diretor presidente e de Relações com Investidores na Saraiva; Nicolas Simone, CIO do Grupo Boticário; Paulo Correa, CEO da C&A; e Tiago Dowsley, Head de Digital do Grupo Soma, vamos apresentar os resultados produtivos esperados em operações omnichannel tendo como base os cases da C&A, Grupo Soma, Drogaria Pague Menos, Supermercados Dia e Grupo Boticário, que desenvolveu seu novo site com a plataforma VTEX IO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto