Logo
Imprimir esta página

Gartner destaca como o uso de histórias baseadas em dados pode melhorar a tomada de decisão das empresas

Analistas discutirão as tendências e desafios da área de Data & Analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo

O Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta executivos do setor de tecnologia sobre a importância de se usar historias baseadas em dados para melhorar o processo de tomada de decisões. Para o Gartner, companhias de todos os setores deveriam usar técnicas de storytelling para obter melhores resultados nos negócios.

Segundo James Richardson, Analista Sênior do Gartner Inc., quando a enfermeira britânica Florence Nightingale analisou as taxas de mortalidade da Guerra da Criméia, ela percebeu que a maioria dos soldados não havia morrido em combate, mas sim de doenças evitáveis ​​causadas por condições sanitárias precárias nos hospitais. Para convencer o Parlamento Britânico e a Rainha Vitória a investirem em melhores condições sanitárias, Nightingale criou um diagrama com as causas da mortalidade no exército. Ela usou uma história repleta de dados para argumentar, com sucesso, a necessidade de melhores condições sanitárias, o que permitiu salvar a vida de inúmeros soldados.

Para ele, este é um exemplo de caso que apresenta uma “história de dados”. A iniciativa contém informações sobre tempo, localização, volume, tendência, significância e proporção. Usa empatia, tem um enredo e um herói, e termina com uma pergunta e algumas opções. A narração de histórias de dados era importante no tempo de Nightingale - e isso é ainda mais importante no mundo atual de dados digitais abundantes.

“As formas pelas quais as organizações buscam insights analíticos para seus negócios estão evoluindo, sobretudo no uso crescente do chamado storytelling, com as histórias de dados”, afirma Richardson. "As equipes de Data & Analytics sempre criaram painéis e visualizações, mas muitos não estão familiarizados com a inclusão desses artefatos em uma narrativa". Segundo ele, o storytelling explora e explica como e por que os dados mudam ao longo do tempo, geralmente por meio de uma série de eventos vinculados (as imagens apresentadas na história). Embora a visualização seja quase sempre um elemento-chave nas histórias de dados, no entanto, ela é apenas uma parte de uma estratégia de três partes.

Storytelling = visualização + narrativa + contexto

Os usuários de plataformas de autoatendimento de Business Intelligence e Analytics agora têm acesso a uma variedade de recursos para ajudá-los a criar histórias de dados atraentes. Esses recursos oferecem uma ampla variedade de formulários para a visualização de dados, com gráficos para mapeamento geográfico e de análise aprimorada, incluindo mapas de calor e gráficos de velas.

É importante notar que não há uma visualização que funcione para todas as situações. Quem precisa formular histórias que utilizem dados e análises deve escolher uma visualização apropriada, pensada com base no tipo de dados que desejam apresentar e na audiência para a qual desejam apresentá-la. Organizados em um tempo ou sequência conceitual, essas visualizações podem ser moldadas em uma narrativa para ajudar a revelar descobertas, tendências ou padrões subjacentes.

“Uma história de dados é como qualquer outra, tendo um começo, um meio e um fim”, diz Richardson. “No entanto, o fim nunca deve ser um evento fixo, mas sim um conjunto de opções ou perguntas para acionar uma ação do público. Nunca se esqueça de que o objetivo da narrativa de dados é encorajar e energizar o pensamento crítico para as decisões de negócios”, afirma. Para ele, uma narrativa que simplesmente descreve os dados seria de uso limitado para os tomadores de decisão. É o contexto em torno dos dados que fornece valor à narrativa, e é isso que fará as pessoas ouvirem e se engajarem. Semelhante às visualizações, o contexto deve ser escolhido com base no público. “A equipe de vendas pode amar a história de um vendedor talentoso que arrebatou o contrato de um concorrente com um único conjunto de dados bem escolhido para o CEO do cliente em potencial enquanto estava no elevador. No entanto, isso não terá o mesmo apelo para a equipe financeira, que deseja ouvir sobre os resultados previsíveis de processos executados com eficiência e negociação de contrato”, diz.

Histórias de dados são sobre o envolvimento do público

O público-alvo da história de dados é fundamental para obter valor quando se trata de tomar uma decisão com base em suas descobertas. Eles precisam estar ativamente engajados, não receptores passivos de informação, cuja tarefa é explorar e questionar a narrativa.

“Todos os contadores de histórias trazem sua subjetividade para as narrativas. Todos têm seus vieses e, possivelmente, erros. Reconhecer e neutralizar esses preconceitos é uma parte vital do uso bem-sucedido de histórias de dados”, diz Richardson. “Ao debater uma história de dados de forma colaborativa e submetê-la ao pensamento crítico, as organizações podem obter níveis muito mais altos de envolvimento com dados e análises e impactar sua tomada de decisão muito mais do que com relatórios e painéis”.

Conferência Gartner Data & Analytics 2019

Os analistas do Gartner fornecerão pesquisas adicionais sobre as tendências de dados durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo. Interessados em participar do evento devem contatar o Gartner pelo e-mail , pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800 774 1440, ou pelo site https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil.

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto