Carnaval no Museu e retorno do Sarau e do Plataforma Conexões marcam o mês de fevereiro do Museu da Língua Portuguesa
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Alan de Faria
- SEGS.com.br - Categoria: Eventos
Instituição, que funcionará normalmente durante o Carnaval, também promove visitas especiais por suas exposições
No mês em que é celebrado o Carnaval, o Museu da Língua Portuguesa recebe o desfile de um bloco boliviano e prepara uma visita especial por sua exposição principal destacando as mulheres do samba. Em fevereiro ainda retornam à programação o Sarau no Museu e o Plataforma Conexões. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Como parte das atividades que fazem alusão ao Carnaval, o Museu vai realizar no dia 14 de fevereiro (sábado), às 10h, uma visita especial pela exposição principal intitulada Mulheres no Samba. Nela, o Núcleo Educativo vai abordar as contribuições das mulheres negras compositoras e intérpretes de um dos principais gêneros musicais do país. Entre elas, Clementina de Jesus e Aracy de Almeida.
Já no dia 21 (sábado), às 14h, no Saguão Central da Estação da Luz, a atração é a fraternidade Tinkus Bolívia Wayna Lisos, grupo do território da Luz, onde o Museu está localizado, que estuda a dança tradicional e folclórica da Bolívia. Esta manifestação, com os dançarinos usando trajes coloridos, ganha destaque em eventos como o Carnaval de Oruro, reconhecido pela Unesco como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
As duas atividades serão gratuitas. O Museu funcionará normalmente durante o Carnaval, estando fechado somente às segundas-feiras para manutenção, como geralmente ocorre.
Sarau e Plataforma Conexões
Fevereiro também será marcado pelo retorno à programação regular do Museu do Sarau do Museu e do Plataforma Conexões.
A primeira edição do Sarau do Museu de 2026 acontecerá no dia 28 de fevereiro (sábado), às 17h, no terraço. Com curadoria de Tarso de Melo em parceria com o Círculo de Poemas, coleção de poesia da editora Fósforo, o evento terá como convidados Diogo Cardoso, Marcelo Ariel, Veronica Stigger e Zilmara Pimentel. Eles vão homenagear os poetas brasileiros Adão Ventura, Donizete Galvão, Gilka Machado e Julieta Barbara. O microfone ficará aberto para quem quiser participar.
Na mesma data, a partir das 12h, no Saguão Central da Estação da Luz, ocorre a primeira apresentação do Plataforma Conexões 2026, que abre espaço para artistas e grupos iniciantes. Neste ano, foram selecionados trabalhos com tema “Culturas Urbanas e os ritmos musicais da cidade e sua diversidade cultural”. A primeira atração será a T.F. Cia de Dança com a coreografia ELO.
Mais visitas especiais
O Núcleo Educativo vai realizar outras duas visitas especiais.
No dia 21 (sábado), às 11h, a visita pelo prédio da Estação da Luz será exclusiva para as crianças e suas famílias. Durante o passeio, serão propostas brincadeiras lúdicas para chamar a atenção dos detalhes deste histórico edifício da capital paulista.
Por fim, no dia 28 (sábado), às 15h, a visita ao prédio da Estação da Luz totalmente em LIBRAS será voltada ao público surdo.
Os grupos para as visitas, que são gratuitas, são formados 15 minutos do seu início, no Pátio A, perto da bilheteria.
Exposições
Quem vem ao Museu ainda pode visitar a exposição principal e a mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade.
Com experiências audiovisuais e interativas, a exposição principal destaca a variedade da língua portuguesa falada no Brasil. Um dos destaques é a experiência Falares, na qual pessoas de todos os cantos do país, de distintas idades e origens, falam sobre suas profissões ou declamam textos em telas de tamanho real. Trata-se de uma oportunidade de observar o jeito de falar de pessoas de São Paulo, do Acre e do Amazonas, por exemplo.
Com 473 obras em exibição, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais, a exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade apresenta as marcas deste movimento cultural que transforma modos de falar, vestir e criar. Concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), a mostra tem curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado.
A exposição evidencia o caminho percorrido pelo funk desde a influência da música negra estadunidense, passando pelos bailes black e soul dos anos 1960 e 1970, até o estabelecimento no Rio de Janeiro com características próprias e depois em São Paulo, onde também assumiu feições locais. A versão paulistana do projeto inclui obras de nomes como Tami Silva, Brenda Nicole e Rafa Black, que destacam o funk na Baixada Santista e na capital paulista.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 25 (inteira); R$ 12,50 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
Classificação indicativa da exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade: 14 anos
Museu da Língua Portuguesa
De Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar o seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2026 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio do Instituto Votorantim e da Vale; apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco e da CAIXA. Conta, ainda, com as empresas parceiras Machado Meyer, Porto, Unipar e Alcaçuz. Folha de S.Paulo, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.
A exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; e apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco e da CAIXA. Concebida pelo Museu de Arte do Rio, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>