SEGS Portal Nacional

Eventos

Banda Cucamonga une o jazz e a brasilidade no álbum "Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim"

  • Sexta, 30 Janeiro 2026 18:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ellen Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Banda Cucamonga lança álbum unindo o jazz com brasilidade Banda Cucamonga Banda Cucamonga lança álbum unindo o jazz com brasilidade

Quinteto apresenta fusão inédita de gêneros musicais revitalizando as possibilidades sonoras que refletem a diversidade cultural do Brasil

Uma produção que traduz em música a mistura vibrante entre o jazz tradicional de New Orleans e a brasilidade rítmica e festiva. Assim é “Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim”, primeiro álbum da Banda Cucamonga, de São Paulo, disponível em todas plataformas de streaming pelo link.

Formada há 13 anos por Mesaac Brito (trompete), Marcos Lúcio (clarinete), Fernando Thomé (banjo), José Renato (tuba/ souzafone), Ricardo Reis (washboard), a Banda Cucamonga tem a missão de levar ao público música e alegria com improviso e muita criatividade.

E a proposta pode ser conferida no álbum “Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim”, composto por faixas autorais e inéditas e dois bônus, gravado em 2025 no Estúdio Arsis, com produção musical e direção artística da própria banda, em um processo 100% intuitivo e colaborativo, ou seja, onde cada faixa soa como se estivesse sendo tocada ao vivo, de forma orgânica, no meio da rua, em algum ponto imaginário.

O processo criativo da Banda Cucamonga fundamenta-se na articulação entre os pressupostos estético-musicais do jazz tradicional — em especial o Dixieland — e matrizes rítmicas e expressivas da música brasileira. “Isso ocorre por meio da improvisação coletiva, entendida não apenas como recurso performativo, mas como método composicional estruturante. Nesse contexto, a improvisação assume papel central na geração, desenvolvimento e organização do material musical, operando como dispositivo de interação, escuta ativa e construção colaborativa”, detalha o trompetista Mesaac Brito.

A incorporação de elementos da música brasileira, como samba, choro, baião, maracatu e marchinhas, ocorre de maneira transversal, influenciando aspectos como acentuação rítmica, condução do pulso, articulação fraseológica e organização formal. “O caráter aberto dos arranjos e a centralidade da improvisação conferem às obras da Banda Cucamonga um elevado grau de variabilidade interpretativa. Cada performance atualiza o material composicional, estabelecendo uma relação direta com o espaço, o contexto sociocultural e a interação com o público, reafirmando a música como prática processual, situada e em constante transformação”, afirma Brito.

Para celebrar o lançamento do álbum “Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim”, a Banda Cucamonga promoveu a partir de setembro de 2025, uma turnê por São Paulo, com apresentações gratuitas na capital, litoral e interior como Guarulhos, Atibaia, Barueri, Diadema, Taboão da Serra, Boituva, Sorocaba, Santo André, Praia Grande, São Paulo. Ao vivo, o público presenciou o espírito do álbum no palco, com figurinos irreverentes, interações e performances de alta energia, fazendo dos shows uma extensão viva do disco.

A gravação do álbum e os shows das turnês foram viabilizados por editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Conheça a Banda Cucamonga:

INSTAGRAM: @bandacucamonga

YOUTUBE: https://www.youtube.com/@bandacucamongaoficial

As faixas do álbum:

Corjass
Dona Siriema
Brues com R
Oito, 4 ou meia
Melgreen
Chegança
Gui
Corda Bamba
Mr. Guga
Tupiniquim

Faixas Bônus:

Circus
St. Inês

FICHA TÉCNICA

Álbum: Banda Cucamonga – Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim
Ano de gravação: 2025
Produção viabilizada pelo: PROAC – PNAB
Local de gravação: Estúdio Arsis
Gravação, Mixagem e Masterização: Adonias (Estúdio Arsis)
Produção Musical, Composição e Arranjos e Direção Artística: Banda Cucamonga
Coordenação de Produção: João Gomes de Sá e Banda Cucamonga
Design Gráfico/Capa: Raro de Oliveira
Fotografia: José de Holanda

Banda Cucamonga

Trompete – Mesaac Brito
Clarinete – Marcos Lúcio
Banjo – Fernando Thomé
Tuba/ Souzafone – José Renato
Washboard: Ricardo Reis
Letras – João Gomes de Sá
Coro de vozes – Banda Cucamonga


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Jan 30, 2026 Eventos

Com participação especial de Helga Nemetik, Mona…

Jan 29, 2026 Eventos

ROCK SP 360°: documentário imersivo em realidade…

Jan 29, 2026 Eventos

Camarote Seu Domingo segue com vendas de ingressos para…

Jan 28, 2026 Eventos

Christian Chávez inicia tour pelo Brasil com show sold…

Jan 28, 2026 Eventos

THE LUMINEERS confirmam show na SUHAI MUSIC HALL

Jan 27, 2026 Eventos

Exposição Rafael Pereira: A Cabeça de Zumbi, segunda…

Jan 27, 2026 Eventos

Call The Police celebra 10 anos com duas noites…

Jan 26, 2026 Eventos

Serra Negra recebe eventos de triathlon e se consolida…

Jan 26, 2026 Eventos

Japan House São Paulo prorroga exposição "Fluxos - o…

Jan 23, 2026 Eventos

Pholia 2026 celebra 35 anos do carnaval de rua…

Jan 23, 2026 Eventos

Sesc RJ lança edital que vai selecionar projetos…

Jan 22, 2026 Eventos

Após sessões de estreia com ingressos esgotados,…

Jan 22, 2026 Eventos

Museu da Língua Portuguesa é opção de passeio no…

Jan 21, 2026 Eventos

"Samuel Rosa Tour" volta a São Paulo

Jan 21, 2026 Eventos

Festival Repique volta à região com Zeca Pagodinho e…

Jan 20, 2026 Eventos

Fala Sério, Mãe! – Elas só mudam de endereço

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version