SEGS Portal Nacional

Eventos

Show de encerramento da turnê 'Choronas 30 anos - Elas na Roda' é atração do projeto Chorinho no Aquário, neste sábado (15), em Santos

  • Terça, 11 Novembro 2025 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Crédito Gal Oppido

Antes do show, às 16h, o público poderá participar de uma oficina gratuita de choro realizada pelo grupo

No show, as Choronas apresentam um repertório que homenageia as compositoras Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Anastácia, além de obras autorais e clássicos do choro. Foto: Gal Oppido

O grupo Choronas, formado por Ana Claudia César (cavaco), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Miriam Cápua (percussão) e Cibele Palopoli (flauta transversal), celebra 30 anos de trajetória com o projeto “Choronas 30 Anos - Elas na Roda”. A turnê já percorreu sete cidades do interior de São Paulo, e Santos foi escolhida para receber o último show, neste sábado (15/11), às 18h, no projeto Chorinho no Aquário - Praça Vereador Luiz La Scala (Praça do Aquário), na Ponta da Praia. A entrada é gratuita e, antes da apresentação, às 16h, o grupo realiza uma oficina de choro aberta à comunidade.

Reconhecidas como pioneiras na formação de um grupo de choro exclusivamente feminino, as Choronas consolidaram-se como referência na música instrumental brasileira, com trajetória marcada por excelência musical, inovação e compromisso com a representatividade de gênero, rompendo com a tradição histórica das rodas de choro, predominantemente masculinas.

“O nome ‘Elas na Roda’ tem um peso simbólico forte. Fala sobre a presença das mulheres nas rodas de choro. Quando a gente entra nessa roda, não é só para ocupar espaço, é para transformar, deixar marca e inspirar outras mulheres a estarem ali também”, diz Ana Cláudia.

O projeto apresenta um repertório que homenageia compositoras fundamentais da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Anastácia, além de obras autorais das Choronas e clássicos do choro como “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu) e “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa).

A turnê “Choronas 30 Anos - Elas na Roda” percorre oito cidades do interior de São Paulo. As apresentações têm formato didático, com contextualizações históricas e espaço para interação com o público, promovendo um diálogo acessível e enriquecedor. Além disso, garantem inclusão para diferentes públicos, pois todas as atividades são gratuitas e acessíveis, com estrutura adaptada, presença de intérpretes de Libras e agentes de acessibilidade.

Ao longo de sua trajetória, o grupo lançou seis CDs, recebeu o Prêmio Profissionais da Música e realizou turnês nacionais e internacionais, como a que passou por países do Leste Europeu em 2022, a convite da Embaixada do Brasil.

“Mais do que comemorar a nossa carreira, esse projeto é sobre levar cultura para mais pessoas, incentivar a educação musical e levantar a discussão sobre o papel das mulheres na música brasileira. A gente compartilha o que sabe, mostra nossos arranjos, conta nossas histórias... e assim vai abrindo caminho e mostrando a força e a presença das mulheres na música instrumental”, diz Paola Picherzky.

Oficinas de choro

Como parte da turnê comemorativa “Choronas 30 anos - Elas na Roda”, em cada cidade o público poderá participar de uma oficina gratuita realizada pelo grupo, que tem como foco a introdução ao choro, a valorização da contribuição feminina para o gênero e a ampliação do acesso à música instrumental brasileira.

Em Santos, a oficina acontece às 16h, no mesmo local do show, na Praça Vereador Luiz La Scala (Praça do Aquário), na Ponta da Praia, com entrada livre. A ideia é fortalecer o vínculo entre tradição e inovação, estimulando uma escuta ativa e consciente da música brasileira.

“Na oficina teórica, com demonstração de imagens e vídeos, as Choronas abordam a história do choro, seus principais compositores e intérpretes, falam sobre os elementos que fazem esse gênero tão único, como o ritmo, a melodia, a formação instrumental... Tudo isso ajuda o público a se conectar com a linguagem musical que depois vai encontrar no palco”, explica Claryssa Pádua, produtora do projeto.

O projeto é realizado com apoio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura); do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

SERVIÇO

Show de encerramento da turnê ‘Choronas 30 anos - Elas na Roda’

Data: sábado (15/11), às 18h

Local: Projeto Chorinho no Aquário - Praça Vereador Luiz La Scala (Praça do Aquário), na Ponta da Praia - Santos/SP

Oficina de choro: sábado (15/11), às 16h, no mesmo local, não precisa de inscrição

Recursos de acessibilidade: intérprete de Libras e agente de acessibilidade

Entrada gratuita

As Choronas

Formado em 1995 na cidade de São Paulo, o grupo Choronas dedica-se há três décadas à valorização e renovação do choro, primeiro gênero instrumental urbano brasileiro. Com uma trajetória marcada por pesquisas, gravações, apresentações, rodas, concertos didáticos e oficinas, o grupo se destaca por sua atuação consistente e inovadora na cena da música instrumental brasileira.

Ao longo dos anos, as Choronas desenvolveram um repertório que combina clássicos do choro com obras inéditas e contemporâneas, propondo novas formas de execução e interpretação. Lançaram seis CDs, entre eles “Atraente” (2000), “Choronas Convida” (2004), “O Brasil Toca Choro” (2008), “Joaquim Antônio Callado” (em parceria com a Choro Music), “Choronas Sampa” (2018) e “Choronas 25+” (2020), este último em comemoração ao jubileu de 25 anos do grupo.

Em 2022, representaram o Brasil em uma turnê pelo Leste Europeu, a convite das embaixadas brasileiras, com apresentações em Baku (Azerbaijão), Tbilisi (Geórgia), Sófia (Bulgária) e Belgrado (Sérvia), como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

O grupo, que é formado por Ana Claudia César (cavaco), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Miriam Cápua (percussão) e Cibele Palopoli (flauta transversal), foi reconhecido nacionalmente em 2023 como Melhor Grupo de Choro no Prêmio Profissionais da Música, consolidando sua relevância e excelência artística.

Atualmente, as Choronas preparam seu sétimo disco, “Alma Feminina”, dedicado exclusivamente a obras de compositoras mulheres - um projeto que reafirma o compromisso do grupo com a diversidade, a representatividade e o fortalecimento das vozes femininas na música instrumental brasileira.

Choronas nas redes: linktr.ee/choronas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Dez 11, 2025 Eventos

Natal do Rio anima a Enseada de Botafogo com música,…

Dez 11, 2025 Eventos

Jorge Aragão 50 anos de Poesia, um passeio pela obra do…

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Dez 08, 2025 Eventos

The Cavern Club São Paulo recebe Andreas Kisser com o…

Dez 08, 2025 Eventos

Teatro Firjan SESI Centro recebe Muato e seu “Concerto…

Dez 05, 2025 Eventos

Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado "Papagaios"…

Dez 05, 2025 Eventos

Final do Troféu Brasil de Triathlon acontece dia 14 de…

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Dez 03, 2025 Eventos

Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e…

Dez 03, 2025 Eventos

Olimpia recebe show do grupo Roupa Nova dia 5 de…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version