Logo
Imprimir esta página

Museu da Energia de São Paulo celebra história da eletricidade com programação especial

Caio Mattos Museu da Energia de São Paulo Caio Mattos Museu da Energia de São Paulo

No dia 8 de novembro, o público poderá participar de visita mediada, lançamento de livro e peça teatral que resgatam a história da cidade e da Represa Billings

O Museu da Energia de São Paulo promove, no sábado, 8 de novembro, uma programação especial, gratuita e aberta ao público, que celebra a história da eletricidade e da cidade por meio da arte, memória e experiências educativas. A agenda inclui visita mediada, lançamento de livro e apresentação teatral.

Visita mediada

Às 14h, o curador Leandro Melo conduz uma visita pela exposição “Eletromemória: A Light Revela São Paulo”, mostrando como a chegada da eletricidade transformou a paisagem e a vida cotidiana da capital paulista. A atividade ocorre nos espaços do térreo e na sala de aula do museu, e não requer inscrição.

Lançamento de livro

Às 15h, será lançado o livro “Os trabalhadores da Construção da Represa Billings”, do cineasta, produtor e pesquisador Diaulas Ullysses, em homenagem ao centenário da represa. O evento acontece na Sala 5 do museu, com doação de exemplares à Biblioteca da Fundação Energia e Saneamento.

Diaulas Ullysses é um artista inquieto do audiovisual do Grande ABC paulista, com formação em direção e produção de cinema e teatro, e reconhecido por pesquisas sobre a memória do cinema regional. Ao longo da carreira, desenvolveu documentários e projetos que resgatam histórias locais, combinando rigor histórico com sensibilidade artística. No livro, ele apresenta relatos sobre homens e mulheres que enfrentaram a Mata Atlântica para erguer uma das mais importantes obras de engenharia do país, registrando histórias e desafios dessa construção.

Peça teatral

O museu recebe, às 11h, a peça “A chegada da eletricidade em São Paulo”, da companhia Casa das Amoras. Inspirada na exposição “Eletromemória”, a apresentação, que acontece nos espaços anexos do museu, oferece ao público uma experiência lúdica e artística sobre o impacto da energia elétrica na cidade e na vida de seus habitantes.

Museu da Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo

Funcionamento: Quinta a sábado, 10h às 17h (bilheteria até às 16h)
Entrada: Gratuita

Programação

Todas as atividades são gratuitas e acontecem no dia 8 de novembro, sábado

Visita pela exposição “Eletromemória: A Light Revela São Paulo”
Horário: 14h

Lançamento do livro “Os trabalhadores da Construção da Represa Billings”
Horário: 15h

Apresentação da peça “A chegada da eletricidade em São Paulo”
Horário: 11h

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Instituída em 1998 para preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio histórico dos setores que lhe deram origem, a Fundação Energia e Saneamento (FES) iniciou o reposicionamento de suas ações a partir de 2024, visando contribuir, como Organização Social de Cultura (OS) e Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), cada vez mais estrategicamente para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento; de programas culturais, educativos e socioambientais e da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras. A FES possui unidades em sete municípios paulistas: a rede de Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis, as Usinas-Parques (pequenas centrais de geração de energia) em Brotas, Rio Claro e Santa Rita do Passa Quatro e o Edifício do Acervo Histórico em Jundiaí, que abriga um acervo composto de mais de 260 mil fotografias, 10 mil plantas e desenhos técnicos, uma reserva técnica com mais de quatro mil objetos museológicos e 1.600 metros lineares de documentos arquivísticos, além de uma biblioteca especializada em energia com mais de 50 mil volumes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto