SEGS Portal Nacional

Eventos

Sesc Arsenal recebe o 5º Festival Mato-grossense de Choro com grandes nomes da música brasileira

  • Terça, 14 Outubro 2025 18:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniele Danchura
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Nos dias 17 a 19 e 21 de outubro, Cuiabá recebe apresentações gratuitas e oficina musical que celebram a tradição e a renovação do choro

O Sesc Arsenal será palco de um encontro especial de mestres da música instrumental brasileira e novos talentos, com a realização do 5º Festival Mato-grossense de Choro, nos dias 17 a 19 e 21 de outubro. O evento, promovido pelo Sesc-MT reúne artistas locais e nacionais em apresentações gratuitas e uma oficina de prática musical, oferecendo ao público uma imersão na tradição e na vitalidade do primeiro gênero musical genuinamente brasileiro.

O evento terá entrada solidária mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), por pessoa a partir de 10 anos, que será destinado ao projeto Sesc Mesa Brasil.   

A programação terá início na sexta-feira (17) com a Orquestra Cuiabana de Choro, formada em 2014 na UFMT, que recebe como convidado o multi-instrumentista, compositor e arranjador Victor Angeleas (DF), referência na cena instrumental brasileira. O encontro promete uma fusão entre a tradição do choro mato-grossense e a originalidade do premiado bandolinista de 10 cordas, celebrando o encontro entre diferentes estilos e a pluralidade do gênero musical.

Na mesma noite, sobem ao palco dois ícones da música brasileira, Nailor Proveta e Alessandro Penezzi (SP), em um espetáculo cheio de brasilidade e marcado pela técnica refinada e pelo improviso que celebra a longa parceria entre os músicos, o violão de 7 cordas, o clarinete e o saxofone.

Oficina de prática de conjunto

E para quem quiser aprender com esses dois grandes nomes da música brasileira, no sábado, dia 18, às 9h, Proveta e Penezzi ministrarão a oficina “Prática de Conjunto em Conjunto e Linguagem Musical”, no Sesc Arsenal. No workshop, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a música popular brasileira de forma prática e colaborativa. A proposta é explorar os elementos essenciais que compõem a linguagem musical do choro, por meio de arranjos em grupos e exercícios direcionados.

Ao todo serão disponibilizadas 18 vagas para participantes e 10 para ouvintes. A oficina terá duração de aproximadamente três horas, onde serão abordados ritmos e articulações de diferentes gêneros; melodia, com ênfase nos timbres característicos; harmonia, particularidades e aplicações; e improvisação (solos), abordagens estilísticas e expressivas. Para se inscrever, clique no link.

Fim de semana

No sábado (18), o público poderá assistir ao Coletivo Digoreste (MT) a partir das 18h30. O Coletivo surgiu em Cuiabá com músicos mato-grossenses e de diferentes estados do Brasil, com o objetivo de divulgar o choro, o samba e outros gêneros da música brasileira, a partir de interpretações de músicas de autores já consagrados, assim como de novos compositores.

Às 20h30, o palco do Arsenal recebe o trio formado por Hamilton de Holanda (RJ), Salomão Soares e Thiago “Big” Rabello, em um show que promete emoção e inovação. Multipremiado e reconhecido mundialmente, Hamilton reinventou o bandolim ao criar a versão de 10 cordas, conduzindo o grupo com técnica apurada e sensibilidade única.

Ao piano, Salomão traz sofisticação e frescor contemporâneo, enquanto Thiago, na bateria, imprime energia e ritmo, misturando referências do pop, do jazz e da música brasileira.

Com essa sintonia, o Hamilton de Holanda Trio transita com leveza entre o choro, o samba e o jazz moderno, em apresentações marcadas pelo improviso e pela força da música brasileira.

O domingo, dia 19, traz a participação do Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso, reafirmando a conexão entre música, cultura e comunidade. Com repertório variado, a apresentação abrange clássicos do choro e composições contemporâneas, demonstra a versatilidade e o talento dos músicos.

Na sequência, o Trio Roberta Valente sobe ao palco acompanhado do clarinetista Ale Ribeiro (SP) para uma apresentação que une tradição, pesquisa e novos caminhos para o choro. Formado por Roberta Valente, Zé Barbeiro e Cleber Silveira, o trio reúne músicos experientes, referência no choro paulistano, que transitam com naturalidade entre o samba, o choro e o improviso.

Com a participação especial de Ale Ribeiro, professor da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) – Tom Jobim, e cofundador da Escola de Choro de São Paulo, o grupo traz uma performance cheia de ritmo, diálogo e sofisticação, celebrando o clássico e o contemporâneo da música brasileira.

Encerramento

O Choro volta ao jardim do Sesc Arsenal na terça-feira, 21, a partir das 18h, com o Coletivo Elas do Choro (MT), formado a partir da união de grupos femininos de destaque na cena cuiabana.

O encerramento da 5ª edição do Festival Mato-grossense de Choro fica por conta da apresentação do grupo cuiabano Choro de Rua (MT), que atua há quase 10 anos na preservação e difusão do choro brasileiro, e que recebe o flautista e saxofonista Eduardo Neves (RJ), um dos grandes nomes do sopro brasileiro contemporâneo.

Com carreira consolidada, Eduardo desenvolveu uma linguagem própria e sofisticada na improvisação, transitando com fluidez entre o choro, o samba, a MPB e o jazz, e participou de centenas de gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional.

Serviço
5º Festival Mato-grossense de Choro
Quando: 17 a 19 e 21 de outubro
Onde: Sesc Arsenal – Cuiabá (MT)
Entrada: 1kg de alimento não perecível (exceto sal), por pessoa a partir de 10 anos. Os alimentos serão destinados ao projeto Sesc Mesa Brasil.

Programação:
17/10 (sexta-feira)
18h30 - Orquestra Cuiabana de Choro convida Victor Angeleas (DF)
20h30 - Nailor Proveta e Alessandro Penezzi (SP) apresentam “Velha Amizade”

18/10 (sábado)
9h - Oficina “Prática de Conjunto e Linguagem Musical” com Nailor Proveta e Alessandro Penezzi. Inscrições pelo link: Sympla
18h30 - Coletivo Digoreste (MT)
20h30 - Hamilton de Holanda Trio (RJ) com Salomão Soares e Thiago “Big” Rabello

19/10 (domingo)
18h - Corpo Musical da Polícia Militar de MT
19h30h - Trio Roberta Valente (Roberta Valente, Zé Barbeiro e Cleber Silveira) com clarinetista Ale Ribeiro (SP)

21/10 (terça-feira)
18h - Coletivo Elas do Choro (MT)
20h - Choro de Rua (MT) convida Eduardo Neves (RJ)

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 21 unidades fixas no estado e seis unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário Wenceslau Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Dez 03, 2025 Eventos

Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e…

Dez 03, 2025 Eventos

Olimpia recebe show do grupo Roupa Nova dia 5 de…

Dez 02, 2025 Eventos

Cisne Negro estreia neste sábado a 42º temporada de "O…

Dez 01, 2025 Eventos

Festival Brasil Sertanejo agita a Esplanada do Mineirão…

Dez 01, 2025 Eventos

Marvio Ciribelli em dose dupla: aclamado pianista agita…

Nov 28, 2025 Eventos

B.Talks Botânico recebe Anna Paola Frade Pimenta da…

Nov 28, 2025 Eventos

É AMANHÃ! Museu Judaico de SP apresenta panorama da…

Nov 27, 2025 Eventos

Concerto reúne 100 pessoas com e sem deficiência para…

Nov 27, 2025 Eventos

Museu da Energia de São Paulo conecta história, ciência…

Nov 26, 2025 Eventos

Ecos da Amazônia - A orquestra binacional que aproxima…

Nov 26, 2025 Eventos

Curitiba ganha festival que vai unir literatura e…

Nov 25, 2025 Eventos

Enaldinho estreia “A Origem de Happy/Angry” e faz…

Nov 25, 2025 Eventos

Villa Country recebe megashow de aniversário da Nativa…

Nov 24, 2025 Eventos

Experiência imersiva Disney Plus é prorrogada no…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version