CineSesc RJ mergulha em setembro nos “Conflitos pelo Mundo” e amplia programação com mostras e curtas brasileiros
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Isabella Ferri
- SEGS.com.br - Categoria: Eventos
Filmes de Djibril Diop Mambéty e Hirokazu Kore-Eda estão entre os destaques da mostra internacional, que se soma ao Palavra Líquida e ao Panorama Pulsar em sessões gratuitas por várias unidades do Sesc RJ
Em setembro, o CineSesc RJ lança um olhar atento para as fraturas do mundo contemporâneo com a mostra Conflitos pelo Mundo. A programação gratuita traz obras que revelam, em diferentes registros, como o cinema pode traduzir tensões sociais, políticas e afetivas. No centro da seleção, estão dois clássicos do senegalês Djibril Diop Mambéty, ao lado de produções recentes de Hirokazu Kore-eda, Wanuri Kahiu e Frédéric Tellier, cineastas que abordam, cada um à sua maneira, os embates que atravessam nosso tempo.
O mestre senegalês Djibril Diop Mambéty, um dos nomes mais importantes da cinematografia africana, marca presença com dois de seus filmes mais emblemáticos: “Hienas” (1992) e “O Franco” (1994). Raras vezes exibidas no Brasil, as obras são reconhecidas pela crítica internacional como retratos ácidos e inventivos do Senegal pós-colonial, explorando contradições sociais com humor e poesia.
Entre os títulos recentes, destaca-se “Monster” (2023), do japonês Hirokazu Kore-Eda, cineasta premiado e aclamado por suas narrativas sobre conflitos sociais, morais e familiares. O longa acompanha a vida de um garoto a partir de diferentes pontos de vista, construindo um retrato complexo sobre infância, autoridade e afetos.
A mostra também apresenta “Rafiki” (2018), de Wanuri Kahiu, coprodução entre países africanos e europeus que aborda as tensões políticas e sociais do Quênia contemporâneo. O filme acompanha a relação de duas jovens que desafiam o conservadorismo e defendem o amor como ato de resistência. Completa a seleção “Golias” (2021), do francês Frédéric Tellier, drama que discute questões ambientais por meio do embate de três personagens em lados opostos de uma crise sanitária.
Além da Mostra Conflitos pelo Mundo, a programação de setembro inclui a Mostra de Cinema Palavra Líquida 2025, que celebra os 10 anos do projeto e apresenta filmes sobre memória, ancestralidade e vozes da cultura popular, e o Panorama Curtas Pulsar 2025, que reúne produções contempladas pelo edital cultural do Sesc RJ. O Cineminha completa a agenda com animações e curtas voltados ao público infantil e juvenil.
Confira a programação completa: https://www.sescrio.org.br/cinesesc/
CineSesc - Portal Sesc RJ
RETROSPECTIVA BRASIL: O CINEMA DE ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA Agosto de 2025 Retrospectiva Brasil é uma mostra focada em um cineasta brasileiro com relevância para o cinema nacional e que têm representado o Brasil nos festivais internacionais de cinema. Este ano homenageamos o cineasta mineiro André Novais Oliveira, sócio fundador da empresa produtora Filmes de Plástico. O cinema de André ... www.sescrio.org.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>