SEGS Portal Nacional

Eventos

Teatro Carlos Gomes de Blumenau recebe Mostra Multicultural de alunos bolsistas do projeto Cultura para Todos neste domingo (30)

  • Terça, 25 Março 2025 18:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nane Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Teatro Carlos Gomes de Blumenau - Foto: @SabrinaMarthendalFotografia

As apresentações nas áreas de Dança, Teatro e Música ocorrem nos Auditórios Willy Sievert e Heinz Geyer e acontecem a partir da 17h, com entrada gratuita e aberta a toda comunidade

Mostra cultural em destaque. Neste domingo, dia 30 de março, a 5ª edição do Projeto Cultura Para Todos traz aos palcos do Teatro Carlos Gomes de Blumenau (TCGB), a Mostra Cultural de alunos bolsistas do projeto. O evento ocorre nos Auditórios Willy Sievert e Heinz Geyer e conta com apresentações nas áreas de Dança, Teatro e Música, a partir das 17h, com entrada gratuita e aberta a toda comunidade. Os ingressos serão liberados uma hora antes do início do evento. Classificação indicativa LIVRE e todas as ações contam com intérpretes de LIBRAS.

O evento é uma mostra do trabalho realizado nos últimos 10 meses com os contemplados pelas bolsas de estudos do projeto. "Chegamos ao momento em que os alunos bolsistas apresentam-se nos palcos do Teatro Carlos Gomes. O Cultura é um projeto continuado, que possibilita mais de 200 bolsas de estudos e nesse dia é momento de compartilhar os resultados deste ano de atividades", celebra o produtor executivo do projeto, à frente da Verbo Produções, Rodrigo Dal Molin.

Segundo a diretora da escola de dança do TCGB, Bruna Oecksler, o projeto é um presente no dia a dia da escola de dança e dos bailarinos contemplados. “Nós, que sempre acreditamos em uma escola inclusiva e acessível, ficamos simplesmente maravilhados pela oportunidade de orientar crianças e adolescentes através da arte e educação. Além do desenvolvimento para formação de um cidadão completo que podemos proporcionar, o impacto se estende aos familiares e amigos do bailarino contemplado”, declara a diretora. “Muitos nunca haviam entrado em um espaço como o Teatro Carlos Gomes. É simplesmente muito emocionante acompanhar o desenvolvimento de cada um, e nós, da OUT, acreditamos na transformação de vida que a dança proporciona”, complementa Bruna.

O programa de bolsas de estudos do projeto Cultura Para Todos – 5ª edição também contemplou aulas de Teatro, e, dentre elas, de Palhaçaria. “É uma ação extremamente relevante para o desenvolvimento de cada estudante, que através desta atividade tem a oportunidade de estudar e se aprofundar na arte da Palhaçaria, criando indivíduos mais reflexivos e conectados com o fazer artístico”, afirma o professor de teatro e ator James Beck. “Em um contexto atual, onde estamos cercados por informações que circulam e nos atravessam de maneira express e instantânea, ter a oportunidade de aprimorar ao longo de um ano as possibilidades poéticas do riso, compreender e pesquisar com cada estudante quais são os temas contemporâneos propícios ao jogo cômico, é sem dúvida abrir-se para momentos criativos de extrema potência artística”, complementa Beck. “Se levarmos em conta o fato de que o fazer teatral é por si só é um ato coletivo, entendo que as potências criativas e inter-relacionais se ampliam, pois se em regra geral seguimos para rumos individualistas, reforço que o poder do coletivo quando falo de criar para a cena algo que será exposto diante de um público, cria forças que só a arte é capaz”, acrescenta o professor. “E como certa vez me disse uma aluna ao fim de um ano de estudos nas aulas de teatro: ‘Professor, muito obrigado por tudo que compartilhamos este ano nas aulas. E quero te dizer, que a arte me salvou’”, relembra James Beck.

A coordenadora artística e pedagógica da Escola de Música, Melita Bona, comenta que as apresentações dos bolsistas na área de Música consistem em performances individuais e coletivas. “Com timbres, formas, repertórios e estilos musicais variados, trazendo uma síntese dos aprendizados e vivências, incorporados no decorrer do projeto. Será uma satisfação imensa compartilhar esse programa musical com o público em geral e colegas de outras linguagens artísticas”, comemora Melita.

“O Cultura para Todos é um dos projetos mais importantes do Teatro Carlos Gomes, está ligado diretamente ao DNA da instituição e da nossa existência, que é propagar a Cultura, especialmente para aqueles que muitas vezes não têm o acesso a ela. É aproximar as pessoas, compartilhar a arte e as oportunidades com todos os níveis sociais. As mais de 200 bolsas de estudo do projeto refletem esse nosso desejo", afirma o presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo Stodieck. “Estamos felizes com o resultado e agradecemos os patrocinadores que viabilizaram esse projeto por meio da Lei Rouanet, do Governo Federal”, conclui o presidente.

O Projeto Cultura para Todos - 5ª edição é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet (PRONAC 23 5349), e conta com o apoio de Leonardo F. Zipf e Otto Baier; e patrocínio de: All4Labels Altenburg, Bermo, Blukit, Blumenau Iluminação, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul/ BRDE, Breitkopf Veículos, Cartondruck, Gráfica 43, Grupo Texpa, Pública Tecnologia, Tex Cotton, Senior e Weg. O projeto é uma promoção do Teatro Carlos Gomes, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

TEATRO CARLOS GOMES DE BLUMENAU
A Associação Dramático Musical Carlos Gomes é uma entidade cultural, sem fins lucrativos, que atua em Blumenau desde o ano de 1860, quando foi fundada. Seu objetivo é o de incentivar por todos os meios a prática e o desenvolvimento da cultura e das artes, em todas as suas formas de expressão, podendo estender suas atividades a todo território nacional. Além de ser declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/teatrocarlosgomesblumenau

SERVIÇO
Mostra Cultural de Alunos Bolsistas do Projeto Cultura para Todos - 5ª Edição
Dia 30 de março, a partir das 17h
Dança: alunos da Out Escola de Dança - Balé
Teatro: alunos da Cia Carona Escola de Teatro
Música: alunos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes
Entrada gratuita e aberta a toda comunidade, com retirada de ingressos 1 hora antes do evento
Classificação indicativa LIVRE
Todas as ações contam com intérpretes de LIBRAS.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO CULTURA PARA TODOS
Promoção: Teatro Carlos Gomes de Blumenau (TCGB)
Presidente da diretoria executiva: Ricardo Stodieck
Vice-presidente: Luis Guilherme Kuhn
Diretor financeiro: Guilherme Benno Guenther
Diretora de marketing.: Marion Bubeck
Diretor geral do Teatro: Iury Bugmann Ramos
Escolas: Cia Carona de Teatro, Escola de Música Teatro Carlos Gomes e Out Escola de Dança
Técnicos TCG: Imo Reich e Sidnei Rocha Cordeiro
Eventos TCG: Jahnnyne Lima e Larissa Hank
Produção executiva: Rodrigo Dal Molin, da Verbo Projetos
Controller: Juliana da Cunha da Silva
Produção geral: Soila Freese, da Soi Arte e Cultura
Identidade Visual e Designer: Roberto Lanznaster
Mídia Social: Gear Digital
Divulgação cultural: Nane Pereira Comunicação e Arte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 23, 2025 Eventos

Fábricas de Cultura da Zona Leste, São Bernardo do…

Dez 23, 2025 Eventos

Museu da Imaginação apresenta programação de Férias com…

Dez 22, 2025 Eventos

25ª edição do Psycho Carnival acontece de 12 a 16 de…

Dez 22, 2025 Eventos

Desconto de Natal: Zoo São Paulo, Simba Safari e Jardim…

Dez 19, 2025 Eventos

Orquestra Canto da Viola realiza “Cantata de Natal” no…

Dez 19, 2025 Eventos

Muato encerra temporada de “Derê - Concerto Sobre o…

Dez 18, 2025 Eventos

Fim de ano no Museu da Língua Portuguesa com exposição…

Dez 18, 2025 Eventos

Bruninho & Davi levam projeto Violada ao Varanda…

Dez 17, 2025 Eventos

Cinco exposições para ver em São Paulo nas últimas…

Dez 17, 2025 Eventos

Santos Dumont é tomada pela magia na primeira Parada…

Dez 16, 2025 Eventos

Dhenni Santos estreia no Centro da Música Carioca Artur…

Dez 16, 2025 Eventos

Information Society, Thea Austin (SNAP!) e Noel…

Dez 15, 2025 Eventos

Exposição inédita traz pôsteres raros do cinema a SP

Dez 15, 2025 Eventos

Sonho de Natal Barbacena 2025 faz nevar na Cidade das…

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version