SEGS Portal Nacional

Eventos

Pascoal Meirelles celebra o legado de Tom Jobim no Palácio da Música, no Flamengo

  • Quarta, 15 Janeiro 2025 18:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Pascoal Meirelles - Crédito: Divulgação

Ícone da percussão, de trajetória com o Maestro Soberano, apresenta o show “Todos os Tons” com o contrabaixista Sérgio Barrozo e o pianista Cliff Korman, no dia 21 de janeiro, terça-feira, às 20h

Na semana do Dia Nacional da Bossa Nova e do aniversário de Tom Jobim, o instrumentista e compositor Pascoal Meirelles fará um mergulho na obra do Maestro Soberano, ao lado do contrabaixista Sérgio Barrozo e do pianista Cliff Korman, no show “Todos os Tons”, no Palácio da Música, no Flamengo, no dia 21 de janeiro, terça-feira, às 20h. Será a oportunidade de reconhecer a sonoridade de temas gravados nos discos e nas rádios, interpretados ao vivo por músicos que foram convidados pelo próprio Tom Jobim para gravar originalmente.

Meirelles foi o baterista convidado por Tom Jobim para gravar em Nova York o antológico álbum "Terra Brasilis", de 1980, com arranjos e regência de Clauss Orgerman. Já Barrozo é apontado como o maior contrabaixista da história da Bossa Nova, com diversas colaborações com Tom e outras referências do gênero.

- O Tom influenciou e me deu coragem para assumir o meu lado compositor. Aprendi com o Jobim que a simplicidade das melodias são fundamentais para comunicar com o grande público - diz Meirelles.

No repertório, músicas gravadas originalmente por Pascoal no icônico álbum, como “Triste”, “Wave”, “Inútil Paisagem” e “Samba de Uma Nota Só”, além da autoral “Tom”, entre muitos outros clássicos. O espetáculo celebra também em grande estilo a vida e obra de Pascoal, que completa 80 anos de idade e 60 anos de uma carreira de grandes êxitos, parcerias e em plena atividade.

- A música brasileira é uma mistura tão peculiar, que até quando ela importa um determinado gênero, como o caso do jazz, ela transforma em algo único. Também chamado de música instrumental brasileira, o nosso jazz é um ótimo exemplo da criatividade e talento dos nossos artistas, que fazem caber dentro de um único estilo, todos os ritmos como o samba, o maracatu, o frevo e muitos mais: qualquer um dos citados lá em cima podem ter a melodia incorporada à improvisação típica do jazz, sendo reconhecida mundialmente como um novo e próprio estilo musical – completa.

Pascoal Meirelles

O instrumentista belo-horizontino criou grupos importantes como o “Tempo Trio”, ainda em sua cidade natal, ao lado de Paulinho Horta e Helvius Vilela. Do alto de seus 18 anos, teve a primeira oportunidade profissional quando um "olheiro" da gravadora Odeon convidou o grupo para gravar um LP no Rio de Janeiro. No ano seguinte, muda-se para a Cidade Maravilhosa e rapidamente é contratado para fazer parte da orquestra de Paulo Moura, acompanhando a cantora Maysa em sua volta ao Brasil.

Os convites para gravações nos trabalhos de Ivan Lins ("Madalena"), Edu Lobo (percussão sinfônica em "A guerra dos Canudos"), Chico Buarque ("O Grande Circo Místico"), João Bosco ("Galo de Briga", "Incompatibilidade de Gênio" e "Tiro de Misericórdia") além de quase toda a MPB, só aumentavam. Através do Boni, então diretor da TV Globo, ganhou uma bolsa de estudos para graduar-se em composição e arranjos, na Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos.

Ao longo das suas seis décadas de carreira, lançou 18 discos autorais, dois livros didáticos sobre o instrumento ("A Bateria Musical" - Ed. Irmãos Vitale e "Canon para Edison Machado" - Independente) prêmios nas categorias melhor arranjador, melhor álbum instrumental brasileiro, além do seu “tesouro”: seu primeiro prêmio como baterista revelação indicado por Hélcio Milito (Tamba Trio), aos 15 anos de idade. Meirelles ajudou a desenvolver, ao lado de outros gigantes, o que ainda hoje está em transformação: a bateria musical brasileira.

Serviço
Show “Todos os Tons – Um tributo a Tom Jobim”
Endereço: Palácio da Música - Rua Buarque de Macedo, 87, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: 21 de janeiro, terça-feira, às 20h
Couvert artístico: R$ 60
Reservas: (21) 99319-1314 (Whatsapp)
Agendamento: Fabiano Miszewski
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Rede social:
Pascoal Meirelles - https://www.instagram.com/pascoal_meirellesoficial
Palácio da Música - https://www.instagram.com/palaciodamusicarj/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Jan 19, 2026 Eventos

Simone Mendes estreia no palco do Espaço Unimed com…

Jan 19, 2026 Eventos

Aniversário de São Paulo: Japan House São Paulo tem…

Jan 16, 2026 Eventos

Rafael Chavez abre mostra 'Jardim Flamejante' inspirada…

Jan 16, 2026 Eventos

Confira a agenda de janeiro e fevereiro e os shows já…

Jan 15, 2026 Eventos

Mercadão recebe série inédita de telas em grafite…

Jan 15, 2026 Eventos

VR Play inicia operação no Shopping Palladium Curitiba

Jan 14, 2026 Eventos

Davi Quaresma faz sequência de Apresentações em São…

Jan 14, 2026 Eventos

Museu do Futebol exibe camisas históricas inéditas a…

Jan 13, 2026 Eventos

Últimas semanas para visitar a exposição 'Desejo…

Jan 13, 2026 Eventos

Evento gratuito com exposição de gatos exóticos…

Jan 12, 2026 Eventos

Festival gratuito Rio Bossa Nossa reúne música, esporte…

Jan 12, 2026 Eventos

Thiaguinho Transforma Vila JK Em Roda de Pagode Com…

Jan 09, 2026 Eventos

Mostra de Cinema Japonês chega a Recife com sessões…

Jan 09, 2026 Eventos

Agenda infantil para as férias no TriMais Places conta…

Jan 08, 2026 Eventos

Chico Chico apresenta a turnê "Let It Burn / Deixa…

Jan 08, 2026 Eventos

Férias no Museu da Imaginação - oficinas de robótica,…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version