SEGS Portal Nacional

Eventos

Contação de Histórias africanas chega a escolas e Biblioteca de Gaspar, em abril e maio

  • Sexta, 12 Abril 2024 18:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nane Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Ator Allan Antônio - Foto: Ruth Rodrigues

As apresentações, com o ator Allan Antônio, são gratuitas e contarão com tradução em LIBRAS

Contação de histórias. Em abril e maio, Gaspar recebe o projeto “Eu Conto - Histórias Africanas” com apresentações de contação de histórias com base em pesquisa de Literatura dos Contos Africanos. A adaptação e criação da dramaturgia conta com atuação e concepção do ator Allan Antônio, do Grupo de Teatro Remanescentes, e de Natália Curioletti que também desempenha o papel de diretora. As apresentações são gratuitas e contam com tradução em LIBRAS. No total, serão cinco apresentações: quatro nas escolas EEB Arnoldo Agenor Zimmermann e EEB Norma Mônica Sabel; e uma na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin.

“Dar voz às histórias africanas é a forma que encontramos de promover informação e conhecimento sobre esse povo, a fim de contribuir na luta para acabar com o preconceito e a discriminação”, afirma o ator e pesquisador Allan Antônio. “O segundo ponto vem da curiosidade de conhecer mais de perto as narrativas que construíram a cultura africana, cultura essa que é o berço da humanidade, que é a raiz da nossa sociedade e que contribuiu e deixou marcas significativas na cultura de muitos povos, principalmente do povo brasileiro” complementa.

“Os contos populares são a herança cultural do povo, são carregados de saberes e ensinamentos, percepções e reflexões sobre a vida e a morte, o amor e o ódio. Esse projeto é um mergulho nas histórias dos nossos ancestrais, é um caminho trilhado a partir do início, da origem das coisas, é uma volta no tempo a fim de encontrarmos traços de nós mesmos nos outros, de reconhecer que nossa cultural é plural”, explica o produtor cultural Diones Rafael. “Difundir as narrativas africanas, em especial os contos populares, fazê-las chegarem ao público, fazê-las serem ouvidas nada mais é do que reconhecer o valor e a riqueza que essas histórias têm. É também dar luz ao que é popular, sabendo que as tradições nascem do povo e que o povo também faz literatura”, conclui.

O projeto Eu Conto- Histórias Africanas é contemplado pela Lei Paulo Gustavo Edital Nº 01/2023 da cidade de Gaspar. Acompanhe as novidades www.instagram.com/allan.zulu

ALLAN ANTÔNIO

É produtor teatral, ator e improvisador. De Blumenau, Santa Catarina, iniciou a carreira artística no curso de Teatro da Casa das Oficinas Culturais Dagobert Guinter, em Gaspar, de 2007 a 2009. Integrou o coletivo que deu origem ao Grupo de Teatro da Casa, no qual integrou até 2012. Integrou o projeto Fãs de Improviso, como parte do elenco de 2009 a 2013 com o espetáculo: Jogos de Improviso. Ator da Set Set produtora com o espetáculo: Tribos Urbanas de 2016 a 2018. Participou da Oficina: Improvisation and The Theatre (metodologia de Keith Johnstone), ministrada por Frank Totino, realizada na Universidade Regional de Blumenau, em 2010. Integrou a equipe do 23° Festival Internacional de Teatro. Melhor Ator no Festival de Esquetes de Taió. Participou do Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau nos anos de 2011, 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019. Aplicou através do projeto Creat Educacional a oficina: Oralidade por meio do teatro, para jovens ingressantes no mercado de trabalho, 2019.
Atualmente, é integrante do Grupo de Teatro Remanescentes, que possui pesquisa especialmente na área da improvisação teatral, Grupo fundado em 2016 e está em cartaz com os espetáculos: Jogos de Improviso e Reconto de Fadas.

SERVIÇO
Apresentações de “ Eu Conto - Histórias Africanas”, em Gaspar
Dia 13 de abril, às 9h30 e às 11h
Na EEB Arnoldo Agenor Zimmermann (R. Adriano Kormann, 599, Bela Vista)
Gratuito e aberto à comunidade
Classificação indicativa: acima de 12 anos

Dia 19 de abril, às 10h e às 14h
Na EEB Norma Mônica Sabel (R. Pedro Bonifácio Sabel, 405, Margem Esquerda)
Gratuito e voltado para estudantes da escola
Classificação indicativa: acima de 12 anos

Dia 03 de maio, às 14h
Na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin (R. Cel. Aristiliano Ramos, 453, Centro)
Gratuito e voltado para estudantes da rede Municipal de ensino
Classificação indicativa: acima de 12 anos

Todas as ações contarão com tradução em LIBRAS.

FICHA TÉCNICA
Atuação e concepção: Allan Antônio
Direção: Natália Curioletti
Adaptação e dramaturgia: Allan Antônio e Natália Curioletti
Figurino, cenário e adereços: Allan Antônio e Natália Curioletti
Produção executiva: Deda Silveira
Produção cultural: Diones Rafael
Tradução e interpretação de LIBRAS: Aline Lustoza
Fotos: Ruth Rodrigues
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mar 18, 2026 Eventos

Galatea traz primeira exposição de Park Chae Biole e…

Mar 18, 2026 Eventos

Sitarista mais famosa do mundo se apresenta em Curitiba…

Mar 17, 2026 Eventos

O universo das máquinas e motores é o novo produto do…

Mar 17, 2026 Eventos

“A alma humana, você e o universo de Jung”: no último…

Mar 17, 2026 Eventos

PremieR e TFSports unem forças e convocam cães para as…

Mar 16, 2026 Eventos

CAIXA Cultural Fortaleza recebe exposição "Meu Brasil…

Mar 16, 2026 Eventos

É Neste Sábado | Concertos Gratuitos No Teatro Clara…

Mar 13, 2026 Eventos

TFSports transforma Santos em ponto de encontro de…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version