SEGS Portal Nacional

Eventos

Com recursos de palhaçaria e teatro musical, Grupo Trapiche apresenta nova versão de Sítio do Pica Pau Amarelo - O Rapto de Narizinho em Pirassununga

  • Terça, 22 Agosto 2023 18:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angelina Colicchio Bosisio
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Sítio do Pica Pau Amarelo - O Rapto de Narizinho. Foto: Henrique Floret

O Grupo Trapiche de Teatro, que traz no currículo espetáculos de sucesso como A Borboleta Sem Asas e Nós Matamos o Cão Tinhoso!, reinventa um espetáculo de sua trajetória com novos elementos cênicos e recursos de palhaçaria. Trata-se de Sítio do Pica Pau Amarelo - O Rapto de Narizinho, que fará uma sessão única no Centro de Convenções Prof. Fausto Victorelli (Av. Painguás, 2014 - Vila Guimarães) dia 25 de agosto, sexta-feira, 14h. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

A peça, uma obra original de Marcos Ferraz inspirada livremente no universo do Sítio do Pica Pau Amarelo, aproxima o público dos conhecidos personagens em uma narrativa inédita. Nela, a terrível Cuca joga um feitiço no Sítio e rapta Narizinho. O feitiço só poderá ser quebrado se Emília e Pedrinho conseguirem encontrar os quatro elementos da natureza. Durante a aventura – recheada de suspense, humor, ação e muita música – eles contam com a ajuda do Saci, da Iara e até do Curupira.

Com direção de Paula Flaibann e Marcos Okura, o espetáculo une uma identificação nostálgica do público com a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo a elementos cênicos e de dramaturgia que dialogam com os nossos tempos. Essa releitura é visível principalmente na estética da peça, que conta com personagens que saem do convencional – tanto na interpretação, quanto no figurino.

Paula Flaibann, que assumiu a direção da peça na nova versão, conta que trouxe ao enredo alguns traços fundamentais da sua carreira, marcada por sua passagem na Cia Le Plat Du Jour e no grupo TeenBroadway. "O Marcos, que tinha assinado a direção da primeira montagem, me deu muita liberdade para inserir na peça uma movimentação de palhaçaria e teatro físico, trazendo também mais coreografias e mudanças pontuais no texto para gerar elementos de identificação com a plateia", conta, exemplificando com a figura da sereia Iara, que nessa montagem é uma YouTuber.

Marcos Ferraz, o dramaturgo, conta que sua ideia na criação de uma história inédita do Sítio do Pica Pau Amarelo foi propor uma modernização na linguagem, aproximando o espetáculo do público sem perder as características mais marcantes de cada personagem. "Ainda assim, não há nenhum modismo na peça, o que preserva a memória afetiva que o Sítio exerce sobre tantas pessoas", complementa. Marcos trouxe ao projeto sua bagagem com o Sítio do Pica Pau Amarelo, do qual já foi roteirista de uma animação produzida pela Rede Globo.

As músicas autorais de Vinícius Loyola capturam a essência de cada personagem de maneira brilhante, utilizando gêneros musicais distintos para transmitir sua personalidade e história única. Ao associar o Saci ao ritmo contagiante do samba, Loyola ressalta sua malícia e espírito irreverente, criando uma atmosfera de festa e movimento. A Iara e os peixes ganham vida através das batidas cativantes do K-pop, refletindo a magia e o mistério das águas, enquanto a Cuca, personagem enigmático, se encaixa perfeitamente no mundo do rock, com acordes poderosos e intensos que destacam sua natureza imponente. Já o Curupira, com toda sua energia e conexão com a natureza, encontra expressão no ritmo vibrante do axé, que transmite a alegria e a vitalidade do folclore brasileiro. A proposta é unir gêneros musicais às características individuais de cada personagem, tornando o musical uma experiência rica e envolvente para o público.

O desafio da companhia – que tem como essência de seus estudos encontrar pontos de intersecção entre o teatro musical, o cinema e o teatro clássico ou teatro de texto – foi encontrar caminhos para contar uma história com novos elementos. Neste sentido, a versão musical conta com cenários compostos em formatos diferentes que criam um clima para cada ambientação.

Para tanto, o artista Eriko Carvalho concebeu a cenografia a partir dos bloquinhos geométricos de madeira – brinquedo marcante da infância de várias gerações –, criando peças que variam de 50 a 160 cm e que são movimentadas pelo elenco na construção dos mais diversos espaços em que se passa o espetáculo. "A ideia é sugerir que a partir do simples, tudo se constrói. É muito gostoso ver a reação das crianças quando as peças são movidas e vão virando diferentes lugares e objetos", diz o cenógrafo.

A inspiração vem da experiência da educadora Maria Montessori, que valorizava o aprendizado por meio da exploração do mundo e da experimentação com as próprias mãos, estimulando a autonomia através da criatividade, coordenação motora e resolução de problemas. Sendo assim, Eriko quis criar um cenário trazendo a réplica do brinquedo utilizado pela educadora no início do século passado e que se tornou popular entre várias gerações. Formas geométricas gigantes que serão manipuladas pelos atores para criar diferentes ambientes e objetos. Na trama, isso fica exemplificado por meio da quantidade de possibilidades oferecidas pela movimentação das peças.

"O caldeirão da Cuca é composto pelos mesmos blocos que formam um rio, assim como a cadeia em que Narizinho é presa foi formada pelas peças que compunham a floresta", conta, salientando o estímulo para que o público consiga enxergar todas possibilidades fornecidas pelo cenário em constante transformação.

Sinopse

“O Rapto de Narizinho” se passa em um dia desses, como outro qualquer, em que Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde estão brincando e recebem uma visita inesperada. Uma visita desagradável e bem perigosa! A Cuca está ali na redondeza, rapta Narizinho e joga um feitiço no sítio. Dentro de pouco tempo, todos vão virar pedra. Para desfazer o feitiço e salvar Narizinho, eles precisam encontrar os 4 elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. É nessa aventura que Emília e Pedrinho saem para resgatar Narizinho, contando com a ajuda do Saci, da Iara e do Curupira. A história é recheada de suspense, humor, ação e muita música, com versões exclusivas para o espetáculo.

Ficha Técnica
De Marcos Ferraz
Direção - Paula Flaibann e Marcos Okura
Elenco – Daniel Selles, Gustavo Guimarães, Marina Pavan, Renan Vinícius, Renata Cristina e Vivi Zanelli
Swing - Glauber Silva e Jéssica Leão
Coreografias - Paula Flaibann e Renata Cristina
Identidade Visual - César Cavelagna
Desenho de Luz - Ériko Carvalho
Cenário - Ériko Carvalho
Figurinos e adereços – Danilo Cruz
Produção Musical e Trilha Sonora – Vinicius Loyola e Michel Barbaro
Diretora de Produção – Vania Bastian
Produtora Executiva – Nayana Gomes
Produtor Técnico – Daniel Selles
Realização – Grupo Trapiche
Assessoria de Imprensa - Angelina Colicchio e Diogo Locci

Instagram Grupo Trapiche

Serviço
Sítio do Pica Pau Amarelo - O Rapto de Narizinho | Grupo Trapiche de Teatro
Dia 25 de agosto. Sexta-feira, 14h
Centro de Convenções Prof. Fausto Victorelli (Av. Painguás, 2014 - Vila Guimarães)
Ingressos: Gratuitos
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre – Indicado para maiores de 3 anos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Fev 13, 2026 Eventos

MAC USP realiza Mesas de Conversa dentro da exposição…

Fev 13, 2026 Eventos

Exposição imersiva de Tarsila do Amaral deve visitar…

Fev 12, 2026 Eventos

Festival de Curitiba divulga programação da 34ª edição.…

Fev 12, 2026 Eventos

Ainda dá tempo: Aproveite até 28 de fevereiro os…

Fev 11, 2026 Eventos

LEISURE, banda neozelandesa, anuncia show único no…

Fev 11, 2026 Eventos

Carnaquiraz 2026: Alok, Filipe Ret e Zé Neto &…

Fev 10, 2026 Eventos

Com o bloco Céu na Terra e a Velha Guarda da…

Fev 10, 2026 Eventos

Camarote Aura estreia na Sapucaí durante ensaio técnico…

Fev 09, 2026 Eventos

Edson & Hudson abrem em São Paulo a turnê que celebra…

Fev 09, 2026 Eventos

Sesc Alta Floresta promove oficina de flor de papel…

Fev 06, 2026 Eventos

Jason Mraz escolhe São Paulo para um dos shows mais…

Fev 06, 2026 Eventos

Carnaval no Museu do Futebol tem bailinho, oficina…

Fev 05, 2026 Eventos

Luana Zucoloto – Em "Esse Show Poderia Ser Um E-Mail"

Fev 05, 2026 Eventos

Bruno & Marrone anunciam data extra no Espaço Unimed em…

Fev 04, 2026 Eventos

HISTÓRIAS 2026: Maior festival da música sertaneja está…

Fev 04, 2026 Eventos

Festival de Bloquinhos e Bandas Infantis ocupa o…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version