Logo
Imprimir esta página

26º Cultura Inglesa Festival apresenta peças para refletir sobre justiça climática

As peças serão apresentadas por alunos da própria Cultura Inglesa sob orientação de ensaiadores convidados (Foto: Péricles Silveira) As peças serão apresentadas por alunos da própria Cultura Inglesa sob orientação de ensaiadores convidados (Foto: Péricles Silveira)

Tema será abordado por meio de projeto de colaboração inédito com dramaturgas do Brasil e da Escócia, resultando em uma obra criada por alunos da Cultura Inglesa

Reforçando seu compromisso com a causa socioambiental, o Cultura Inglesa Festival (CIF), evento de cultura, arte e educação organizado pela Cultura Inglesa, promove, na edição deste ano, uma reflexão sobre a crise climática por meio de dramaturgia, debates e produções audiovisuais. Dentre as principais atrações do evento, está o projeto inédito Drama For Change, que será apresentado ao público gratuitamente no Teatro Cultura Inglesa, em Pinheiros, São Paulo, nos dias 17 e 18 de junho.

Realizado em parceria com o Playwrights Studio, da Escócia, o projeto conta com a participação da escritora escocesa Hazel Darwin-Clements e da dramaturga e roteirista brasileira Vana Medeiros. Com a coordenação do dramaturgo Péricles Silveira, a dupla foi responsável por desenvolver textos inéditos para duas peças curtas sob o tema “justiça climática”. O amadurecimento dos textos se deu de forma colaborativa, feito a partir da escuta de jovens estudantes da Cultura Inglesa, que também estão participando da montagem e apresentação das peças.

“Todo desenvolvimento deste projeto foi feito em conjunto. O processo de escrita, por exemplo, aconteceu por intermédio de encontros das dramaturgas com a coordenação do festival, e em sessões com alunos da Cultura Inglesa. A ideia era que o texto incorporasse as vozes e anseios de jovens sobre o tema”, comenta Liliane Rebelo, Diretora Executiva de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa.

“Justiça climática” foi escolhido por ser um tema atual e necessário a ser debatido pela sociedade. Trata-se de termo usado para enquadrar o aquecimento global como uma questão ética e política, em vez de uma questão puramente ambiental ou física. Desta forma, o projeto busca conscientizar o público sobre estes assuntos e trazer uma perspectiva artística sobre o tema.

Autoras

Vana Medeiros é dramaturga, diretora teatral e roteirista. Escreveu, com Djin Sganzerla, o longa Mulher Oceano (2020), filmado entre o Rio de Janeiro e Tóquio, que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Cine-PE 2020. Ela assina ainda o curta Polaris (2019), filmado entre Brasil e Suécia. Representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017). É autora de A Morte da Estrela: Lembre de Mim (2022), de diversas peças de teatro e criadora do Serie Lab Festival.

Hazel Darwin-Clements é escritora e performer de Edimburgo, capital da Escócia. Criadora de podcasts e fantoches, atualmente, procura formas de desenvolver uma prática mais sustentável e considera a crise climática como um tema central do seu trabalho. Hazel produziu e apresentou vários podcasts incluindo People to People (co-produzido com Malawian Chimzy Dorey sobre a parceria única entre a Escócia e o Malawi), CliMates (100 conversas sobre o clima) e Small Small Rainbows (5 min de histórias infantis apoiadas por Imaginate). Está também envolvida na ação climática comunitária e gere uma biblioteca de bicicletas de carga, um frigorífico comunitário e uma rede de partilha de carros peer-to-peer na sua área local.

Apresentação

Os textos do projeto Drama For Change serão apresentados com sessões em inglês e legendas em português, em montagem realizada por alunos da própria Cultura Inglesa sob orientação de ensaiadores convidados. A co-criação, coordenação geral e traduções do projeto são de Péricles Silveira, enquanto a direção das montagens será feita por Alexandre Ogata e Victor Rodrigues, com a participação de alunos das unidades Paraisópolis e Osasco da Cultura Inglesa. O e-book com a dramaturgia das duas peças em inglês e português estará disponível para download gratuito na plataforma do festival após a estreia.

Outra apresentação prevista é do Drama Groups, projeto de teatro da Cultura Inglesa com alunos da instituição. O grupo convidado vai realizar uma encenação curta autoral que também estabelece diálogo com o tema da justiça climática. A direção desta apresentação será feita por Leonardo Shiroma, com alunos da Cultura Inglesa de Santo Amaro.

Serviço:
Drama for Change
Local: Teatro Cultura Inglesa Pinheiros
Rua Deputado Lacerda Franco, 333 - Pinheiros, São Paulo
Data: 17 e 18 de junho
Horário: 17 de junho às 19h e 18 de junho às 15h
Duração: 1h
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Libras

Sobre o Cultura Inglesa Festival (CIF)

O Cultura Inglesa Festival é um evento organizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo para a promoção democrática e acessível de atividades culturais, artísticas e educativas relacionadas à língua inglesa e à cultura britânica a um público amplo e diverso.

O festival se destaca pelo seu viés sociocultural refletido na gratuidade, acessibilidade e diversidade presente em sua programação, além de desempenhar um papel relevante na diplomacia cultural entre Brasil e Reino Unido e na valorização da cultura brasileira em sua capacidade de dialogar com outras culturas, linguagens e estéticas.

Em 2023, o CIF chega à sua 26ª edição consolidando o formato híbrido inaugurado um ano antes, com eventos presenciais, e conteúdo exibido on demand em plataforma digital exclusivamente concebida para o festival.

Sobre a Cultura Inglesa

Com quase 90 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição voltada para o ensino do idioma inglês. Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas ao anunciar a unificação de suas operações nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Com a conclusão da integração das operações, a instituição somará 122 unidades espalhadas pelo País. A Cultura Inglesa propõe uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos oferecidos no formato presencial e remoto, com aulas ao vivo pela internet, além de oferecer um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto