SEGS Portal Nacional

Eventos

Búzios Sailing Week reúne classes de Monotipo

  • Segunda, 05 Junho 2023 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alex Ferraz
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Fofo_Gabriel Heusi_ CBVela

Organizada pela CBVela, competição nacional será realizada entre 8 a 10 de junho, no Iate Clube Armação de Búzios, Rio de Janeiro

Entre os dias 6 e 10 de junho, às 14h, a cidade de Búzios recebe a Búzios Sailing Week, que acontecerá no Iate Clube da região. O campeonato além de reunir as tradicionais classes, também será evento teste para a 52ª edição Mundial da Juventude, entre 8 a 16 de dezembro de 2023, em Búzios (RJ). Mais informações pelo Instagram @cbvelaoficial.

Organizada pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela e pela Prefeitura Municipal da Armação dos Búzios, o Búzios Sailing Week Monotipo (barcos pequenos e iguais), receberá em sua raia, conhecida por ventos de média e forte intensidade, as classes 420, 29er, Snipe, Batera de Búzios, Star, Wingfoil, Dingue, Hobie Cat 14 e Hobie Cat 16.

As disputas ainda serão válidas como Campeonato Sulamericano da Classe 29er, barco do programa de vela jovem olímpico. O modelo é o mesmo, mas em menor escala do 49er, onde as atletas Martine Grael e Kaena Kunze velejam e conquistaram 2 ouros olímpicos. A mesma dupla marcou o Mundial da Juventude em Búzios, no ano de 2009, com a primeira conquista internacional, no ouro, pela classe 420.

Saindo da recém realizada competição das regatas dos barcos de oceano, a CBVela já está nos preparativos para o Búzios Sailing Week. A expectativa é entre 100 e 130 atletas de diversos Estados do Brasil. E mesmo com um mês para as regatas, já tem seus velejadores preparados com o cronograma das competições.

De acordo com Samuel Gonçalves, membro organizador da CBVela, formalizar parcerias com cidades como Búzios é de grande importância para o fomento do esporte, que muitos pensam ser apenas para ricos. Mas, ele acredita que o esporte vem se popularizando. E, por isso, os campeonatos trazem bastante visibilidade.

“Estamos muito felizes com a parceria feita com a Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e o Iate Clube Armação de Búzios. As regatas serão uma forma de desafio para os atletas visando o Mundial da Juventude, mas também um teste para os juízes e organizadores, que estarão nessa competição internacional”, explicou Samuel Gonçalves, membro organizador da CBVela.

O secretário Municipal de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos de Búzios, Uriel da Costa Pereira, ressalta que o evento é muito importante para a cidade, seja no fomento da economia local, do esporte, como também do turismo. “Estamos trabalhando constantemente para o desenvolvimento da nossa cidade e campeonatos como este, trazem a oportunidade de resgatarmos a Vela para Búzios, com turismo de qualidade", conta o secretário.

Segundo o Aviso Oficial de Regata, as classes 420, 29er, Snipe, Batera de Búzios, Star, Wingfoil e Dingue irão disputar nove regatas, com três largadas por dia. A única exceção será a categoria 29er, que poderá velejar quatro regatas no dia.

Os barcos poderão chegar ao ICAB a partir de 02 de junho. Vale ressaltar, que os velejadores deverão guardar as embarcações nas dependências do Iate Clube Armação de Búzios durante todo o campeonato.

As regatas seguirão as regras definidas pela World Sailing, entidade internacional que rege o desporto náutico de competição à vela.

Nesta edição, uma novidade na programação, em parceria com a 2Sport, startup de soluções de esporte, saúde e bem estar, para atletas e esportistas que desejam ter uma vida ainda mais saudável através da prática de atividades físicas, será oferecido aos velejadores, assim como ao público um SPA para os pés, com a Zaête, para que aproveitem o pós campeonato.

Os atletas ainda serão mimados com uma charmosa Kombi, que os brindará com um happy hour, da cervejaria artesanal Enseada, além de poderem participar de sorteios de brindes da 2Sport e da marca de roupas esportivas Nob.

Para Luísa Gandolpho, atleta de vela e também gestora da startup 2Sport, promover intercâmbio entre marcas e novos públicos em eventos esportivos é uma forma de apoiar o empreendedorismo local, abrilhantando ainda mais o esporte”, conta.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao altorendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Serviço
Búzios Sailing Week
Data: 06 a 10 de junho
Horário: 14h
Local: Iate Clube de Búzios
Instagram: @cbvelaoficial
Informações: https://www.cbvela.org.br/
Endereço: Rua, Praia dos Ossos, s/n, Búzios - RJ, 28950-000


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 05, 2025 Eventos

Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado "Papagaios"…

Dez 05, 2025 Eventos

Final do Troféu Brasil de Triathlon acontece dia 14 de…

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Dez 03, 2025 Eventos

Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e…

Dez 03, 2025 Eventos

Olimpia recebe show do grupo Roupa Nova dia 5 de…

Dez 02, 2025 Eventos

Cisne Negro estreia neste sábado a 42º temporada de "O…

Dez 01, 2025 Eventos

Festival Brasil Sertanejo agita a Esplanada do Mineirão…

Dez 01, 2025 Eventos

Marvio Ciribelli em dose dupla: aclamado pianista agita…

Nov 28, 2025 Eventos

B.Talks Botânico recebe Anna Paola Frade Pimenta da…

Nov 28, 2025 Eventos

É AMANHÃ! Museu Judaico de SP apresenta panorama da…

Nov 27, 2025 Eventos

Concerto reúne 100 pessoas com e sem deficiência para…

Nov 27, 2025 Eventos

Museu da Energia de São Paulo conecta história, ciência…

Nov 26, 2025 Eventos

Ecos da Amazônia - A orquestra binacional que aproxima…

Nov 26, 2025 Eventos

Curitiba ganha festival que vai unir literatura e…

Nov 25, 2025 Eventos

Enaldinho estreia “A Origem de Happy/Angry” e faz…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version