SEGS Portal Nacional

Eventos

O Mundo do Circo SP promove a primeira edição do “Seminário Circense – Percursos e Processos Criativos”

  • Segunda, 29 Mai 2023 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Oficinas gratuitas vão abordar temas como dança acrobática, criação circense e malabarismo; o espetáculo “Malabamétrico” encerra o Seminário no sábado (3) às 17h e estará aberto para visitantes; oficinas presenciais são gratuitas, mas é necessária inscrição

O Mundo do Circo SP vai receber, de 29 de maio a 3 de junho, a primeira edição do “Seminário Circense – Percursos e Processos Criativos”, projeto de Artur Faleiros, da companhia paulista de circo Amálgama. As oficinas são gratuitas e os interessados devem se inscrever pelo link https://bit.ly/SeminarioCircense. O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte e fica localizado no Parque da Juventude, zona norte da capital paulista. O projeto foi premiado pelo ProAC.

“Com essa iniciativa pioneira no Mundo do Circo SP, buscamos dividir reflexões, ferramentas e métodos para apoiar a criatividade, a produção e a formação de público circense”, disse Glaucio Franca, diretor-geral da Amigos da Arte. Desde que foi inaugurado, há pouco mais de cinco meses, O Mundo do Circo SP já reuniu cerca de 70 mil pessoas. “Um lugar incrível, mágico, e que tem sido uma opção cultural importante para a reunião de famílias e amigos de todas as idades”, concluiu Franca.

O Seminário será composto por duas rodas de conversa online e cinco oficinas presenciais. Todas as atividades fazem parte do projeto “Circulação Malabamétrico”, que foi contemplado pelo edital ProAc, programa de incentivo à cultura do governo do Estado de São Paulo.

Os bate-papos virtuais, livres e abertos ao público, acontecem na segunda-feira (29) e na quarta-feira (31), com os temas “Gestão de Carreiras Artísticas: Uma reflexão sobre a atuação de artistas circenses” e “Percursos e processos de criação circense”, respectivamente. Ambos serão mediados pelo criador, intérprete, malabarista e dançarino Artur Faleiros com a participação da companhia de circo paulista Amálgama. Interessados podem acompanhar pelo canal do Youtube - @faleiros.art.

As oficinas presenciais também são gratuitas, mas sujeitas a capacidade máxima de 20 vagas por curso. Todas acontecem na Lona Multiuso do Mundo do Circo SP.

A primeira acontece na terça-feira (30) sob o tema “A dança acrobática como estímulo pro movimento” com apresentação da criadora-intérprete, aerealista, acrobata e dançarina Marina Viski, das 11h às 13h. Na sequência, na quarta-feira (31), entra em cena a oficineira Laura Faleiros, que também das 11h às 13h, fará o seminário “Princípios da dança aplicados à prática circense”.

O malabarista e dançarino Guilherme Bressane fará a oficina “Mímica nas artes circenses”, na quinta-feira (1) das 11h às 13h.

Na sexta-feira (2), Artur Faleiros volta para abordar dois temas. “Linguagem, Conceitos e Códigos Circenses”, das 11h ás 13h e “Práticas e Percursos da Criação Circense”, das 14h às 16h.

O Mundo do Circo SP encerra o Seminário no sábado (3) com a apresentação de “Malabamétrico”, na Grande Lona, às 17h. O espetáculo fala de um personagem com Transtorno Obsessivo Compulsivo que luta contra suas próprias paranoias e apresenta uma coreografia permeada por improvisações absurdas com muito malabarismo, acrobacia e dança. O espetáculo será aberto para visitantes.

Artur Faleiros, Marina Viski, Laura Faleiros e Guilherme Bressane são os criadores da companhia Amálgama, surgida em 2018. A companhia acumula e aposta na experiência de mais de dez anos de carreira de cada integrante e nas relações que ligam o quarteto. Cada artista tem um trabalho solo na linguagem específica que desenvolve, como circo, dança e teatro.

Mais informações, acesse o site www.mundodocircosp.com.br

Sobre O Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo-, além do Picadeiro Aberto.

A Grande Lona é o espaço dos circos itinerantes, com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abriga grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações. Um terceiro espaço, a Lona Exposição, desde a inauguração do programa apresenta “Mundo do Circo”, exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando as várias modalidades artísticas circenses. O Picadeiro Aberto é dedicado a espetáculos e números de rua.

Além das apresentações, o espaço é preparado para acolher residências, convivência entre grupos e compartilhamento de experiências. Também será um núcleo de qualificação técnica, estética e de desenvolvimento institucional de empreendimentos circenses, abrigando oficinas e ações de incubação.

A expectativa é que futuramente a Vila dos Artistas receba caravanas circenses itinerantes. Em uma segunda fase, há a previsão da instalação de loja para venda de objetos relacionados ao universo circense bem como uma praça de alimentação.

O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões do governo do Estado de São Paulo e ocupa um espaço de mais de 10 mil m2 do Parque da Juventude.

Com a ação, o Parque da Juventude, gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e que completa 20 anos em 2023, passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a Escola Técnica Estadual (ETEC).

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP e da plataforma de streaming e vídeo por demanda CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos.

Em seus mais de 18 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mar 18, 2026 Eventos

Galatea traz primeira exposição de Park Chae Biole e…

Mar 18, 2026 Eventos

Sitarista mais famosa do mundo se apresenta em Curitiba…

Mar 17, 2026 Eventos

O universo das máquinas e motores é o novo produto do…

Mar 17, 2026 Eventos

“A alma humana, você e o universo de Jung”: no último…

Mar 17, 2026 Eventos

PremieR e TFSports unem forças e convocam cães para as…

Mar 16, 2026 Eventos

CAIXA Cultural Fortaleza recebe exposição "Meu Brasil…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version