SEGS Portal Nacional

Eventos

CineSesc continua em maio com mostra de filmes conduzidos pelo olhar de personagens

  • Quinta, 04 Mai 2023 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alerrandre Barros
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

First Cow 01. Courtesy of A24

São mais de cem sessões gratuitas de obras do Brasil, do Japão e dos Estados Unidos em 13 unidades do Sesc RJ

A temporada 2023 do CineSesc continua em maio com sessões de cinema gratuitas nas unidades do Sesc em Copacabana, Ramos, Madureira e Tijuca. Com o tema “Narrativas do olhar”, a mostra deste mês reúne obras que tem a sua narrativa conduzida a partir do olhar e dos sentimentos de suas personagens, ora dialogando com o cinema de gênero, ora se aproximando do cinema experimental.

“Usamos o termo cinema de gênero para definir quando um conjunto de filmes se assemelha em seus elementos cinematográficos, a partir de uma abordagem temática ou de estilo marcada por convenções. No caso desta mostra, sãos filmes que manejam elementos ora da fantasia e da ficção científica, ora do faroeste, da aventura e do filme de assalto para fundar as bases de suas narrativas. Com esses filmes, propomos um debate a respeito da maestria dos seus diretores em dominar as estruturas cinematográficas e, ao mesmo tempo, subvertê-las e nos surpreender a cada cena”, afirma Leandro Luz, analista de Audiovisual do Sesc RJ, e um dos curadores dos filmes.

Serão mais de cem sessões, ao longo deste mês, em 13 unidades do Sesc RJ, sendo quatro delas na capital (Copacabana, Madureira, Ramos e Tijuca). Na Região Metropolitana e no interior, o circuito passa por Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Campos, Nova Friburgo, Teresópolis, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, e no Teatro Rosinha de Valença.

Os longas em cartaz são First Cow – a primeira vaca (2021), No coração do mundo (2019), O funeral das rosas (1969), Última cidade (2020) e a animação Além da lenda – o filme (2022). Os títulos são oriundos de diretores do Brasil, dos Estados Unidos e dos Japão.

Com foco em produções de diversos estilos e países que tiveram pouco destaque no circuito comercial brasileiro, o projeto CineSesc tem o objetivo de fomentar o debate acerca dos filmes e propor uma reflexão a partir de seus temas e de suas narrativas. Confira a agenda e as sinopses abaixo ou no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br).

PROGRAMAÇÕES POR UNIDADE

COPACABANA
First Cow – A Primeira Vaca: 10/5, 16h
No Coração do Mundo: 17/5, 16h
O Funeral das Rosas: 24/5, 16h
Última Cidade: 31/5, 16h
Além da Lenda – o Filme: 3/5, 16h

MADUREIRA
First Cow: A Primeira Vaca: 10/5, 18h30
No Coração do Mundo: 17/5, 18h30
Última Cidade: 31/5, 18h30
Além da Lenda – o Filme: 28/5, 16h

RAMOS
First Cow: A Primeira Vaca: 13/5, 14h
No Coração do Mundo: 20/5, 14h
O Funeral das Rosas: 27/5, 14h
Última Cidade: 6/5, 14h
Além da Lenda – o Filme: 28/5, 14h

TIJUCA
First Cow: A Primeira Vaca: 10/5, 19h30; 24/5, 15h; 31/5, 17h
No Coração do Mundo: 3/5, 15h; 10/5, 17h; 17/5*, 19h30; 31/5, 15h
O Funeral das Rosas: 3/5, 17h; 10/5, 15h; 17/5, 17h; 24/5, 19h30
Última Cidade: 3/5, 19h30; 17/5, 15h; 24/5, 17h; 31/5, 19h30
Além da Lenda – o Filme: 6, 13, 20 e 27/5, 10h e 11h30
*Sessão seguida de debate com a professora, curadora e realizadora Tetê Mattos

SINOPSES

FIRST COW – A PRIMEIRA VACA

Kelly Reichardt | Estados Unidos | 2021 | 122 min | Ficção | 12 anos

Em 1820, um cozinheiro solitário e habilidoso viaja para o território do Oregon, onde conhece um imigrante chinês que também busca criar sua fortuna. Logo, eles se unem em um perigoso esquema para roubar leite de uma premiada vaca local – a primeira e única em todo o território.

NO CORAÇÃO DO MUNDO

Gabriel Martins e Maurílio Martins | Brasil | 2019 | 120 min | Ficção | 16 anos

Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos os seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.

O FUNERAL DAS ROSAS

Toshio Matsumoto | Japão | 1969 | 105 min | Ficção | 18 anos

Tóquio, anos 60. A nova estrela do Bar Genet é a ícone transgênero Eddie, cuja confiança ameaça a madame do local, Leda, mas atrai Gonda, o dono do bar, a colocando em uma perigosa intriga. Apresentado em versão restaurada, O Funeral das Rosas é uma obra fundamental da nouvelle vague japonesa e do cinema LGBTQIA+. Essa releitura original de “Édipo Rei” influenciou diretamente o clássico “Laranja Mecânica” de Stanley Kubrick. O diretor Toshio Matsumoto dobra e distorce o tempo como Resnais em “O Ano Passado em Marienbad”, criando uma obra original e marcante na história do cinema mundial.

ÚLTIMA CIDADE

Victor Furtado | Ceará/Brasil | 2020 | 70 min | Ficção | Livre

João, montado no seu cavalo Cruzeiro, e na companhia de um andarilho chamado Tahiel, adentra uma grande cidade do nordeste brasileiro para enfrentar aquele que tomou suas terras e acabou com sua família.

ALÉM DA LENDA – O FILME

Marília Mafé e Marcos França | Brasil | 2022 | 86 min | Animação | Livre.

Um livro sagrado reúne todas as lendas do folclore brasileiro, e é mantido em segredo e escondido na Montanha Coração do Brasil, que só é revelada uma vez por ano, justamente no dia 31 de outubro, dia do Saci. Só que a data está esquecida por muitos brasileiros, que preferem comemorar o Halloween. Um trio símbolo do Dias das Bruxas, a gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, vêm ao país com a ideia de capturar o secreto livro e assim dominar as lendas brasileiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 23, 2025 Eventos

Fábricas de Cultura da Zona Leste, São Bernardo do…

Dez 23, 2025 Eventos

Museu da Imaginação apresenta programação de Férias com…

Dez 22, 2025 Eventos

25ª edição do Psycho Carnival acontece de 12 a 16 de…

Dez 22, 2025 Eventos

Desconto de Natal: Zoo São Paulo, Simba Safari e Jardim…

Dez 19, 2025 Eventos

Orquestra Canto da Viola realiza “Cantata de Natal” no…

Dez 19, 2025 Eventos

Muato encerra temporada de “Derê - Concerto Sobre o…

Dez 18, 2025 Eventos

Fim de ano no Museu da Língua Portuguesa com exposição…

Dez 18, 2025 Eventos

Bruninho & Davi levam projeto Violada ao Varanda…

Dez 17, 2025 Eventos

Cinco exposições para ver em São Paulo nas últimas…

Dez 17, 2025 Eventos

Santos Dumont é tomada pela magia na primeira Parada…

Dez 16, 2025 Eventos

Dhenni Santos estreia no Centro da Música Carioca Artur…

Dez 16, 2025 Eventos

Information Society, Thea Austin (SNAP!) e Noel…

Dez 15, 2025 Eventos

Exposição inédita traz pôsteres raros do cinema a SP

Dez 15, 2025 Eventos

Sonho de Natal Barbacena 2025 faz nevar na Cidade das…

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version