SEGS Portal Nacional

Eventos

CineSesc continua em maio com mostra de filmes conduzidos pelo olhar de personagens

  • Quinta, 04 Mai 2023 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alerrandre Barros
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

First Cow 01. Courtesy of A24

São mais de cem sessões gratuitas de obras do Brasil, do Japão e dos Estados Unidos em 13 unidades do Sesc RJ

A temporada 2023 do CineSesc continua em maio com sessões de cinema gratuitas nas unidades do Sesc em Copacabana, Ramos, Madureira e Tijuca. Com o tema “Narrativas do olhar”, a mostra deste mês reúne obras que tem a sua narrativa conduzida a partir do olhar e dos sentimentos de suas personagens, ora dialogando com o cinema de gênero, ora se aproximando do cinema experimental.

“Usamos o termo cinema de gênero para definir quando um conjunto de filmes se assemelha em seus elementos cinematográficos, a partir de uma abordagem temática ou de estilo marcada por convenções. No caso desta mostra, sãos filmes que manejam elementos ora da fantasia e da ficção científica, ora do faroeste, da aventura e do filme de assalto para fundar as bases de suas narrativas. Com esses filmes, propomos um debate a respeito da maestria dos seus diretores em dominar as estruturas cinematográficas e, ao mesmo tempo, subvertê-las e nos surpreender a cada cena”, afirma Leandro Luz, analista de Audiovisual do Sesc RJ, e um dos curadores dos filmes.

Serão mais de cem sessões, ao longo deste mês, em 13 unidades do Sesc RJ, sendo quatro delas na capital (Copacabana, Madureira, Ramos e Tijuca). Na Região Metropolitana e no interior, o circuito passa por Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Campos, Nova Friburgo, Teresópolis, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, e no Teatro Rosinha de Valença.

Os longas em cartaz são First Cow – a primeira vaca (2021), No coração do mundo (2019), O funeral das rosas (1969), Última cidade (2020) e a animação Além da lenda – o filme (2022). Os títulos são oriundos de diretores do Brasil, dos Estados Unidos e dos Japão.

Com foco em produções de diversos estilos e países que tiveram pouco destaque no circuito comercial brasileiro, o projeto CineSesc tem o objetivo de fomentar o debate acerca dos filmes e propor uma reflexão a partir de seus temas e de suas narrativas. Confira a agenda e as sinopses abaixo ou no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br).

PROGRAMAÇÕES POR UNIDADE

COPACABANA
First Cow – A Primeira Vaca: 10/5, 16h
No Coração do Mundo: 17/5, 16h
O Funeral das Rosas: 24/5, 16h
Última Cidade: 31/5, 16h
Além da Lenda – o Filme: 3/5, 16h

MADUREIRA
First Cow: A Primeira Vaca: 10/5, 18h30
No Coração do Mundo: 17/5, 18h30
Última Cidade: 31/5, 18h30
Além da Lenda – o Filme: 28/5, 16h

RAMOS
First Cow: A Primeira Vaca: 13/5, 14h
No Coração do Mundo: 20/5, 14h
O Funeral das Rosas: 27/5, 14h
Última Cidade: 6/5, 14h
Além da Lenda – o Filme: 28/5, 14h

TIJUCA
First Cow: A Primeira Vaca: 10/5, 19h30; 24/5, 15h; 31/5, 17h
No Coração do Mundo: 3/5, 15h; 10/5, 17h; 17/5*, 19h30; 31/5, 15h
O Funeral das Rosas: 3/5, 17h; 10/5, 15h; 17/5, 17h; 24/5, 19h30
Última Cidade: 3/5, 19h30; 17/5, 15h; 24/5, 17h; 31/5, 19h30
Além da Lenda – o Filme: 6, 13, 20 e 27/5, 10h e 11h30
*Sessão seguida de debate com a professora, curadora e realizadora Tetê Mattos

SINOPSES

FIRST COW – A PRIMEIRA VACA

Kelly Reichardt | Estados Unidos | 2021 | 122 min | Ficção | 12 anos

Em 1820, um cozinheiro solitário e habilidoso viaja para o território do Oregon, onde conhece um imigrante chinês que também busca criar sua fortuna. Logo, eles se unem em um perigoso esquema para roubar leite de uma premiada vaca local – a primeira e única em todo o território.

NO CORAÇÃO DO MUNDO

Gabriel Martins e Maurílio Martins | Brasil | 2019 | 120 min | Ficção | 16 anos

Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos os seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.

O FUNERAL DAS ROSAS

Toshio Matsumoto | Japão | 1969 | 105 min | Ficção | 18 anos

Tóquio, anos 60. A nova estrela do Bar Genet é a ícone transgênero Eddie, cuja confiança ameaça a madame do local, Leda, mas atrai Gonda, o dono do bar, a colocando em uma perigosa intriga. Apresentado em versão restaurada, O Funeral das Rosas é uma obra fundamental da nouvelle vague japonesa e do cinema LGBTQIA+. Essa releitura original de “Édipo Rei” influenciou diretamente o clássico “Laranja Mecânica” de Stanley Kubrick. O diretor Toshio Matsumoto dobra e distorce o tempo como Resnais em “O Ano Passado em Marienbad”, criando uma obra original e marcante na história do cinema mundial.

ÚLTIMA CIDADE

Victor Furtado | Ceará/Brasil | 2020 | 70 min | Ficção | Livre

João, montado no seu cavalo Cruzeiro, e na companhia de um andarilho chamado Tahiel, adentra uma grande cidade do nordeste brasileiro para enfrentar aquele que tomou suas terras e acabou com sua família.

ALÉM DA LENDA – O FILME

Marília Mafé e Marcos França | Brasil | 2022 | 86 min | Animação | Livre.

Um livro sagrado reúne todas as lendas do folclore brasileiro, e é mantido em segredo e escondido na Montanha Coração do Brasil, que só é revelada uma vez por ano, justamente no dia 31 de outubro, dia do Saci. Só que a data está esquecida por muitos brasileiros, que preferem comemorar o Halloween. Um trio símbolo do Dias das Bruxas, a gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, vêm ao país com a ideia de capturar o secreto livro e assim dominar as lendas brasileiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mar 18, 2026 Eventos

Galatea traz primeira exposição de Park Chae Biole e…

Mar 18, 2026 Eventos

Sitarista mais famosa do mundo se apresenta em Curitiba…

Mar 17, 2026 Eventos

O universo das máquinas e motores é o novo produto do…

Mar 17, 2026 Eventos

“A alma humana, você e o universo de Jung”: no último…

Mar 17, 2026 Eventos

PremieR e TFSports unem forças e convocam cães para as…

Mar 16, 2026 Eventos

CAIXA Cultural Fortaleza recebe exposição "Meu Brasil…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version