SEGS Portal Nacional

Eventos

Abertura das Inscrições para a 12ª edição do concurso nacional de fotografias Prix Photo Aliança Francesa

  • Terça, 11 Abril 2023 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Monteiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Turma do Índio, Copacabana, 2007 - Vincent Rosenblatt

Sob o tema "(Além do) Clichê”, os candidatos poderão realizar suas inscrições do dia 14 de abril até o dia 29 de maio de 2023 diretamente no site: www.prixphotoaf.com.br

O primeiro lugar ganha uma viagem a Paris, além de uma exposição coletiva com os três primeiros colocados na Galeria da Aliança Francesa de Botafogo.

Em sua 12ª edição, o Prix Photo Aliança Francesa importante concurso nacional de fotografia da Aliança Francesa é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, e busca valorizar propostas artísticas originais, experimentais, sejam abstratas ou documentais, e que possam oferecer um olhar diferenciado sobre as temáticas atuais propostas pelo concurso e que representam um eco das grandes questões de nosso tempo.

Sob o tema "(Além do) Clichê”, os candidatos interessados poderão se inscrever do dia 14 de abril até o dia 29 de maio de 2023 diretamente no site: www.prixphotoaf.com.br.

Após o preenchimento online da ficha de inscrição, os participantes deverão também enviar, através do site, uma série com 10 fotografias, coloridas ou em preto e branco, sobre o tema “(Além do) Clichê”, proposto nesta edição e ilustrado pela fotografia Turma do Índio, Copacabana, 2007, da série Bate-bola - Rio Carnaval Secreto, do fotógrafo Vincent Rosenblatt. O clichê está presente nas mais diversas áreas e todas poderão ser exploradas pelos participantes: representações ligadas a nacionalidades, gêneros, eventos, comportamentos, etc. As imagens poderão ser manipuladas ou não, precisam ser apresentadas em formato JPG e respeitar o tamanho máximo de 2MB. Todas as fotografias devem ser obtidas por meio de equipamento analógico (câmera de qualquer formato, pinhole ou outra técnica) ou digital.

O 12º Prix Photo Aliança Francesa premiará o primeiro colocado, com uma viagem à França para reuniões profissionais em parceria com a rede Diagonal, com passagens da Air France. O segundo colocado poderá participar de uma residência à distância de formatação de fotolivro ministrada pelos editores da Lovely House.

Uma novidade desta edição é que os dois primeiros colocados do concurso terão suas fotografias projetadas no festival francês de fotografia "Les Rencontres d'Arles", em parceria com a Iandé, uma plataforma cultural internacional focada na França e que também divulga sobre a fotografia brasileira.

O terceiro colocado e o vencedor do Prêmio do Júri Popular receberão uma mentoria profissional, realizada à distância, com o Ateliê Oriente. Além dos principais prêmios, haverá menções especiais, com o prêmio Photoclimat, que oferecerá a difusão do portfólio na Maison du Climat, em Paris - em parceria com a Bienal Photoclimat, e com o prêmio Foto Analógica do CentroFotoCopa que oferecerá três cameras analógicas e uma oficina de introdução ao universo da fotografia analógica.

Os três primeiros colocados participam da exposição coletiva na Galeria da Aliança Francesa de Botafogo.

“O Prix Photo das Alianças Francesas é uma ferramenta central no diálogo e nas relações entre as cenas artísticas brasileiras e franceses ajudando cada vez mais os talentos brasileiros a se aproximar dos profissionais francófonos “, afirma Quentin Richard, Coordenador Cultural da rede das Alianças Francesas.

Participam do Júri : Erika Negrel, secretária geral da Diagonal, rede francesa de locais de exibição, prática e produção fotográfica; Karl Joseph nascido em Cayenne, Guiana, onde foi co-fundador da bienal Rencontres Photographiques de Guyane e da qual é diretor artístico; Lilia Schwarcz é uma das mais renomadas historiadoras do Brasil. Professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e Global Scholar na Universidade de Princeton desde 2015, atua como curadora adjunta para histórias e narrativas no Museu de Arte de São Paulo e é colunista do jornal Nexo; Luciana Molisani é editora, curadora de livros de arte e desenhista gráfica, graduada em Artes Visuais pela FAAP-SP; Marcela Bonfim, economista e fotógrafa; Nicolas Henry, fotógrafo e diretor artístico francês. Primeiro, designer de iluminação e cenógrafo, depois, diretor do projeto “6 milliards d'autres” de Yann Arthus-Bertrand; Paulo Marcos de Mendonça Lima é fotógrafo profissional desde 1980, curador, professor, produtor cultural, coordenador de exposições e membro do grupo gestor do FotoRio. Desde 2016, dirige o Ateliê Oriente junto com Kitty Paranaguá; Rosa Luz é mulher trans, negra, artista visual, rapper, performer e comunicadora e Yolande Mary, Co-fundadora e diretora da galeria Confluence, um espaço dedicado a difusão da fotografia contemporânea em Nantes em 2004, hoje co-dirige este lugar que se tornou desde 2022 o Centro Claude Cahun.

O concurso é organizado pela rede das Alianças Francesas no Brasil, com o apoio da Air France, da rede francesa de exposição e fotografia Réseau Diagonal, do Centro carioca de fotografia e artes Ateliê Oriente, da editora paulista Lovely House, da loja carioca de fotografia CentroFotoCopa, da bienal de fotografia social e ambiental Photoclimat, da plataforma cultural internacional francesa, Iandé, assim como da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.

Sobre o Tema "(Além do) Clichê”

Este ano, o concurso traz um termo que, tanto na língua francesa quanto na língua portuguesa, designa a própria fotografia: o clichê (ou cliché). Embora o clichê possa estar associado à sensação de familiaridade e conforto, no campo das artes, pode logo ganhar ares de vilão. Lançar mão de clichés, ainda mais para retratar culturas diferentes, por mais lisonjeiro que possam parecer, acaba se tornando reducionista e superficial, quando não contribui para uma homogeneização das representações. Por isso, o convite é para ir além do clichê! Libertar-se por completo do clichê, trazendo o que é original, criativo, inovador, surpreendente, inusitado! Ou, até mesmo, um convite para desconstruir o clichê, mergulhar em sua essência, procurar compreendê-lo para melhor destacar o que ele deixa de mostrar, os aspectos que ficaram de fora. Convidamos os fotógrafos a irem além do clichê, desprender-se do básico, ousando e experimentando novas técnicas, novos formatos e novos olhares. Pode, por exemplo, ser a ocasião de revisitar a cena da campanha publicitária da família-margarina.

Alguns mais locais, outros universais, os clichês podem ser o ponto de partida, servindo de base ou referência para o trabalho apresentado. As possibilidades a serem exploradas são múltiplas. O intuito não será simplesmente reproduzi-los, mas propor uma releitura, que pode vir acompanhada de humor, aproximando-se da paródia, ou adotando tom mais sério, de crítica e, até mesmo, denúncia. Se o clichê está associado ao lugar comum, o diferencial é incluir o elemento surpresa, trazendo de volta a originalidade diante do que já era esperado ou conhecido.

SOBRE A 11° EDIÇÃO DO PRIX PHOTO

O prêmio nacional de fotografia da Aliança Francesa apresenta as séries ganhadoras de sua 11a edição, além dos contemplados com os prêmios Lovely House, Photoclimat, júri popular e menção honrosa do concurso.

Sob o tema “Sonhos”, o concurso ofereceu ao primeiro colocado uma viagem à França, com passagens Air France, para encontros profissionais em parceria com a rede Diagonal, além de uma exposição coletiva com os portfólios vencedores na Galeria da Aliança Francesa de Botafogo. Já o 2º e 3º lugar, foram premiados com uma residência artística e uma mentoria profissional em parceria com Ateliê Oriente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Dez 08, 2025 Eventos

The Cavern Club São Paulo recebe Andreas Kisser com o…

Dez 08, 2025 Eventos

Teatro Firjan SESI Centro recebe Muato e seu “Concerto…

Dez 05, 2025 Eventos

Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado "Papagaios"…

Dez 05, 2025 Eventos

Final do Troféu Brasil de Triathlon acontece dia 14 de…

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Dez 03, 2025 Eventos

Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e…

Dez 03, 2025 Eventos

Olimpia recebe show do grupo Roupa Nova dia 5 de…

Dez 02, 2025 Eventos

Cisne Negro estreia neste sábado a 42º temporada de "O…

Dez 01, 2025 Eventos

Festival Brasil Sertanejo agita a Esplanada do Mineirão…

Dez 01, 2025 Eventos

Marvio Ciribelli em dose dupla: aclamado pianista agita…

Nov 28, 2025 Eventos

B.Talks Botânico recebe Anna Paola Frade Pimenta da…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version