SEGS Portal Nacional

Eventos

“Banda do Villa” em concerto no Conservatório de Tatuí

  • Terça, 27 Setembro 2022 10:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Banda do Villa - Funarte e UFRJ
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Dia 29 de setembro, às 20h, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta, no Teatro Procópio Ferreira, obras de Villa-Lobos e de outros grandes compositores, com arranjos inéditos. Concerto tem ingressos gratuitos e faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria Funarte e UFRJ.

No próximo dia 29 de setembro, às 20h, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta “A Banda do Villa”, espetáculo com um repertório de músicas de compositores brasileiros – Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Thiers Cardoso e Liduíno Pitombeira, com regência de Marcelo Jardim e de Marco Almeida Jr. O concerto será realizado no Auditório do Teatro Procópio Ferreira - Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP) e é uma iniciativa do Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos, parceria Funarte – Fundação Nacional de Artes e UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, contando também com a parceria da Sustenidos Organização Social de Cultura, gestora do Conservatório Dramático e Musical da cidade paulista. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no link: https://bit.ly/3vZGIRB.

O projeto “A Banda do Villa” faz parte da pesquisa de doutorado de Marcelo Jardim, para a qual arranjou e editou – para a utilização em bandas e corais – partituras que o maestro Villa-Lobos escrevera originalmente para a Semana de Arte Moderna de 1922. “Esse estudo vem sendo desenvolvido desde 2011 e tem como objetivo a restauração das partituras da obra de Heitor Villa-Lobos, mantendo suas características originais, mas com atualização da instrumentação para banda sinfônica”, explica Jardim.

O Programa

Villa-Lobos (1887-1959):

Pro Pax (Grande Marcha Triunfal, 1912), Brasil Novo (marcha, 1922), Desfile aos Heróis do Brasil (marcha, 1936), Meu País (canção cívica, 1939), Hino à Vitória (hino, 1942)

De Thiers Cardoso (1913 – 2000):

7 de Setembro (dobrado, 1937),

Villa-Lobos 1887-1959:

O Canto do Pagé (marcha-rancho, canção, 1933), O Pião (canção folclórica, 1935), Cantar para Viver (canção cívica, 1939)

Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935):

Celebrando Chiquinha Gonzaga (2022, arranjo: Hudson Nogueira)

Solista: Valquíria Porciúncula (oboé) * estreia do arranjo

Villa-Lobos (1887-1959):

Suíte Popular Brasileira (1908-1912, arranjo: Hudson Nogueira)*

I Mazurka-Choro, II Schottisch-Choro, III Valsa-Choro, IV Gavota-Choro, V Chorinho

Modinha (1923, arranjo: Hudson Nogueira)*

Choros n. 1 (1923, arranjo: Hudson Nogueira)*

(*) estreia do arranjo

Liduíno Pitombeira (1962):

Cine-Teatro 5 de Julho (estreia mundial)

Sobre “A Banda do Villa” - a obra para banda de música de Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos sempre valorizou a banda de música como uma forma de expressão artística e como uma das mais importantes ferramentas de musicalização para o país. Em vários momentos de sua vida, dedicou à banda, e a seus maestros, composições que evidenciavam sua fé na música brasileira e na educação de um povo através da arte. Surgiram assim inúmeros hinos, marchas, canções patrióticas, cívicas ou de estímulo à profissão e ao trabalho, canções folclóricas e canções populares, entre obras originais, arranjos e transcrições de obras de outros autores.

A parceria entre o Conservatório de Tatuí e a Escola de Música da UFRJ foi viabilizada através dos projetos do programa Arte de Toda Gente, entre a UFRJ e a Funarte, e fortaleceu o propósito de levar a cabo a restauração das partituras de cada uma das obras, mantendo suas características originais, mas com atualização da instrumentação para a banda sinfônica. O conjunto de obras escritas durante o período representa um dos mais importantes exemplos do que se produziu para bandas de música na primeira metade do século XX no Brasil, e com a assinatura musical de um dos mais significativos compositores mundiais.

E a esse conjunto, somaram-se novos arranjos de obras originalmente escritas para piano ou violão, trazendo para o universo da banda de música e banda sinfônica momentos musicais de rara beleza, dos gêneros da música popular na qual Villa-Lobos sempre encontrou inspiração, pensados como se fossem obras originais para a formação de sopros e de percussão. Tal possibilidade se deu pela maravilhosa condução dos arranjos, pelo compositor Hudson Nogueira. O suporte para que tudo pudesse ser disponibilizado para as estantes dos músicos foi de outro excelente músico, e referência nas edições musicais, Edson Lopes.

Sempre, em sua trajetória, Villa-Lobos procurou evidenciar a riqueza da cultura e arte no Brasil, e resgatou preciosidades da música e do folclore nacional, dos recantos do país, das influências de todos os povos que aqui habitaram e que passaram a fazer parte de sua sonoridade.

Marcelo Jardim em foto de R. Bompiani - Divulgação

Marcelo Jardim (acima) é diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor-orientador do PROMUS - Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. É doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, e mestre e bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É coordenador geral da parceria Arte de Toda Gente, para a realização dos Projetos UFRJ-Funarte, com abrangência nacional, o que inclui o Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos, o Bossa Criativa – Arte de Toda Gente e o Um Novo Olhar, destinado a acessibilidade cultural. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda. Mantém constante agenda como regente convidado, palestrante e professor, com atuação com orquestras e bandas sinfônicas, festivais, seminários, simpósios e congressos, no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.

Arte de Toda Gente | Sistema Nacional de Orquestras Sociais | Projeto Bandas

Em 2020 teve início a parceria Arte de Toda Gente entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos incluiu-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Tal parceria atualmente viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

O projeto Sinos

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

Serviço:
Banda do Villa – Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Onde: Auditório do Teatro Procópio Ferreira – Conservatório Dramático e Musical de Tatuí
Quando: 29 de setembro de 2022, 20h
Entrada: ingressos gratuitos disponíveis no link https://bit.ly/3vZGIRB
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Sustenidos Organização Social de Cultura
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Jan 21, 2026 Eventos

"Samuel Rosa Tour" volta a São Paulo

Jan 21, 2026 Eventos

Festival Repique volta à região com Zeca Pagodinho e…

Jan 20, 2026 Eventos

Fala Sério, Mãe! – Elas só mudam de endereço

Jan 20, 2026 Eventos

CARNAVAL DE RUA - ABBC dá largada oficial ao…

Jan 19, 2026 Eventos

Simone Mendes estreia no palco do Espaço Unimed com…

Jan 19, 2026 Eventos

Aniversário de São Paulo: Japan House São Paulo tem…

Jan 16, 2026 Eventos

Rafael Chavez abre mostra 'Jardim Flamejante' inspirada…

Jan 16, 2026 Eventos

Confira a agenda de janeiro e fevereiro e os shows já…

Jan 15, 2026 Eventos

Mercadão recebe série inédita de telas em grafite…

Jan 15, 2026 Eventos

VR Play inicia operação no Shopping Palladium Curitiba

Jan 14, 2026 Eventos

Davi Quaresma faz sequência de Apresentações em São…

Jan 14, 2026 Eventos

Museu do Futebol exibe camisas históricas inéditas a…

Jan 13, 2026 Eventos

Últimas semanas para visitar a exposição 'Desejo…

Jan 13, 2026 Eventos

Evento gratuito com exposição de gatos exóticos…

Jan 12, 2026 Eventos

Festival gratuito Rio Bossa Nossa reúne música, esporte…

Jan 12, 2026 Eventos

Thiaguinho Transforma Vila JK Em Roda de Pagode Com…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version