Logo
Imprimir esta página

Oficinas gratuitas do Projeto Contos Brasileiros, em Barrocas, começam dia 26

Oficinas gratuitas do Projeto Contos Brasileiros, em Barrocas, começam dia 26

Com patrocínio da mineradora Equinox Gold, iniciativa capacitará professores e alunos para realização da pesquisa de campo, que resultará em livro de memórias do município baiano

Falta pouco para que professores e alunos de escolas de Barrocas saiam pela cidade em pesquisa de campo, na busca por histórias interessantes, explicações para nomes de ruas, mitos e personagens do município. Nos dias 26 e 27 de maio (quinta e sexta-feira), será dada a largada para esse trabalho, com a realização de duas oficinas gratuitas, que fazem parte do Projeto Contos Brasileiros, uma iniciativa viabilizada por meio do patrocínio da mineradora Equinox Gold. O objetivo do projeto é resgatar e registrar a cultura de Barrocas, além de contribuir para o desenvolvimento do ensino de História, Literatura, Língua Portuguesa, Artes e Geografia. As informações coletadas serão reunidas em um livro de contos e também gravadas em áudio para, posteriormente, serem distribuídas para a comunidade.

A primeira oficina, no dia 26, é destinada a professores locais e será ministrada pela renomada contadora de histórias e escritora mineira Flora Manga. Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela especializou-se, em Belo Horizonte e São Paulo, na arte de contar histórias e tem viajado o Brasil, há 10 anos, compartilhando técnicas de storytelling. O segundo treinamento, no dia 27, será ministrado pelos próprios participantes da primeira oficina e direcionado aos alunos. Ambas as atividades acontecerão às 9h, no Colégio Municipal de Barrocas. As vagas para assistir à oficina dos professores são limitadas, e os interessados, de qualquer disciplina, deverão fazer contato com a Secretaria Municipal de Educação. Será disponibilizado certificado para contagem de horas acadêmicas.

Pesquisa de Campo

Após a conclusão das oficinas, os professores e os alunos sairão em pesquisa de campo, para levantar os dados que irão rechear o audiolivro. A previsão é de entrega, gratuitamente, de 1.000 livros impressos à comunidade de Barrocas, até novembro deste ano, além da disponibilização dos contos no YouTube. O Projeto Contos Brasileiros é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Equinox Gold. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas e é uma realização de Janaina Dantas Barbosa Lopes, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Sobre a Equinox Gold

Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.

Sobre a Mineração Fazenda Brasileiro

Localizada na Bahia, a Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM) integra um importante contexto de crescimento da atividade de mineração no estado. Há mais de 30 anos em operação, desenvolve lavras tanto a céu aberto quanto em mina subterrânea. Em 2021, a CFEM recolhida totalizou R$ 8,3 milhões, mesmo montante de 2020, representando um reforço fundamental para as receitas públicas. Localizada em Barrocas, a FBDM é administrada, desde 2020, pelo Grupo Equinox Gold, que conta também com outro ativo no estado, a Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM).

Projeto Contos Brasileiros em Barrocas

A primeira oficina é destinada a professores locais e será ministrada pela renomada contadora de histórias e escritora mineira Flora Manga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto