SEGS Portal Nacional

Eventos

Palestra explica como combater incêndio na Serra do Japi

  • Sexta, 13 Mai 2022 11:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Livia Haddad
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento do Projeto Olhos da Serra será aberto ao público e busca engajar sociedade nas ações preventivas

Com a época de estiagem se aproximando, o cenário exige ações de prevenção e combate às queimadas, para não comprometer a biodiversidade e a saúde da população local. Para discutir o tema, o Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM) recebe no dia 14 de maio, a partir das 8 horas, a palestra “Estratégias para combate a incêndios na Serra do Japi”, que será seguida por um bate-papo para troca de experiências e uma oficina para construção de abafadores, que são utilizados para combater incêndio em vegetação e constituem uma ferramenta importante no combate às queimadas. O evento promovido pelo projeto Olhos da Serra é aberto ao público e tem como objetivo principal engajar a comunidade local e adjacente nas ações de prevenção aos incêndios.

Dará início à programação o líder da Brigada Núcleo de Proteção e Defesa Civil da Fazenda Chocolate Itu, Aldo Nunes, com uma palestra e um bate-papo. “Vamos explicar a importância para a população local receber um treinamento e saber usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. Isso pode diminuir de forma considerável o número de acidentes e garante uma resposta mais rápida no combate do início de incêndio”.

Para Guto Carvalho, da liderança de moradores da Serra do Japi, as pessoas que vivem no local são muito afetadas pelo aumento da seca. “Sou morador da região há mais de 25 anos e podemos ver o aumento da secura da Serra em várias dimensões. Vemos nascentes secando, chuvas que diminuem progressivamente, frentes frias que não chegam mais. Como consequência, os incêndios, que podem afetar os bichos, as plantas, nossas propriedades. Precisamos nos organizar para identificar os focos de incêndio e saber como agir de imediato”.

A diretora de cultura da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), Eliana Schiozer, explica que é essencial destacar, antes

de tudo, o primeiro caminho - a prevenção. “Apenas pessoas treinadas devem atuar, mas todos podem contribuir para melhorar a troca de informações, para os alertas e devem se preparar para saber agir com segurança em eventuais situações de risco. Este é nosso principal objetivo com a palestra”.

Eliana reforça que a população está convidada a participar da palestra, que acontece no CREAM, e lembra que as inscrições são limitadas devido à capacidade do auditório.

Serviço

Local: CREAM - Av. Atílio Gobo, 1586-2036 - Santa Clara

Data: 14/05/2022

Horário: 8h às 11h30

Programação:

8:00 - Recepção com café;

8:30 às 10:00 - Palestra e bate papo com Sr. Aldo Nunes (Fazenda Chocolate Itu), líder da brigada de incêndio;

10:00 às 10:30 - Café com troca de experiências;

10:30 às 11:30 - Oficina para construção de abafadores.

Sobre o Projeto Olhos da Serra

O projeto Olhos da Serra tem como objetivo sensibilizar moradores, comunidade local, órgãos gestores e turistas sobre a importância da conservação da Serra do Japi (Jundiaí/SP), território caracterizado por sua relevante biodiversidade e riqueza hídrica. As ações desenvolvidas visam também incentivar os moradores a colaborar com as ações de monitoramento e fiscalização, por meio de um canal de comunicação gerenciado pela Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara).

O projeto está sendo conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e a Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), com o patrocínio da Coca-Cola Foundation. Também apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Coca-Cola FEMSA Brasil, a Coca-Cola Brasil, a Fundação Serra do Japi, a DAE Jundiaí e a Global Environment & Technology Foundation (GETF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 27, 2026 Eventos

Confira 10 atrações de terror e suspense de arrepiar na…

Mar 27, 2026 Eventos

Lynyrd Skynyrd Em única apresentação no Rio Dia 5 de…

Mar 26, 2026 Eventos

Mitre Galeria exibe carcaça, individual de davi de…

Mar 26, 2026 Eventos

MIS oferece curso de direção para cinema em abril

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mar 18, 2026 Eventos

Galatea traz primeira exposição de Park Chae Biole e…

Mar 18, 2026 Eventos

Sitarista mais famosa do mundo se apresenta em Curitiba…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version