SEGS Portal Nacional

Eventos

Open Science Prize da IBM retorna com desafio de simulação quântica

  • Segunda, 13 Dezembro 2021 10:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Sant’Ana
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

IBM Quantum anuncia a segunda edição do Open Science Prize, prêmio que reconhece o desenvolvimento de soluções de código aberto para alguns dos problemas mais urgentes no campo da computação quântica. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até 16 de abril de 2022.

Este ano, o desafio apresentará um problema da área de simulação quântica que pode ser resolvido por uma das duas abordagens possíveis. A melhor solução de código aberto para cada abordagem receberá um prêmio de USD 40 mil, sendo que o vencedor geral receberá outros USD 20 mil.

A simulação de sistemas físicos em computadores quânticos é uma aplicação promissora de processadores quânticos. Por isso, o desafio desta nova edição pede aos participantes que simulem um modelo Hamiltoniano de Heisenberg para um sistema de três partículas em Jacarta, o sistema IBM Quantum 7-qubit. O objetivo é simular a evolução de um estado quântico conhecido com a maior precisão possível usando a trotterização.

A temática foi escolhida porque o modelo de Heisenberg é generalizado e relativamente simples, sendo, portanto, um ótimo ponto de partida para quem está começando a desbravar o universo quântico. Ainda, por ser um modelo universal, qualquer solução que melhore a capacidade de simulá-lo terá um grande impacto no campo da simulação quântica em geral.

Inscreva-se para vencer

Os participantes podem formar equipes de até cinco pessoas e escolher por resolver o problema de duas maneiras:

· Com o Qiskit Pulse, módulo Qiskit que permite aos usuários controlar em nível de pulso as portas quânticas

· Ou tentar resolver o problema usando o Qiskit padrão.

O Open Science Prize do ano passado foi um sucesso, com participantes usando o Qiskit Pulse para simular dois problemas desafiadores, com soluções que poderiam ajudar a avançar no campo da computação quântica. Foram mais de 30 inscrições para dois desafios de pesquisa de ponta que eram, e ainda são, questões em aberto na área. Os participantes usaram o Qiskit para executar mais de 6 bilhões de circuitos no sistema Casablanca de 7 qubit da IBM Quantum.

Esperamos ver ainda mais inscrições nesta nova edição, com a participação de toda a comunidade de computação quântica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 27, 2026 Eventos

Confira 10 atrações de terror e suspense de arrepiar na…

Mar 27, 2026 Eventos

Lynyrd Skynyrd Em única apresentação no Rio Dia 5 de…

Mar 26, 2026 Eventos

Mitre Galeria exibe carcaça, individual de davi de…

Mar 26, 2026 Eventos

MIS oferece curso de direção para cinema em abril

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mar 18, 2026 Eventos

Galatea traz primeira exposição de Park Chae Biole e…

Mar 18, 2026 Eventos

Sitarista mais famosa do mundo se apresenta em Curitiba…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version