SEGS Portal Nacional

Eventos

Museu Afro Brasil tem programação especial e entrada gratuita no Dia da Consciência Negra

  • Quarta, 17 Novembro 2021 10:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline Pontes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida em parceria com a Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura - preparou uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra.

A entrada ao museu, localizado no Parque Ibirapuera, será gratuita durante todo o sábado, dia 20 de novembro, permitindo que o público visite a exposição de longa duração de seu rico acervo, as cinco exposições temporárias em cartaz, além de participar das atividades especiais que acontecerão na área externa. Normalmente o museu promove entradas gratuitas apenas às quartas-feiras.

A partir das 12h haverá a apresentação do projeto Pequeno Circo do Choro, que realiza ocupações culturais em espaços públicos de São Paulo. Seus oito integrantes farão uma roda de choro em homenagem a Pixinguinha, um dos maiores compositores da música popular brasileira. O grupo circulará em cortejo musical, partindo da área interna do museu e seguindo até a área externa, convidando o público a sentir a música com o corpo, a dançar e caminhar ao sentimento e embalo do choro, do maxixe, da marcha, do samba, da valsa, entre outras composições do universo de Pixinguinha.

Um pouco antes, às 11h, o educador Wasawulua Daniel trará ao público, também na marquise do Museu Afro Brasil, histórias e brincadeiras originárias da República Democrática do Congo, ensinando danças e canções em lingala e outras línguas da região. Finalmente, às 15h haverá a apresentação da Orquestra Performática, criada em 1981 pelo artista José Roberto Aguilar, como, segundo ele próprio “uma espécie de ícone transgressivo que aconteceu na contracultura daquele momento”. A banda mescla performance musical, poesia, pintura e dança.

O público que comparecer ao Museu Afro Brasil no Dia da Consciência Negra também poderá conferir, gratuitamente, a exposição temporária “Terra em Transe”, uma mostra que reúne cerca de 600 obras de 60 fotógrafos de todo o país e discute temas viscerais do Brasil, trazendo à tona retratos das injustiças sociais, raciais e políticas. A mostra, que teve uma primeira edição em 2018 durante o Solar Foto Festival, no Ceará, foi atualizada pelo curador Diógenes Moura para sua realização no Museu Afro Brasil, com a adição de temas como as queimadas no Pantanal e na Amazônia, o incêndio na Cinemateca, o desastre ambiental de Brumadinho e a tragédia social do país. Terra em Transe permanecerá em exibição no Museu Afro Brasil até 18 de dezembro.

Os presentes nesta comemoração terão também uma última oportunidade para visitar a exposição de arte e cultura indígenas “Heranças de um Brasil Profundo”, cujo encerramento está previsto para o domingo, dia 21/11.

Estão ainda em cartaz as exposições “Frida Orupabo” – em correalização com a 34ª Bienal, “Embyra” e “Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”.

A programação especial do museu para o dia 20/11 também inclui, a partir das 11h30, participação em painel temático na I Expo Internacional da Consciência Negra. O painel contará com representantes do Museu Afro Brasil e do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana de Washington e discutirá as conquistas e desafios na preservação da cultura preta como instrumento de combate ao racismo estrutural no Brasil e nos EUA.

“O 20 de novembro é uma data significativa para a consciência de todos, brancos e pretos desse país. Nesse dia, vamos homenagear o grande músico Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, com um espetáculo de choro. Teremos também José Roberto Aguilar e sua Orquestra Performática, formada por 14 músicos, que trará ao Museu Afro Brasil sua música contemporânea, nova e brasileira. Esperamos que o público venha celebrar conosco a magnitude dessa data inclusiva, no momento em que a desigualdade e o racismo ainda são uma grave doença nacional”, afirma o artista plástico Emanoel Araújo, diretor do Museu Afro Brasil.

Sobre o Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera, conserva, em 11 mil m², mais de 8 mil obras que compõem seu acervo museológico, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidas entre o século XVIII e os dias de hoje, além de documentos e publicações. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros, registrando a trajetória histórica e as influências dos africanos e seus descendentes na construção da sociedade brasileira.

Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu atual Diretor Curatorial, Emanoel Araujo, o Museu construiu, ao longo de mais de 17 anos de história, uma trajetória de contribuições decisivas para a valorização do universo cultural brasileiro ao colocar em primeiro plano a presença e a contribuição do negro na formação cultural do Brasil.

O Museu exibe parte do seu acervo na Exposição de Longa Duração, realiza exposições temporárias, além de atividades culturais e educativas. Dispõe ainda de um auditório e de uma biblioteca especializada.

O Museu Afro Brasil fica no Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n), próximo ao portão 10. O estacionamento pode ser acessado pelo portão 3. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h). Mais informações em https://www.museuafrobrasil.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 30, 2026 Eventos

Museu da Língua Portuguesa é opção de passeio no…

Mar 30, 2026 Eventos

Exposição "Arte Brasileira Uma Seleção" reúne 28 obras…

Mar 27, 2026 Eventos

Confira 10 atrações de terror e suspense de arrepiar na…

Mar 27, 2026 Eventos

Lynyrd Skynyrd Em única apresentação no Rio Dia 5 de…

Mar 26, 2026 Eventos

Mitre Galeria exibe carcaça, individual de davi de…

Mar 26, 2026 Eventos

MIS oferece curso de direção para cinema em abril

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version