SEGS Portal Nacional

Eventos

Seminário do MHN 2021 acontece on-line, nos dias 13 e 14 de outubro

  • Quarta, 13 Outubro 2021 07:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  BEATRIZ LOPES SAMPAIO
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

“Escutas, conexões e outras histórias nos museus”

O seminário anual do Museu Histórico Nacional - que neste ano marca os 99 anos de criação do museu - aponta para as comemorações do seu centenário, em 2022, cujas ações de escuta e partilha são norteadoras para entender o espaço como local de conexão. O caxambu, tambor cerimonial utilizado na manifestação cultural afro-brasileira que integra o acervo do MHN, é o símbolo do Seminário MHN 2021, que tem como tema “Escutas, conexões e outras histórias nos museus”.

A transmissão acontece on-line, através do canal do MHN no YouTube (BIT.LY/CANALMHN), pela manhã (10h) e tarde (14h), dos dias 13 e 14 de outubro (os assuntos abordados serão “Curadorias compartilhadas em museus nacionais” e “Bens e memórias: entre diálogos e disputas, tecendo novas narrativas”, respectivamente). Haverá certificado de participação mediante lista de presença em cada uma das sessões.

O evento faz parte do Plano Anual 2021, idealizado e desenvolvido pelo Museu Histórico Nacional, com o apoio da Associação de Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale (por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura). O Plano contempla temas como preservação de acervo, exposição, publicações, seminário e outras novidades, como a introdução do uso de tecnologia QR code em alguns espaços expositivos.

Provocar debates e estimular reflexões sobre processos museais
Em parceria com o Núcleo de Documentação História e Memória da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o objetivo do seminário neste ano é provocar debates e estimular reflexões sobre processos museais, tendo o museu como conexão para a produção de histórias e memórias diferentes daquelas consagradas na historiografia e museus tradicionais.

“A proposta de ouvir ‘outras histórias’ significa possibilitar a pluralização da construção da história nacional nas ações do MHN. A partir de um olhar crítico e reflexivo sobre o patrimônio museológico, a intenção é a de criar condições para a reflexão sobre temas que fortaleçam a democracia e a pluralidade da sociedade brasileira”, afirma Vania Bonelli, diretora interina do museu.

Para Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale, esta é uma oportunidade de reflexão, sobre nós e nossa história. “Para o Instituto Cultural Vale é muito relevante patrocinar o Museu Histórico Nacional, patrimônio nacional que abriga um rico e importante acervo. E que inicia as comemorações dos seus 100 anos com a promoção do diálogo e a troca de conhecimento, tornando esse patrimônio ainda mais vivo e acessível. Acreditamos que a nossa história precisa ser amplamente conhecida possibilitando às pessoas a ampliação do seu repertório, da sua visão de mundo para criarem perspectivas de futuro”, afirma.

Confira a programação completa:
Dia 13 de outubro
Sessão I (10h)
“Curadorias compartilhadas em museus nacionais”
Sandra Maria de Souza Teixeira – Museu das Remoções (RJ)
Mãe Meninazinha de Oxum e Mãe Nilce – Museu Iyá Davina (RJ)
Mediação: Maria Helena Versiani – Museu da República (RJ).
Sessão II (14h)
“Autoridade compartilhada e produção de conhecimento nos museus”
Tat’Etu Lengulukenu – Terreiro Inzo Unsaba Ria Inkosse (RJ)
Daua Puri – Movimento Indígena do Rio de Janeiro (RJ)
Mediação: Márcia Chuva (Unirio).

Dia 14 de outubro
Sessão III (10h)
“Bens e memórias: entre diálogos e disputas, tecendo novas narrativas”
Solange Palazzi – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto (MG)
Jean Baptista – Universidade Federal de Goiás (GO)
Mediação: Leila Bianchi Aguiar (Unirio).
Sessão IV (14h)
“Práticas de escuta e conexão entre museus e comunidades”
Áurea Pinheiro – Museu da Vila e programa de Mestrado Profissional em Museologia, Artes e Patrimônio/UFPI
Lopes Isabel Massango – Comitê Nacional do Conselho Internacional dos Museus/Icom-Ceca (Moçambique)
Mediadora: Juliana Siqueira – Secretaria Municipal de Cultura de Campinas (SP).

Informações sobre o Seminário MHN: .
Informações à imprensa:
Plano Anual MHN 2021: BriefCom - Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/
Demais atividades do MHN:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 30, 2026 Eventos

Museu da Língua Portuguesa é opção de passeio no…

Mar 30, 2026 Eventos

Exposição "Arte Brasileira Uma Seleção" reúne 28 obras…

Mar 27, 2026 Eventos

Confira 10 atrações de terror e suspense de arrepiar na…

Mar 27, 2026 Eventos

Lynyrd Skynyrd Em única apresentação no Rio Dia 5 de…

Mar 26, 2026 Eventos

Mitre Galeria exibe carcaça, individual de davi de…

Mar 26, 2026 Eventos

MIS oferece curso de direção para cinema em abril

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version