Mônica Salmaso é a convidada do Papo de Música desta semana e fala sobre transformar a arte do outro em sua própria arte
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Leo Ferreri
- SEGS.com.br - Categoria: Eventos
“Eu só existo no que eu faço porque alguém compõe”, diz a cantora paulista Mônica Salmaso sobre a relação entre as diferentes formas de criar canções. Uma das mais aclamadas intérpretes do país, ela é a convidada do programa Papo de Música, nesta terça-feira, dia 25 de maio. Na conversa com a apresentadora Fabiane Pereira, a artista destacou os laços entre os vários profissionais que atuam na criação musical e explicou o porquê enxerga problemas no formato de streaming, que atualmente guia o mercado. A entrevista está disponível no canal da atração no YouTube.
Os streamings demoraram para entrar na vida de Mônica Salmaso. Mas com o impacto destas plataformas na indústria, foi inevitável não se aprofundar no novo jeito de consumir músicas. “Tem um lado disso que a gente precisa rever”, declara a artista, que caminha para os 30 anos de carreira. “O produtor do conteúdo é a pessoa mais prejudicada nessa história do streaming. Poder ter isso [música] praticamente de graça, é oficializar a pirataria. Você ensina as pessoas que música não custa”, pontua, antes de lembrar que, para quem trabalha na área, o processo de trazer novas sonoridades ao mundo é algo caro.
Mesmo achando que “nada substitui ter um disco na mão”, Mônica também reconhece o lado positivo das plataformas digitais. “Acaba sendo uma fonte de pesquisa”, diz. O constante desenvolvimento da relação com tecnologia possibilitou, inclusive, a realização de lives que ela tem feito desde o início da pandemia, no projeto Ô de Casas, com participação de outros artistas, como Chico Buarque e Chico César. Outro tópico da conversa foi o potencial cultural e educativo da produção sonora brasileira, responsável por formar opiniões sobre diversos assuntos, na avaliação da cantora. “A Joyce Moreno tem uma frase maravilhosa e ela tem toda a razão: ‘a música brasileira tem resposta pra tudo’. Desde a dor de cotovelo até a solução para todos os problemas filosóficos e práticos da humanidade”, conta ao concluir que a pluralidade musical do país é “a realização concreta do que o Brasil poderia vir a ser, em relação às misturas com que ele é feito”.
A passagem de Mônica Salmaso pelo Papo de Música encerra a temporada de maio do programa semanal. Além da intérprete, Fabiane Pereira também recebeu o rapper Marcelo D2, a cantora Joelma e o cantor Samuel Rosa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>