Foro Inteligência promove debate sobre a politização de supremas cortes
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Aline Pontes
- SEGS.com.br - Categoria: Eventos
As ameaças à democracia e a fragmentação do colegiado serão temas abordados no encontro
O Foro Inteligência promove no próximo dia 26 o webinar “Politização de Supremas Cortes”. O palestrante convidado para debater o tema é o advogado, professor, e mestre em direito, pela Universidade de Harvard, e em educação, pela Universidade de Genebra, Conrado Hübner. O objetivo do encontro é apresentar elementos que ajudem a compreender a relação entre política e direito, e política e tribunais. E, ainda, de que forma a "politização" das supremas cortes pode ameaçar a democracia.
De acordo com Hübner, as decisões do plenário, cada vez mais fragmentadas, parecem uma colcha de retalhos. Na maior parte do tempo, o Supremo Tribunal Federal é um tribunal monocrático. Para mudar essa realidade, o advogado acredita que é preciso um “choque de colegialidade”.
“O STF é refém do capricho de cada um dos seus ministros e a TV Justiça contribui para a rígida fragmentação do colegiado da Corte”, afirma Hübner. Segundo ele, para aprimorar seu processo deliberativo, o Tribunal deve ser seletivo, decidir pouco e explorar o instituto da repercussão geral. Uma boa Suprema Corte, ele define, é a que tem energia e tempo para se concentrar em causas relevantes.
Se a Corte deseja contribuir para a democracia, o STF deve levar a sério dois problemas, na visão de Hübner. O primeiro dele é definir critérios mais transparentes, racionais e menos arbitrários para a definição da pauta do Tribunal. Por último, disciplinar o poder de obstrução dos ministros, que individualmente podem sequestrar o plenário por meio de pedidos de vista e de decisões liminares.
Na opinião de Hubner, não compete ao STF ser vanguarda iluminista. “O Tribunal, como Corte Constitucional, deve enfrentar sensos comuns superficiais, lutar por preservar uma ambiciosa linguagem de direitos e desafiar os poderes eleitos a não subestimar os valores civilizatórios da Constituição”, diz ele.
O Foro poderá ser visto ao vivo pelo Facebook e pelo Zoom, e posteriormente, no canal da Insight Inteligência no YouTube. As melhores palestras do Foro poderão ser lidas na revista Insight Inteligência.
Sobre o Foro Inteligência: reúne o BRICS Policy Center, e a Insight com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Casa de Afonso Arinos, vai manter um canal aberto com países como China, Rússia, Índia e África do Sul. A ideia é apresentar palestras, cursos e seminários abordando problemas brasileiros não convencionais e que tangenciam as nações do bloco. O BRICS Policy Center fará a ponte com os países emergentes. Pela primeira vez, assuntos brasileiros profundos serão acessados a partir de um olhar convergente com o eixo dos demais países emergentes.
Foro Inteligência
https://inteligencia.insightnet.com.br/foro/
https://www.facebook.com/RevistaInsightInteligencia
Politização de Supremas Cortes
Palestrante: Conrado Hubner
Data e horário: 26 de maio, às 19h
Transmissão: Facebook da Revista Insight Inteligência e Zoom
Inscrições gratuitas: bit.ly/foro26-05
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>