FGV Editora lança livro sobre o ensino de história nas universidades
Coletânea visa estimular a reflexão sobre os desafios na renovação da formação dos professores e levar o conhecimento histórico para um público mais amplo
Em um momento de grandes transformações e crise na educação brasileira e de discussão do lugar da história e do papel dos historiadores, revisitar o percurso dos cursos de história pode trazer contribuições importantes. Esta é a proposta do livro Universidade e ensino de história, organizado pela historiadora Marieta de Moraes Ferreira e publicado pela FGV Editora.
A obra apresenta trabalhos com enfoque em diferentes conjunturas e regiões que pretendem estimular uma reflexão para o enfrentamento dos desafios na renovação da formação dos professores. Visa ainda levar o conhecimento histórico para um público mais amplo. O formato das licenciaturas e o papel do docente, tendo em vista a desvalorização da carreira e a pouca atratividade que o magistério oferece também é um ponto de reflexão.
Por outro lado, os licenciandos em geral se sentem pouco preparados para as tarefas que imaginam serem as suas no futuro: deslocar o que aprenderam na graduação para a complexa sala de aula de colégios, lidar com crianças e adolescentes e dialogar e se expressar diante desse público específico. Com isso, emergiram debates acerca da dicotomia bacharelado-licenciatura.
Este livro sobre o ensino de história nas universidades visa contribuir para o entendimento do percurso das graduações de história em diferentes universidades, em diferentes momentos e regiões. Busca também focalizar os embates produzidos no campo da historiografia e das memórias produzidas em torno de momentos fundadores dos respectivos cursos e seus professores.
Para marcar este lançamento, a organizadora da obra Marieta de Moraes Ferreira se encontrará em webinar para um bate-papo com as professoras Margarida Maria Dias de Oliveira, Mara Cristina de Matos Rodrigues e Aryana Lima Costa. As docentes também assinam artigos do livro junto a vários outros professores e professoras. O webinar será realizado no dia 18 de maio, às 18h, no canal da FGV no Youtube.
Universidade e ensino de história
Org.: Marieta de Moraes Ferreira
252 páginas
Impresso: R﹩ 52
Ebook: R﹩ 37
Bate-papo e lançamento do livro 'Universidade e ensino de história'
Data: 18/5
Horário: 18h às 20h
Youtube FGV
Link de inscrição: http://evento.fgv.br/universidade_ensinodehistoria/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>