SEGS Portal Nacional

Eventos

Pacaembu terá feira de arte em parceria com galerias

  • Quarta, 28 Abril 2021 11:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento inova com modelo colaborativo com as associações de galeristas e deve acontecer no segundo semestre de cada ano; em 2021, a previsão é que seja em novembro

São Paulo vai ganhar uma nova Feira de Arte, num dos locais mais icônicos da cidade, o Complexo Esportivo do Pacaembu. O evento, que será realizado anualmente sempre no segundo semestre, é fruto da parceria entre a concessionária Allegra Pacaembu, a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), a Associação de Galerias de Arte do Brasil (AGAB) e 70 galerias brasileiras que integram as duas entidades. A primeira edição está prevista para ocorrer em novembro de 2021.

A exemplo do que ocorreu no evento Arte em Campo, realizado no final de 2020, a Feira irá oferecer à cidade uma grande ocupação ao ar livre, gratuita, ocupando áreas do complexo. Simultaneamente, as galerias farão suas apresentações individuais. A partir de 2023, parte do evento acontecerá no centro de convenções e eventos que ocupará o subsolo da edificação que será construída no processo de restauro e modernização do Pacaembu, a cargo da concessionária.

“Essa é mais uma ação que reforça a retomada dos pilares de cultura e lazer que, ao lado do esporte, compunham a proposta original do Pacaembu e é resgatada por nosso projeto. Nosso objetivo é intensificar o uso desse equipamento público pela população. Queremos um Pacaembu mais democrático, plural e acessível. A difusão das artes plásticas é um dos caminhos que vamos percorrer para chegar lá”, diz Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.

“A Feira vai trazer um novo polo cultural para a cidade, visando aproximar ainda mais públicos diversos e não especializados do universo da arte, com um viés educativo, de difusão cultural e de fortalecimento do mercado de arte brasileiro”, afirma Ulisses Cohn, presidente da Associação de Galerias de Arte do Brasil (AGAB).

Além de ocupar o espaço do Pacaembu, a grande novidade da feira é seu modelo colaborativo inédito no setor, com as associações representantes dos galeristas tendo um papel de protagonismo na criação e desenvolvimento do evento. “As associações das galerias de arte farão parte do núcleo de organização e vão poder definir desde a concepção original do evento até as questões práticas relacionadas à gestão e governança”, diz Luciana Brito, presidente da Associação Brasileira de Arte Contemporânea.

SOBRE ALLEGRA PACAEMBU

A Allegra Pacaembu é a concessionária que, em 25 de janeiro de 2020, assumiu a gestão do Complexo Esportivo do Pacaembu por 35 anos. A concessionária prevê investir cerca de R$ 300 milhões no equipamento público tombado, entregando-o para a cidade totalmente restaurado e modernizado, respeitando sua história e amplificando seu significado. Será um Pacaembu aberto a todos os paulistanos, democrático, inclusivo, plural e um espaço de convivência, de serviços, esporte, cultura e lazer.

SOBRE ABACT

A ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea, criada em 2007, é uma associação privada sem fins lucrativos que compreende 59 galerias de arte de 7 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Como missão, a Associação visa ampliar o intercâmbio cultural, promover a profissionalização e desburocratização do mercado e fomentar o diálogo e a educação em torno do setor de arte contemporânea no Brasil através de diversas ações e projetos, entre os quais se destacam o Art Weekend, os leilões ABACT, o Galerias em Debate, e, principalmente o Projeto Latitude – uma parceria entre a ABACT e a APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que promove a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea com o objetivo de criar oportunidades de negócios no exterior através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional, promoção comercial e cultura.

SOBRE AGAB

A AGAB – Associação de Galerias de Arte do Brasil foi fundada em 2018 por galerias e casas de leilões do mercado secundário e reúne parte das mais relevantes e atuantes galerias de arte e casas de leilão do Brasil.

A AGAB tem como objetivo organizar e estabelecer práticas e procedimentos comuns às entidades deste setor, estimulando seus membros a adotar parâmetros e boas práticas de governança, gestão e ética que conduzam à maior qualificação do mercado de arte do país, além de procurar desenvolver e fortalecer o setor através de iniciativas diversas como exposições, feiras e congressos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 27, 2026 Eventos

Confira 10 atrações de terror e suspense de arrepiar na…

Mar 27, 2026 Eventos

Lynyrd Skynyrd Em única apresentação no Rio Dia 5 de…

Mar 26, 2026 Eventos

Mitre Galeria exibe carcaça, individual de davi de…

Mar 26, 2026 Eventos

MIS oferece curso de direção para cinema em abril

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mar 18, 2026 Eventos

Galatea traz primeira exposição de Park Chae Biole e…

Mar 18, 2026 Eventos

Sitarista mais famosa do mundo se apresenta em Curitiba…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version