Contadoras de histórias, AS CLÊS apresentam para as crianças as vozes femininas do mundo
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fernanda Teixeira
- SEGS.com.br - Categoria: Eventos
Entre elas estão uma jurista, uma maratonista, uma jornalista e uma inventora, além da escritora Pagu e pintora Tarsila do Amaral
No mês da mulher, As Clês contam as vozes femininas do mundo é o projeto de contação de histórias do grupo AS CLÊS, das atrizes Beatriz Diaféria e Junia Magi, a ser apresentado nos dias 10, 12, 13, 17, 19 e 20 de março, sempre às 16 horas com transmissão online e gratuita pela página de Facebook da companhia. A programação integra a série Biblioteca Viva da Secretaria de Cultura.
Com uma linguagem lúdica, as atrizes Beatriz Diaféria e Junia Magi narram as histórias de superação de mulheres das mais variadas áreas do conhecimento. São elas: a escritora Pagu (dia 10 de março, quarta), a pintora Tarsila do Amaral (dia 12, sexta), a jornalista Eugênia Álvaro Moreyra (dia 13, sábado), a jurista Maria Rita Soares (dia 17, quarta), a ex-maratonista Kathrine Switzer (dia 19, sexta) e a inventoraHedy Lamarr (dia 20 de março). O projeto começou com Frida Kahlo (dia 6/3) e Nise da Silveira (dia 8/3).
“São mulheres que fizeram a diferença na história, sendo sujeitas do seu tempo, rompendo barreiras e conquistando espaços antes jamais imaginado”, diz Junia Magi, completando que são histórias baseadas na vida de mulheres latino-americanas que lutaram contra as adversidades de gênero, de classe e que contestaram os padrões femininos de sua época.
Cleusa e a Cleide, mais conhecidas como Clês, são as personagens interpretadas pelas atrizes-narradoras, que embalam seu trabalho com música e utilizam objetos cênicos como suporte para as contações.
As atrizes contam que o projeto foi criado pela vontade de enfocar narrativas femininas, mostrando que mulheres também fizeram grandes feitos, transformaram a sociedade e conquistaram lugares importantes no seu tempo.
“Queremos dizer para as crianças que elas podem ser o que quiserem, da forma que quiserem e no tempo que quiserem, sem deixar ninguém falar o contrário”, completa Beatriz Diaféria. “É muito gratificante contar a história dessas mulheres. No final da ação tem sempre alguém que conta a história de uma mãe ou uma avó que foi determinante pra sua vida”, comenta Junia.
Criada em 2012, a companhia de contação de histórias para crianças tem a proposta de levar ao público infantil e às famílias, em geral, toda a riqueza das histórias, significados e aprendizados presentes nas mais diversas mitologias construídas por grupos humanos em diversas épocas e regiões. “O projeto surge com a vontade de trazer narrativas femininas para a nossa historicidade, mostrar que mulheres também fizeram grandes feitos, transformaram a sociedade e conquistaram lugares importantes no seu tempo”, diz a atriz Junia Magi. .
O grupo As Clês mantem no repertório o projeto “As Clês contam a origem do mundo”, com histórias inspiradas em mitologias grega, indígena e japonesa, tendo circulado por diversas unidades do Sesc, Casa das Rosas, Itaú Cultural, Arte na Rua, Biblioteca Parque Villa-Lobos, Biblioteca de São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo.
Venha desfrutar das Clês e destas mulheres incríveis!
Para roteiro
As Clês contam as vozes femininas do mundo - Transmissão online pela página de Facebook da Cia as Clês. Sempre às 16h. Gratuito. Realização Secretaria de Cultura e Biblioteca Viva.
https://www.facebook.com/ciaascles.
10 de março - Pagu (Patrícia Galvão) - foi uma das mais polêmicas figuras femininas da história brasileira no século 20. Escritora, poeta, foi militante do Partido Comunista, o que lhe rendeu várias prisões.
12 de março - Tarsila do Amaral – foi uma importante artista plástica brasileira, uma das principais artistas modernistas da América Latina, influenciada por vanguardas europeias, criou um estilo próprio, explorando formas e temáticas tipicamente brasileiras.
13 de março - Eugênia Álvaro Moreyra - foi uma jornalista, atriz e diretora de teatro brasileira. De personalidade anticonvencional e transgressora, foi uma das pioneiras do feminismo e uma das líderes da campanha sufragista no país.
17 de março - Maria Rita Soares - foi uma advogada, feminista e magistrada brasileira. Tornou-se, em 1967, a primeira juíza federal do Brasil. Também foi a primeira mulher a integrar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
19 de março - Kathrine Switzer - é uma ex-maratonista alemã que entrou para a história por ser a primeira mulher a participar da Maratona de Boston, em 1967, numa época em que apenas os homens podiam integrar quaisquer provas de rua no país.
20 de março - Hedy Lamarr - foi uma atriz e inventora austríaca radicada nos Estados Unidos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>