SEGS Portal Nacional

Eventos

Artista plástico Percival Tirapeli faz bate-papo ao vivo sobre novo livro da arte jesuíta na Ibero-América

  • Segunda, 22 Fevereiro 2021 10:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Moura
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Autor estará ao lado do editor de Edições Loyola, Gabriel Frade, e do restaurador Julio Moraes em transmissão ao vivo pelo YouTube para comentar sobre a história de centenas de peças artísticas e arquitetônicas erigidas pela Companhia de Jesus na Europa e nas Américas

O artista plástico Percival Tirapeli lança seu livro Arte dos jesuítas na Ibero-América: arquitetura, escultura, pintura, publicado por Edições Loyola, no próximo dia 23 de fevereiro, terça-feira, às 17h, num evento on-line e gratuito transmitido pelo YouTube da editora. Farão parte da transmissão, ainda, o editor de Edições Loyola, Gabriel Frade, e o restaurador Julio Moraes. A ideia do lançamento digital é comentar em detalhes a obra que desvenda inúmeros tesouros dos jesuítas em mais de dez países.

Sobre o livro

A história da arte sacra na América colonial em suas porções espanhola e lusitana foi influenciada sumamente pela participação dos jesuítas ao longo de suas incursões evangelizadoras durante o século 16 e até a metade do 18. Muito deste patrimônio histórico e artístico, representado por obras e legados arquitetônicos, ainda se encontra de pé, e é sobre ele que o professor e artista plástico Percival Tirapeli se debruça em Arte dos jesuítas na Ibero-América: arquitetura, escultura, pintura, lançamento de Edições Loyola. A edição reúne farta ilustração das peças, com fotografias que traduzem perfeitamente a exuberância da intersecção entre história, fé e arte, e ainda sugere ao leitor conhecimentos e roteiros surpreendentes.

“O objetivo principal desta publicação é analisar exemplares da arquitetura e das artes visuais de obras dos jesuítas nas Américas e seus antigos referenciais artísticos em Portugal e na Espanha. Intencionamos também mostrar e unir as artes desde o período colonial hispano-americano ao luso-brasileiro nas principais cidades latino-americanas e nas antigas misiones do Paraguai e da Bolívia”, explica o autor. “Foram selecionadas tipologias das edificações como igrejas, colégios, seminários, aldeamentos, capelas, estâncias, que exemplificam o pensamento construtivo da Companhia, denominado modo nostro”.

Esta forma de fazer vem de referenciais desde a Itália, seguidos por Espanha e Portugal. Nas Américas, o barroco europeu foi bem adaptado aos trópicos, a começar pela arquitetura lusa, simples, sem ornamentos em seu exterior, até as fachadas mais elaboradas, na América Espanhola. Já as obras artísticas são fortemente associadas ao estilo barroco, dominante à época. Pintura e escultura mesclam-se nos conceitos do maneirismo, barroco, ultrabarroco mexicano e da ornamentação mestiza do Altiplano Andino, onde, aliás, nasce a escola cusquenha de pintura. As esculturas das terras missioneiras do Paraguai também ganharam uma escola de arte guaranítica com o uso da madeira e pedra a ornamentarem igrejas erigidas por arquitetos italianos jesuítas.

Os exemplares descritos por Tirapeli se espraiam por seis países europeus, dez países latino-americanos e 11 estados brasileiros. “Esta obra trata essencialmente de apreciação de modelos da arquitetura legada pelos jesuítas nas Américas durante o período colonial, e das artes visuais nela contidas”, comenta. “Organizada em cinco capítulos – arquitetura, escultura, pintura, misiones e legado –, a pesquisa privilegia as obras que marcaram os estilos de expressões artísticas durante dois séculos de história da Companhia de Jesus.”

PercivalSobre o autor – Percival Tirapeli é professor titular em História da Arte Brasileira pela Universidade Estadual Paulista; pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa; doutor e mestre pela Universidade de São Paulo. Conselheiro do Condephaat (2017/19), membro da Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA), da qual foi vice-presidente (2006/08), e da AICA (Internacional). Membro do ICOMOS Brasil (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios). Ministrou palestras, a convite, em dois seminários internacionais sobre os jesuítas em Tepotzotlán, México, e no Bicentenário da Restauração da Companhia de Jesus em São Paulo (2014).

Título: Arte dos jesuítas na Ibero-América: arquitetura, escultura, pintura
Autor: Percival Tirapeli
Número de páginas: 352
Formato: 27 x 27 cm
Preço: R$ 240,00
ISBN: 978-85-15-04655-3

Live ao vivo: 23/02/2021, terça-feira, às 17h, no canal YouTube:
https://www.youtube.com/user/edicoesloyola

Mais informações sobre os livros publicados por Edições Loyola estão disponíveis no site: www.loyola.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 27, 2026 Eventos

Confira 10 atrações de terror e suspense de arrepiar na…

Mar 27, 2026 Eventos

Lynyrd Skynyrd Em única apresentação no Rio Dia 5 de…

Mar 26, 2026 Eventos

Mitre Galeria exibe carcaça, individual de davi de…

Mar 26, 2026 Eventos

MIS oferece curso de direção para cinema em abril

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mar 18, 2026 Eventos

Galatea traz primeira exposição de Park Chae Biole e…

Mar 18, 2026 Eventos

Sitarista mais famosa do mundo se apresenta em Curitiba…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version