Ferrero divulga 11o Relatório de Sustentabilidade e anuncia novas metas climáticas
· Companhia vai reduzir emissões de gases do efeito estufa em 43% por tonelada de produto, até 2030;
· A WWF – World Wide Fund for Nature classificou a Ferrero como a compradora número 1 em óleo de palma mais sustentável no setor de varejo e fabricantes de alimentação
O Grupo Ferrero, fabricante de chocolates e dona das marcas Nutella, Kinder Ovo e Ferrero Rocher, divulgou seu 11o Relatório de Sustentabilidade, em evento inédito, realizado no formato on-line, em 17 de dezembro. O encontro contou com atrações musicais e gastronômicas, além de apresentar as principais metas alcançadas pelo Grupo.
O documento traz uma visão geral dos objetivos e conquistas de sustentabilidade da empresa, incluindo o seu mais recente compromisso, "Cuidar para o melhor”, nova estratégia de sustentabilidade apoiada em quatro pilares: proteger o meio ambiente, obter ingredientes de maneira sustentável, promover o consumo responsável e empoderar as pessoas.
Na agenda climática, a Ferrero estabeleceu duas metas para diminuir sua pegada de carbono até 2030: reduzir pela metade todas as emissões de suas operações e reduzir as emissões em 43% para cada tonelada de produto produzido, compatíveis com a meta do Acordo de Paris em limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius. Ambas as metas utilizam 2018 como ano base e foram validadas pela Science Based Targets (SBT). A iniciativa é conjunta com o Disclosure Insight Action (CDP), United Nations Global Compact, World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF), que identifica e promove abordagens inovadoras para a fixação de metas ambiciosas de redução de gases do efeito estufa proveniente das indústrias.
Para alcançar a primeira meta, a Ferrero desenvolveu um plano de ação direcionado às fábricas, aos depósitos e aos escritórios principais. Para a segunda, a empresa trabalhará conjuntamente com seus fornecedores, enquanto repensa soluções e desenvolve novos produtos.
Kinder Joy of Moving
Por acreditar no valor de hábitos saudáveis e qualidade de vida, a Ferrero desenvolveu e implementou, em 36 países, o programa Kinder Joy of Moving, que já conta com 4,6 milhões de crianças e jovens participantes. Implantado há mais de dez anos, o programa promove a prática de atividades físicas e visa difundir a alegria de se movimentar, em parceria com 138 associações e federações esportivas.
No Brasil, o programa foi lançado em 2016, ano em que o País foi sede dos Jogos Olímpicos, e, em 2018, a Ferrero trouxe a metodologia Joy of Moving para a rede de escolas municipais de Poços de Caldas (MG), onde está a fábrica da companhia no País. O objetivo do método é levar a alegria do movimento para mais de 9 mil crianças.
Em outubro/2018 e fevereiro/2019 cerca de 300 professores, que representam a totalidade da rede pública municipal de escolas de Poços de Caldas receberam treinamento, que inclui professores italianos, inserindo as atividades físicas de forma natural, no espaço disponível e como parte regular de suas atividades. O programa já beneficiou mais de nove mil estudantes do Jardim II ao 5º do Ensino Fundamental. Na primeira semana de dezembro deste ano, a Ferrero do Brasil e a Secretaria da Educação de Poços de Caldas realizaram dois encontros virtuais cujo objetivo foi definir diretrizes para fortalecer a continuidade da parceria.
Mais destaques do 11º Relatório de Sustentabilidade:
Embalagens sustentáveis
Atualmente, 82% das embalagens da Ferrero são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. A companhia utiliza cerca de 37% de papel e papelão e 36% de vidro em suas embalagens, seguidos de 20% de plástico rígido. Como exemplo, a embalagem de Kinder Joy já é feita principalmente de plástico reciclável e a companhia está trabalhando para torná-la totalmente reciclável.
Em 2019, Ferrero anunciou um compromisso em tornar suas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Como parte deste anúncio, a companhia aderiu ao Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico da Fundação Ellen MacArthur, refletindo sua ambição em desempenhar um papel ativo na eliminação de embalagens plásticas problemáticas e desnecessárias, por meio de reformulação e inovação. Para o compromisso, a Ferrero criou uma nova embalagem flexível feita de um único material, oferecendo a mesma qualidade com 23% menos emissões de CO2.
Ingredientes rastreados
· Cacau
Em 2019, 81% das sementes de cacau obtidas pela Ferrero foram certificadas de forma sustentável, e a empresa está a caminho de conseguir sementes de cacau 100% segregadas e rastreáveis ainda este ano. Isto permitirá à Ferrero uma visibilidade integral de sua cadeia de suprimentos e abordar questões de maneira direcionada. A Ferrero está trabalhando para fortalecer sua estratégia de sustentabilidade do cacau. As atividades incluem ampliar os programas locais com fornecedores e ONGs parceiras, assim como implementar os Sistemas de Remediação e Monitoramento de Trabalho Infantil em toda a cadeia de suprimentos do cacau.
· Óleo de Palma
A ONG internacional WWF – World Wide Fund for Nature - classificou a Ferrero como a compradora número 1 em óleo de palma mais sustentável no setor de grandes varejistas globais, fabricantes de bens de consumo e empresas de serviços de alimentação, dentre 173 empresas em sua Carta de Compradores de Óleo de Palma. Em janeiro de 2015, atingiu a sua meta de obter óleo de palma 100% segregado e certificado pela RSPO (Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável), e assim continua desde então.
Valores Agrícolas
O relatório também destaca o progresso dos programas intitulados “Valores Agrícolas Ferrero” (FFV), lançados em 2013, para alcançar o objetivo de desenvolver uma cadeia sustentável de fornecimento para cada uma das suas matérias-primas principais. Em 2019, as equipes de avelã do FFV visitaram mais de 21.000 fazendeiros, ajudando-os a aumentar suas produções em mais de 40%.
O programa FFV cacau aborda as principais questões na cadeia de fornecimento de cacau ao longo de três pilares: melhorar a vida de fazendeiros e comunidades; proteger os direitos das crianças; e defender o capital natural. Em 2019, a Ferrero apoiou mais de 100.000 fazendeiros, além de reformar ou construir cerca de 50 escolas e fornecer material escolar a mais de 13.000 crianças.
Proteger o ambiente para o melhor
Atualmente, 64% da eletricidade comprada pela Ferrero foi certificada como renovável. A eficiência energética continua sendo para a Ferrero o principal patamar para reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, reduzir custos e melhorar o desempenho de suas operações. Para isso, além de investir em tecnologias, a Ferrero tem se concentrado em aumentar a produção de energia renovável local e do uso de combustíveis alternativos sustentáveis de geração de energia.
O compromisso de reduzir a pegada de carbono de sua energia comprada tem mostrado um aumento gradual na quantidade de eletricidade renovável adquirida por suas fábricas por meio de mecanismo de certificação verde e, quando viável, explorando a alternativa PPA (Contrato de Compra de Energia).
Compromisso para eliminar o trabalho infantil
No âmbito de força de trabalho de seus fornecedores, recentemente, a Ferrero e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) firmaram um compromisso para a eliminação do trabalho infantil na colheita de avelãs da Turquia, onde existem 720.000 crianças com idade entre 5 e 17 anos envolvidas em atividades econômicas, o equivalente a 4,4% da população infantil do país.
Para o projeto, foram investidos pela Ferrero mais de 4 milhões de dólares, que, além de estabelecer e ampliar mecanismos para intervenções diretas para acabar com o trabalho infantil em áreas envolvidas na colheita sazonal de avelã, visa aumentar a conscientização sobre a importância de eliminar o trabalho infantil entre o público em geral, as partes interessadas nacionais e locais e os atores da cadeia de abastecimento.
Sobre a Ferrero:
O Grupo Ferrero é uma história de sucesso de uma obstinada família italiana. Tudo começou nos anos 40, em Alba, quando Piera e Pietro Ferrero transformaram uma pastelaria em uma fábrica. Após o sucesso na Itália, a empresa expandiu para outros países da Europa. Hoje, o Grupo ocupa a posição de terceira maior empresa de confeitos e chocolates no ranking mundial, está presente em 55 países, conta com mais de 40 mil funcionários e seus produtos são vendidos para cerca de 170 países, entre eles Ferrero Rocher, Nutella, Kinder Ovo, Kinder Bueno, Kinder Chocolate, Kinder Joy, Tic Tac e Ferrero Collection.
Além disso, a Ferrero tem a responsabilidade social como um de seus principais pilares e investe em projetos globais como o Kinder Joy of Moving, uma iniciativa que visa estimular a alegria de se praticar atividades físicas entre crianças e adolescentes, que atualmente chegam a 4,6 milhões em 36 países.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>