SEGS Portal Nacional

Eventos

Jacques Marcovitch, Maria Cristina Bruno e outros autores lançam dia 15 o livro "São Paulo e os Pioneiros: Novos Encontros"

  • Sexta, 11 Dezembro 2020 11:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Antonio Carlos de Godoy
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Os professores Jacques Marcovitch e Maria Cristina Bruno, da USP, coordenadores, e outros autores lançam dia 15 de dezembro, terça-feira, das 17h30 às 18h30, via Zoom, o livro São Paulo e os Pioneiros: Novos Encontros, terceiro volume de Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil, resultado da exposição “São Paulo e os pioneiros”, realizada no Palácio dos Campos Elíseos, antiga sede do governo paulista, no final do ano passado.

A obra retrata o cenário político e econômico em que pioneiros paulistas e pioneiras brasileiras enfrentaram crises e adversidades. Os valores que guiaram suas vidas, suas experiências e trajetórias tornam esses personagens fontes inspiradoras para a construção de uma nova era.

“Nada do futuro extraordinário de São Paulo era perceptível em 1850. Transformada em província após a independência do Brasil, contava com apenas 500 mil habitantes (Minas, Bahia e Pernambuco tinham cada uma delas mais de 1 milhão), e sua capital, São Paulo, possuía menos de 25 mil residentes (contra166 mil do Rio de Janeiro e entre 60 e 70 mil em Recife, Mariana e Salvador). A província tinha poucas estradas, nenhuma ferrovia, e seu principal porto, Santos, dedicava-se principalmente ao comércio costeiro e muito pouco ao comércio internacional”, relatam Francisco Vidal Luna e Herbert S.Klein, autores de um dos capítulos da obra.

Tudo isso mudou na segunda metade do século XIX e no século XX, primeiro com o desenvolvimento da produção de açúcar e de café em São Paulo, a imigração, a industrialização e a expansão dos serviços, graças às iniciativas inovadoras dos empresários estudados pelo Projeto Pioneiros, idealizado pelo professor Jacques Marcovitch.

O Projeto

O projeto Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil articula pesquisas acadêmicas, ações museológico-educativas e diferentes formas de divulgação científica. Sua terceira obra editorial reúne textos sobre a trajetória paulista neste contexto e os desafios do presente. O livro, na sua versão impressa e digital, focaliza a história econômica e social do Estado de São Paulo e o empreendedorismo pioneiro nos três últimos séculos. Apresenta também narrativas e imagens vinculadas à apresentação da exposição realizada de setembro a dezembro de 2019 no Palácio dos Campos Elíseos, na capital paulista.

Participações especiais

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, PRCEU/Universidade de São Paulo

Wilson Martins Poit , Diretor superintendente, SEBRAE São Paulo

Silvia Fiuza, Presidente, Associação Brasileira de Memória Empresarial

Maria Ignez Mantovani Franco, Diretora Geral da Expomus

Coordenação e autores

Jacques Marcovitch, Maria Cristina Oliveira Bruno, Francisco Vidal Luna,

Alexandre Macchione Saes, Fernanda Carvalho, Viviane Longo e Marina Toledo.

A partir das 18h30, Encontro informal dos participantes com os (as) autores (as).

Portal do Projeto Pioneiros https://pioneiros.fea.usp.br/

Zoom: https://zoom.us/j/3697756360?pwd=RWtaRmx6SzZFWkhaUC9KTW5qS0xXUT09

ID da reunião: 369 775 6360. Senha de acesso: métricas.

Apoio Técnico : Pedro Belasco, cel ( 011) 97118 3396


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 18, 2025 Eventos

Fim de ano no Museu da Língua Portuguesa com exposição…

Dez 18, 2025 Eventos

Bruninho & Davi levam projeto Violada ao Varanda…

Dez 17, 2025 Eventos

Cinco exposições para ver em São Paulo nas últimas…

Dez 17, 2025 Eventos

Santos Dumont é tomada pela magia na primeira Parada…

Dez 16, 2025 Eventos

Dhenni Santos estreia no Centro da Música Carioca Artur…

Dez 16, 2025 Eventos

Information Society, Thea Austin (SNAP!) e Noel…

Dez 15, 2025 Eventos

Exposição inédita traz pôsteres raros do cinema a SP

Dez 15, 2025 Eventos

Sonho de Natal Barbacena 2025 faz nevar na Cidade das…

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Dez 11, 2025 Eventos

Natal do Rio anima a Enseada de Botafogo com música,…

Dez 11, 2025 Eventos

Jorge Aragão 50 anos de Poesia, um passeio pela obra do…

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version