Logo
Imprimir esta página

Especialistas debatem reinvenção das relações profissionais e apontam que 2021 será "extensão" de 2020

Webinar Arena de Ideias discutiu as mudanças impostas nas organizações com a pandemia do novo coronavírus

A pandemia transformou o mundo corporativo e trouxe novos desafios para a gestão das empresas. O home office e as reuniões online tiveram que ser incorporadas subitamente, obrigando as organizações a criar alternativas para sobreviver. O webinar "Coronavírus e a reinvenção dos relacionamentos", transmitido pela In Press Oficina na última quinta-feira (10), debateu as mudanças, os aprendizados e impactos causados pela Covid-19 no dia-dia das empresas. Com a vacina ainda em compasso de espera, a tendência é que 2021 seja uma continuação de todas as transformações impostas neste ano.

"A nossa perspectiva para 2021 é que, pelo menos o primeiro semestre, será um 2020 parte 2. Tivemos expostas muitas fraturas na nossa sociedade, que são os grandes tema da humanidade para a próxima década. Espero que a pandemia tenha subido a barra da consciência coletiva e todo mundo esteja mais atento aos problemas que o mundo vai enfrentar até 2030", afirma a fundadora da Oxygen, Andrea Janér.

Para a presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Carolina Venuto, a Covid-19 ressignificou as relações profissionais. O distanciamento imposto pela pandemia obrigou as empresas a se adaptarem repentinamente a um novo modelo de trabalho. Inclusive na política, na qual a costumeira formalidade foi substituída pelas reuniões no ambiente familiar.

"Fomos impostos numa realidade virtual de uma forma aceleradíssima e não estávamos preparados para isso. Do dia para a noite não podemos ter mais contato pessoal. Nós somos um povo informal, estamos acostumados a abraçar, estar junto. Para a nossa atividade havia um formalismo. Quando a gente passa a ter que abrir a nossa esfera íntima para as autoridades, existe um limiar tênue", explica.

Nesse contexto de transformação das relações profissionais, a sócia-diretora da In Press Oficina, Patrícia Marins, aponta que o vírus expôs as fragilidades e vulnerabilidades dos seres humanos. "A Covid -19 é uma grande crise de confiança no sistema de saúde, na esperança, em quem somos. Somos seres muito frágeis e um vírus nos coloca reféns sem sabe quando nós vamos sair. A Covid traz também a sintaxe da empatia, vulnerabilidade, da autenticidade, de ser quem eu sou", avalia.

Saúde mental e os riscos da segunda pandemia

Além de centenas de milhares de mortes, a Covid-19 trouxe graves efeitos colaterais na saúde da população. Entre eles estão os distúrbios mentais, como a depressão e o suicídio. "A saúde mental está acarretando uma segunda pandemia. Dentro das empresas se reflete no bornout. E fora em suicídio e depressão. Em um mês o Japão teve mais morte por suicídio do que por Covid o ano inteiro. Vão nascendo as sequelas e temos que lidar", pontua Andrea.

Os especialistas observam que o isolamento social, a nova rotina de trabalho e as dificuldades de conciliar o volume de atividades com as tarefas domésticas estão causando impactos significativos. "Antes a gente levava a casa para o trabalho, agora trouxemos o trabalho para dentro da nossa casa. Qual o limite disso? Até que ponto vamos achar normal uma informalidade como essa? Existe um limiar também, é importante ter a liturgia de alguns processos. Mas vamos ter que achar um meio termo nisso, até pela saúde mental", sugere Carolina.

Diante desse cenário, Patrícia reforça a necessidade de repensar a qualidade das relações não só profissionais, mas também pessoais. "Os nossos idosos gostariam de estar junto e não estão. Os jovens fazendo aula online e se privando. A qualidade dessas relações é um tema que precisamos ter no nosso radar. Isso tem feito com que a nossa saúde mental tenha ganhado contornos ainda mais dramáticos".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto