Fórum Brasileiro de Saúde - um debate construtivo sobre a gestão do setor no Brasil
Evento trouxe propostas e as perspectivas para 2021
No último dia 23 de novembro, das 14h às 18h, ocorreu o Fórum Brasileiro de Saúde. O evento, totalmente on-line, trouxe um debate franco e construtivo da gestão de saúde no país, suas necessidades, avanços e gargalos.
A abertura e introdução do evento teve participações importantes como Dr. Geraldo Alckmin, médico e ex-governador do estado de São Paulo, Dr. Pedro Benedito Batista Junior, diretor-executivo da Prevent Senior, Dr. Guilherme Ávila – fisioterapeuta e prefeito municipal da cidade de Barretos, Mário Garnero - presidente do Fórum das Américas que pontuaram não apenas a realidade encontrada hoje, mas os avanços em pesquisa e infraestrutura que a situação de pandemia nos ofereceu.
Após uma verdadeira aula sobre o cenário macro da saúde no país, origens e atualizações foi a vez de conhecer a importância da cidade paulista de Barretos como polo de desenvolvimento no setor. Atualmente, além do conhecido Hospital do Amor no tratamento e prevenção de câncer, foi possível entender a atuação da cidade no controle e erradicação da Covid-19 com a disponibilidade de leitos e atendimento. Neste painel, o público que acompanhava o evento foi apresentado ao Arranjo Produtivo Local da Saúde, que torna a cidade reconhecida nacionalmente por esta vocação e permite o desenvolvimento de negócios no setor. Este trabalho, liderado pelo Sebrae-SP, tem como objetivo a criação de um hub de inovação em saúde, um centro de formação, e programas de inovação e tecnologia em saúde. O projeto hub de inovação em saúde em Barretos deve centralizar as iniciativas de inovação dos atores da saúde de Barretos e permitir um crescimento do setor em novas tecnologias. O que favorecem outros setores de negócios como o turismo de saúde.
A partir da visão geral da pandemia da covid-19, prevenção, imunização, consequências econômicas e a atuação das instituições de saúde Públicas e Privadas no país, muito bem contextualizada pelo Dr. Geraldo Alckmin, deu-se início a outros painéis como “turismo e saúde pública na economia” onde o destaque ficou na fala do secretário de turismo do estado de São Paulo - Vinicius Lummertz quando apontou não apenas os avanços em protocolos nos meios de hospedagem e destinos no Brasil, mas a oportunidade de atuar de forma ativa no chamado “turismo de saúde” com a referência em cidades internacionais. Estiveram neste debate também: Adriano Santos – Secretário municipal de turismo de Barretos; Manoel Cardoso Linhares - Presidente da ABIH Nacional e o Herculano Passos – Deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa do Turismo.
Em um painel formado por grandes especialistas em saúde e gestão: Dra. Terezinha Covas Lisboa - Especialista em hotelaria hospitalar; Dr. Raphael Heikel - Cirurgião oncológico; Dra. Júnia J. Rjeille Cordeiro - Consultora e assessora em gestão de organizações de saúde; Dra. Gloria Brunetti - Médica infectologista no Instituto de Infectologia Emílio Ribas; Dra. Lucia J. Abel Awad – Infectologista PhD, MBA em inovação em ciência e saúde; Dra. Margareth Dalcolmo - Pneumologista, atua na National School of Public Health - FIOCRUZ – pode-se verificar a importância e o reconhecimento mundial do SUS (Sistema Único de Saúde ), o avanço das pesquisas brasileiras, os pontos de atenção do setor no país, a necessidade de protocolos únicos e processos de gestão unificados em todo sistema nacional e, principalmente, a grande curva de aprendizado do setor nos últimos 08 meses. Estes especialistas trouxeram ao debate dados únicos e que servem de base na construção de políticas públicas sólidas e executáveis para o Brasil.
Aliás, este ponto sobre políticas públicas foi o tema do painel de encerramento com a posição dos senhores: Dr. Alberto Francisco Sabbag - Diretor de qualidade profissional da ABRAMET; Manoel Messias Santos Neto - Secretário municipal de defesa civil de Barretos; Sebastião Misiara - Presidente da UVESP. O foco na necessidade de desenvolvimento de parcerias público-privada (PPP) foi muito debatido neste quadro, e deve permitir uma evolução do setor e um ganho de atendimento e protocolos. A necessidade de treinamento dos gestores é fundamental para a evolução destas políticas.
O evento finalizou com a fala de Agostinho Turbian, Presidente Mundial do GCSM e realizador do evento, em justa homenagem ao SUS (Sistema Único de Saúde) e aos profissionais de saúde.
O GCSM se prepara para uma nova versão do Fórum Brasileiro de Saúde que deverá aprofundar os temas debatidos e trazer novas oportunidades para o setor a partir de 2021.
O conteúdo completo poderá ser visto no canal do GCSM na plataforma youtube pelo endereço www.youtube.com/tvgcsm a partir de 01 de dezembro de 2020.
Ficha técnica:
Data: 23 de novembro de 2020
Horário: 14h às 18h
Site: www.forumbrasileiro.online
Organização: GCSM
Apoio: Prefeitura Municipal de Barretos
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>