SEGS Portal Nacional

Eventos

Edição 2020 da Conferência ANPEI se firma como o principal fórum de discussões sobre inovação do país

  • Quinta, 26 Novembro 2020 10:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Tessarolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento, que este ano foi realizado 100% online, reuniu importantes nomes nacionais e internacionais do ecossistema de inovação

A Conferência ANPEI de Inovação 2020, que neste ano ocorreu de 16 a 19 de novembro, de forma totalmente online em virtude da pandemia de COVID-19, trouxe como tema Inova_Impacta_Transforma exatamente para discutir a importância da inovação na geração de impacto e transformação. A 19ª edição do evento reuniu mais no mesmo ambiente virtual representantes de empresas, agências do governo, instituições de ciência, tecnologia e inovação e empreendedores.

O maior evento de inovação multissetorial do país foi palco de 34 palestras e painéis, com 27 horas de conteúdo e mais de 100 painelistas, proporcionando grandes debates. Ao longo de quatro dias foram mais de cinco mil acessos, o que garantiu a troca de conhecimentos entre convidados nacionais, internacionais e os atores do ecossistema.

A abertura oficial contou com a presença de Rafael Navarro, presidente da ANPEI; Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações; Carlos da Costa, secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade - SEPEC - Ministério da Economia; Gen. Waldemar Barroso, presidente da Finep; e Ricardo Lima, vice-presidente da CBMM. Na ocasião, Navarro falou sobre a importância do tema do evento deste ano: "Nesse cenário de transformação, estamos trazendo à discussão a importância dos ecossistemas de inovação e competitividade tecnológica como fatores-chave para promover impacto positivo tão necessário na sociedade. Nosso objetivo aqui é debater, compartilhar ideias e apresentar discussões que possam servir de base para as respostas que buscamos, tudo para que a tecnologia, a inovação e a ciência possam ter um papel ativo e positivo no impacto social do país", afirmou.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, também destacou a importância do tema inovação em tempos de pandemia. "As soluções que surgem em épocas de dificuldades, principalmente durante uma pandemia, são temas muito importantes para serem discutidos, assim como a recuperação das empresas e do país". Pontes falou ainda do trabalho do Ministério da Ciência em conjunto com a Finep e o CNPQ em ações de ciência aplicada na pesquisa ao combate ao vírus da Covid-19. "A ciência é a única arma que temos que pode vencer o vírus", completa.

Confira os principais destaques do evento:

O papel da ciência e a inovação no mundo

Jayshree Seth, Corporate Scientist & Chief Science Advocate da multinacional 3M e keynote speaker de abertura da conferência, trouxe para o evento algumas lições de inovação durante sua atuação dentro da companhia, além de dicas de como usar a inovação a favor da transformação e do impacto positivo.

Outro ponto forte da participação de Jayshree foi a apresentação da pesquisa "State of Science" produzida anualmente pela 3M, em que a cientista apresentou como o mundo enxerga a ciência. "O que achamos foi impressionante, 4 entre 10 pessoas ao redor do mundo disseram que se a ciência não existisse, isso em nada afetaria suas vidas. Chocante, não é?", espantou-se a executiva.

Jayshree ainda explicou o que significam as mudanças no mundo VUCA (sigla em inglês que significa: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). O termo é emprestado do exército e usado para descrever o mundo dos negócios.

No painel “Da ideia ao mercado: a Finep e os instrumentos para fomento à inovação", apresentado por Alberto Dantas, Diretor de Inovação da Finep - maior agência federal de fomento à inovação -, juntamente com os superintendentes de inovação Mauricio Syrio, Newton Hamatsu e Rodrigo Secioso, foram mencionadas as diferentes linhas de financiamento da instituição para impulsionar projetos estratégicos científico-tecnológicos e como ela apoia toda a cadeia de inovação, que vai desde a academia, os institutos de ciência e tecnologia, às startups e ao mercado.

Inovação sob a ótica internacional

Um dos painéis realizados no segundo dia do evento reuniu Lori Pressman, Business Development, Licensing and IP Strategy; Suma Athreye, docente de Technology Strategy na Essex Business School; e Sacha Wunsch-Vincent, da Organização Internacional de Propriedade Intelectual (OMPI). Moderado por Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fapesp. O debate abordou questões referentes à avaliação e indicadores de inovação sob a ótica internacional. Além disso, os convidados discutiram questões como transferência de tecnologia e políticas públicas.

Sacha Wunsch-Vincent e Suma Athreye compartilharam as conclusões propostas no livro que lançarão juntos: "Harnessing Public Research for Innovation in the 21st Century: An International Assessment of Knowledge Transfer Policies". Os palestrantes destacaram o papel fundamental que universidades e institutos de pesquisa públicos desempenham ao permitir a aplicação de descobertas científicas e inovação no mercado.

Potencial brasileiro em Ciência e Tecnologia

No painel "Ciência e Tecnologia, o potencial brasileiro", João Fernando de Oliveira, membro do Conselho de Administração da CBMM e do Conselho Superior da ANPEI, conversou com Cesar Victora, Infectologista Coordenador do Centro Internacional de Equidade em Saúde, e Fernando Galembeck, Doutor em Química & Professor IQ Unicamp, ambos vencedores da segunda edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Os pesquisadores contaram um pouco da experiência de anos de cada um na área científica e da importância de ter premiações que incentivem e valorizem o pesquisador brasileiro, como o Prêmio CBMM, que ambos conquistaram.

Victora, vencedor na categoria Ciência, é um dos epidemiologistas mais renomados do Brasil. Já atuou como pesquisador e consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF. "A CBMM é uma empresa de ponta e investe muito em pesquisa e desenvolvimento e ela sabe muito bem que os países que mais investem em pesquisa e inovação são os que mais progridem, vejam os casos da China, Coréia do Sul e Japão. A CBMM tem essa consciência, de que investir em tecnologia e inovação não é um gasto", explicou.

Para o pesquisador Galembeck, prêmios como esse são estímulos enormes para o incentivo à pesquisa. "O reconhecimento dá aos pesquisadores uma soma significativa e que ajuda a aumentar a liberdade do pesquisador para que ele se aventure criativamente. No meu caso, a premiação tem ajudado a mim e as pessoas que trabalham comigo, principalmente nesta época de pandemia", afirmou. O pesquisador foi reconhecido na categoria Tecnologia, é doutor em química pela USP e pós-doutorado pelas Universidades do Colorado e da Califórnia (EUA), e publicou 280 trabalhos e depositou 36 patentes, sendo várias delas estendidas para mais de 20 países. Oito produtos baseados nessas patentes foram introduzidos no mercado.

Iniciativas paulistas em inovação

No último dia da Conferência, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e keynote speaker de encerramento, Patricia Ellen, falou sobre a estratégia de inovação do Estado de São Paulo. Entre as iniciativas mostradas, Patrícia destacou o IdeiaGov, programa de inovação do governo e de incentivo às govtechs, o IPT Open, ecossistema de open innovation focado em hardtech localizado dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que procura aproximar pesquisadoras de universidades, institutos de ciência e tecnologia, grandes empresas e startups. Outro destaque foi o Centro Internacional de Tecnologia e Inovação, CITI, o Vale do Silício brasileiro. Localizado no Arco Pinheiros, busca criar na cidade de São Paulo um distrito de inovação de nível internacional.

"Meu agradecimento à ANPEI e a todos que participaram do evento, e queria lembrar que o convite para 2021 é também uma responsabilidade de todos nós. Todo o trabalho que fizemos até hoje em inovação foi muito importante, mas o que vamos fazer nos próximos 12 meses até a próxima Conferência é fundamental para que tenhamos uma recuperação acelerada, uma retomada econômica sustentável para todos no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo", completa.

Cases Vencedores

Foi no último dia da Conferência ANPEI que foram conhecidos os vencedores dos cases em inovação. Este ano, 73 cases foram inscritos por empresas e instituições científicas e 29 foram aprovados para serem apresentados durante os quatro dias da Conferência.

Cinco vencedores foram eleitos pelo Comitê Técnico da ANPEI e outros três pela audiência da Conferência, que poderia votar nos seus preferidos online. Como prêmio, os cases receberão mentoria dos diretores especialistas da ANPEI e os dois primeiros colocados irão apresentar seus cases no Congresso Internacional da ALTEC - Associação Latino-iberoamericana de Gestão Tecnológica (ALTEC).

Eleitos pela comissão técnica:

1º lugar - CNH Industrial: ConectarAGRO: conectando o campo, máquinas e pessoas

2º lugar - Rhodia Brasil S.A: Lançamento do fio têxtil Amni® Virus-Bac OFF

3º lugar - GreenPlat: PlataformaVerde

4º lugar - Whirlpool: Governança Ágil -Transformando times através de métricas, cultura e mindset Ágil

5º lugar - ENGIE Brasil: Inovação no Reassentamento de Comunidades: o Caso da Usina Hidrelétrica São Salvador

Eleitos pelo voto popular:

1º lugar - Banco do Nordeste do Brasil S/A: Financiamento para Startups

2º lugar - Natura Cosméticos: Cheiro Digital - Uma expansão de experiência na escolha de perfumaria

3º lugar - Embrapa: Pontes para Inovação: Um novo modelo de cooperação e criação de valor para o ecossistema de inovação

Sobre a Conferência ANPEI

Há 19 anos, a Conferência ANPEI, maior evento de inovação multissetorial do país, é ancorada em geração de negócios em um ecossistema de inovação e colaboração. O evento já se consolidou como um fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de ciência, tecnologia e inovação para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 15, 2025 Eventos

Exposição inédita traz pôsteres raros do cinema a SP

Dez 15, 2025 Eventos

Sonho de Natal Barbacena 2025 faz nevar na Cidade das…

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Dez 11, 2025 Eventos

Natal do Rio anima a Enseada de Botafogo com música,…

Dez 11, 2025 Eventos

Jorge Aragão 50 anos de Poesia, um passeio pela obra do…

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Dez 08, 2025 Eventos

The Cavern Club São Paulo recebe Andreas Kisser com o…

Dez 08, 2025 Eventos

Teatro Firjan SESI Centro recebe Muato e seu “Concerto…

Dez 05, 2025 Eventos

Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado "Papagaios"…

Dez 05, 2025 Eventos

Final do Troféu Brasil de Triathlon acontece dia 14 de…

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version