SEGS Portal Nacional

Eventos

Experiências internacionais de inovação e lançamento de edital do MCTI marcam 2ª dia da 30ª Conferência Anprotec

  • Quarta, 25 Novembro 2020 12:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciano Valente
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Com encerramento em 25 de novembro, a 30ª edição da Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação destacou cases internacionais e foi palco do lançamento de edital do MCTI para apoiar a inserção de pesquisadores em empresas incubadas

O segundo dia da 30ª Conferência Anprotec, realizada nesta terça (24 de novembro e 2020), destacou cases internacionais e foi palco do lançamento de edital do MCTI para apoiar a inserção de pesquisadores em empresas incubadas. Com encerramento em 25 de novembro, a iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) acontece em formato 100% digital.

A 30ª edição da Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação tem foco no tema central "Ambientes de Inovação 4.0: Desafios e Oportunidades na Nova Dinâmica Global". O Painel de Abertura contou com a participação do presidente da Anprotec, Francisco Saboya, do professor da USP e ex-presidente da Anprotec, Guilherme Ary Plonski, e do CEO da Haifa Economic Corporation, Or Shahaf, e do diretor de políticas públicas do Global Steering Group for Impact Investment, Sebastian Welisiejko.

Ao apresentar Or Shahaf e a Haifa Economic Corporation, o professor Ary mencionou que o ecossistema de inovação de Israel faz parte do estudo "Ecossistemas de Empreendedorismo Inovadores e Inspiradores", lançado pela Anprotec e o Sebrae em junho desse ano. A publicação, que traz um estudo de benchmarking dos ecossistemas de inovação internacionais de Berlim (Alemanhã), Manchester (Inglaterra), Haifa (Israel) e Toronto (Canadá); e de três cidades brasileiras: Santa Rita do Sapucaí-MG, Campina Grande-PB e Porto Alegre-RS, está disponível para download aqui .

Israel é muito reconhecido em termos de inovação tecnológica devido ao seu impacto no desenvolvimento da economia nacional e nos índices de bem-estar da população. E, em termos de empreendedorismo, o país se destaca em fatores como infraestrutura física e digital de qualidade; alto investimento no ensino primário e secundário; universidades e escolas de engenharia de classe mundial; alto nível de aspirações empreendedoras; e redes sociais fortes.

Ao falar sobre a região, Or Shahaf também destacou o centro tecnológico Matam, reconhecido como um dos parques mais importantes de Israel e a alta de quantidade de Prêmios Nobel dos cientistas israelenses.

O diretor de políticas públicas do Global Steering Group for Impact Investment, Sebastian Welisiejko, é argentino e trouxe a perspectiva da América Latina ao debate. Ele iniciou sua participação concordando com a fala inicial do presidente da Anprotec, Francisco Saboya, que ressaltou que a pandemia de Covid-19 não apresentou práticas novas para a sociedade, mas acelerou as que o mundo já estava vivenciando.

De acordo com Welisiejko, há evidências de que as empresas que se preocupam com o impacto socioambiental de suas atividades se dão melhor financeiramente. E, dentro desse contexto, existem duas tendências principais. "Por um lado, é preciso perceber que os consumidores estão demandando cada vez mais responsabilidade das empresas. Eles se questionam: ‘será que pagam salários justos? Degradam o meio ambiente? E, por outro lado, é crescente o número de investidores que buscam os negócios de impacto. Vocês estão preparados?", explicou o diretor de políticas públicas do Global Steering Group for Impact Investment, já acrescentando a tendência adicional da obrigação dos governos na monetização do impacto. "Teremos uma grande mudança e já está no caminho. A Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENINPACTO) é um exemplo muito interessante sobre como começar a criar um marco de impacto em sua empresa".

Após as apresentações, os palestrantes participaram do debate com o público presente e o moderador Ary Plonski. Para eles, é necessário construir valor social para diminuir a lacuna no acesso à tecnologia e educação. "É preciso impulsionar políticas públicas para a infância no curto prazo. O que estamos fazendo para levar esses jovens para as escolas? No futuro, o custo social disso será mais alto do que qualquer custo com políticas para levá-los à escola hoje", ressaltou Welisiejko.

Or Shahaf também destacou a importância da integração municipal "As cidades são as unidades geopolíticas mais relevantes da nossa época", disse o CEO da Haifa Economic Corporation.

O professor Ary encerrou o painel dando o exemplo da cidade de Recife, em Pernambuco, com a atuação local do Porto Digital, e ressaltando o papel fundamental da Anprotec nesse contexto para o ecossistema de inovação brasileiro.

Lançamento de edital do MCTI para apoiar a inserção de pesquisadores em empresas incubadas

Com o seu primeiro dia dedicado à Oficina Liderança 4.0 para gestores de ambientes de inovação, a 30ª Conferência Anprotec deu início a suas sessões plenárias e painéis temáticos trazendo novidades. Durante o painel "Sessão de dúvidas e propostas para Agências e Entidades de Fomento: MCTI, CNPQ, e FINEP", o evento recebeu o anúncio de um novo edital para apoiar a inserção de pesquisadores em empresas vinculadas às melhores incubadoras do país.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Inovadores - PNI e é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A chamada será operacionalizada dentro do programa Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE).

Durante o lançamento, Paulo Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, ressaltou que o incentivo à inserção de mestres e doutores no mercado de trabalho é uma diretriz antiga do CNPq e do próprio MCTI, já que o programa RHAE foi um dos primeiros criados pelo ministério, ainda em 1987. "As incubadoras e parques tecnológicos brasileiros já formaram centenas de empresas de base tecnológica que têm contribuído com a solução de diversos problemas brasileiros e com a melhoria da qualidade de vida de nossa população. O MCTI vê neste programa uma forma de fortalecer ainda mais estes mecanismos de inovação", explica.

Para Evaldo Vilela, presidente do CNPq, a chamada também traz uma ótima oportunidade para mestres e doutores formados no país. "O CNPq tem como missão primordial o fortalecimento da pesquisa básica, a formação de mestres e doutores. Mas nós também temos que nos preocupar com utilização dessa mão-de-obra, que é extremamente qualificada. As incubadoras e parques tecnológicos presentes no país abrigam milhares de startups capazes de apresentar desafios, criar oportunidades e extrair o máximo desses profissionais", disse.

A iniciativa tem como objetivo fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) de micro e pequenas empresas vinculadas à incubadoras certificadas ou que estejam em processo de obtenção da certificação Cerne , programa da Anprotec que qualifica as práticas dos ambientes de inovação.

Para Carlos Eduardo Aranha, que representou a Anprotec no lançamento do edital, a chamada também consolida a importância de um dos programas mais antigos da Associação. "Através do Cerne, a Anprotec fortalece a gestão destes empreendimentos que foram responsáveis pelo nascimento e crescimento de milhares de startups ao longo dos últimos anos. Ver que o MCTI e o CNPq entendem a certificação Cerne como um diferencial na hora de aportar recursos, só mostra que estamos no caminho certo", apontou Aranha.

Participaram ainda do lançamento do edital Jorge Audy, ex-presidente da Anprotec e moderador do painel, e Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Sobre a Chamada
A chamada pública será divulgada no site do CNPq (https://cnpq.br/chamadas-publicas) e as empresas terão até o dia 28 de janeiro de 2021 para submeterem suas propostas.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R﹩ 5 milhões. Estima-se que sejam apoiados pelo menos 55 projetos com recursos do MCTI. Os projetos terão o valor máximo de financiamento de R﹩ 90 mil e duração de até 24 meses. Uma parcela mínima de 30% dos recursos será destinada para propostas de empresas vinculadas à incubadoras sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Serão concedidas bolsas de fomento do CNPq, por até 18 meses, nas modalidades DTI (Desenvolvimento Tecnológico Industrial), EV (Especialista Visitante) e SET SET (Fixação e Capacitação de Recursos Humanos).

Incubadoras de empresas brasileiras
De acordo com último mapeamento realizado pelo MCTI em parceria com Anprotec ( https://informativo.anprotec.org.br/mapeamento-dos-mecanismos-de-geracao-de-empreendimentos-inovadores), existiam 363 incubadoras de empresas ativas no Brasil, que eram responsáveis por 3.694 empresas incubadas e 6.143 empresas graduadas. Estima-se que, em 2017, as empresas incubadas geraram 14 mil postos de trabalho diretos, recolheram R﹩ 110 milhões em tributos e tiveram um faturamento anual de R﹩ 550 milhões. Por sua vez, as empresas graduadas foram responsáveis pela geração de 56 mil postos de trabalho diretos, recolheram R﹩ 3,6 bilhões em tributos e faturaram cerca de R﹩ 18 bilhões.


PROGRAMAÇÃO 25 DE NOVEMBRO (ENCERRAMENTO)
9h às 10h30 - Painel 1 - Capital Humano
Abordagem: Com o tempo, o turnover também pode ser reduzido e o investimento em boas práticas pode ser pago com a redução de custos e prejuízos associados ao elevado índice de demissão, por exemplo. Palestrantes: Iara Neves, diretora Técnica da Anprotec; Anna de Souza Aranha, diretora da Quintessa, aceleradora de negócios de impacto; e Júlia Melo, diretora Nacional do Amani Institute no Brasil.

09h às 10h30 - Painel 2 - Inovação Aberta
Abordagem: Como os ambientes de inovação atuam na transformação das indústrias tradicionais?
Palestrantes: Arthur Gibbon, presidente da Reginp; Alexandre Mosquim, responsável por Inovação Aberta na Vale; Marcos Calderon, líder de inovação aberta na Vale; e Luís Fernando Guggenberger, executivo de Corporate Venture da Vedacit Soluções Tecnológicas.

09h às 10h30 - Painel 3 - Financiamento
Abordagem: Como os ambientes de inovação devem estar alinhados com os investidores e empreendedores para a sustentabilidade do ecossistema de inovação Brasileiro? Palestrantes: Jardel Mattos, diretor de Redes e Associados da Anprotec, Graziella Comini, coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS); Rodrigo Menezes, Founding Partner Derraik & Menezes Advogados; e Tecia Vieira Carvalho - Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste (NEPEN).

09h às 10h30 - Painel 4 - Desafio Cidades
Abordagem: Como os ecossistemas de inovação podem alavancar o desenvolvimento urbano sustentável? Palestrantes: Carlos Eduardo Aranha, diretor de Novos Ambientes de Inovação da Anprotec; Luiz Carlos Pinto da Silva, coordenador do Pacto Alegre; Vinicius Lages, diretor técnico do Sebrae Alagoas; Rodolfo Fiori, cofundador da Gove.

09h às 10h30 - Painel 5 - Tecnologias
Qual o papel dos ambientes de inovação para a geração de tecnologia na nova dinâmica global?
Palestrantes: Rodrigo Mendes, diretor de Relações Internacionais da Anprotec; Ana Calçado, diretora Presidente da Wylinka; e Mariana Fonseca, cofundadora da Pipe.Social.

11h às 12h30 - Apresentação de Trabalhos

13H30 ÀS 17H30 - FÓRUM SEBRAE DE INOVAÇÃO

13h30 - Abertura
Palestrante: Paulo Puppin Zandonadi, gerente-adjunto da unidade de inovação do Sebrae Nacional.

13h35 - Estratégia CATALISA de Inovação Aberta & plataforma WorldLabs
Palestrante: Agnaldo Dantas, analista Técnico da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional.

13h55 - Lançamento do Edital Catalisa ICT
Palestrante: Hulda Giesbrecht, analista de Inovação do Sebrae Nacional.

14h10 - Painel Pesquisador & Empreendedor
Palestrantes: Rochel Montero Lago, professor da UFMG; Fernanda Checchinato, CEO Founder da Aya Tech; Edleno Moura, professor do Instituto de Computação da UFAM; e Paulo Renato Cabral (moderação), gerente da unidade de inovação do Sebrae Nacional.

15h10 - Ecossistemas locais de inovação catalisando inovação aberta
Palestrante: Paulo Renato Cabral (moderação), gerente da unidade de inovação do Sebrae Nacional.

15h40 - Painel Catalisa CORP - inovação aberta com corporates
Palestrantes: Rafael Castro, especialista em Inovação Aberta do Sebrae Nacional; Luiz Henrique Costa, sócio-diretor da Qualidados Engenharia; Luiz Carvalho, líder do o escritório de projetos em parceria público/privada do Parque Tecnológico SJC; Rodrigo Dienstmann, fundador, CMO e head de experience design da Mondo DX; Pierre Satiro, head Corporate e COO do Inovabra Habitat; João Bosco Estevam, gerente de Inovação da Bancorbrás; Giovana Gohr Serenato (moderação), analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional.

16h30 - Programa Ecossistemas Locais de Inovação (ELI)
Palestrante: Krishna Aum, coordenador de projetos de inovação do Sebrae Nacional.

16h50 - Painel Como os ambientes podem dinamizar os ecossistemas de inovação?
Palestrantes: Leandro Carioni, diretor Executivo na Fundação CERTI; Fabrício Bianchi, gerente Regional Norte Sebrae-PR; e Evelyne Labanca (moderação), Analista de inovação do Sebrae Nacional.

17h30 às 19h - Plenária de Encerramento
Palestrantes: Fernanda Bombardi, gerente Executiva do Instituto de Cidadania Empresarial; Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUC-RS (ex-presidente e conselheiro da Anprotec); Célia Cruz, diretora Executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE); e Francisco Saboya, presidente da Anprotec.

A programação completa está disponível em: https://anprotec.org.br/conferencia2020/programacao/

Serviço
30ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação 4.0 - Desafios e Oportunidades na Nova Dinâmica Global"
Data: 23 a 25 de novembro de 2020
Local: 100% virtual
Inscrições: https://www.sympla.com.br/30-conferencia-anprotec-2020__1017112
Organização: Necta - www.nectainova.com.br
Mais informações: https://anprotec.org.br/conferencia2020/

OBS.: O credenciamento para os profissionais de imprensa está disponível
em: https://bit.ly/2UKF3fn

Sobre a Anprotec

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e a inovação. Líder do movimento no Brasil, atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos negócios, que correspondem a 99% das empresas brasileiras, ou 9,1 milhões de micro e pequenos empreendimentos, sendo que mais de 4,2 milhões são microempreendedores individuais (MEI). O Sebrae também atende a mais de 153 mil agricultores familiares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 15, 2025 Eventos

Exposição inédita traz pôsteres raros do cinema a SP

Dez 15, 2025 Eventos

Sonho de Natal Barbacena 2025 faz nevar na Cidade das…

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Dez 11, 2025 Eventos

Natal do Rio anima a Enseada de Botafogo com música,…

Dez 11, 2025 Eventos

Jorge Aragão 50 anos de Poesia, um passeio pela obra do…

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Dez 08, 2025 Eventos

The Cavern Club São Paulo recebe Andreas Kisser com o…

Dez 08, 2025 Eventos

Teatro Firjan SESI Centro recebe Muato e seu “Concerto…

Dez 05, 2025 Eventos

Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado "Papagaios"…

Dez 05, 2025 Eventos

Final do Troféu Brasil de Triathlon acontece dia 14 de…

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version