SEGS Portal Nacional

Eventos

Exposição fotográfica mescla dança, música, criatividade e tecnologia para instigar reflexão sobre a pandemia

  • Terça, 24 Novembro 2020 11:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elisa Senra
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

“Dual: Do Caos à Essência”, das fotógrafas Daniela Braga e Juliana Lima, acontece entre 25 de novembro e 20 de dezembro, de quarta a domingo, de 18h às 22h, no espaço Avantgarde, em Belo Horizonte

Durante 26 dias, Belo Horizonte será palco para um show de arte e reflexão sobre a pandemia. A exposição: “Dual-Do Caos à Essência”, que acontece de 25 de novembro a 20 de dezembro nos dois andares do salão circular do espaço Avantgarde, traz, em um cenário que mistura dança, música, projeções mapeadas e criatividade, 18 imagens registradas pelas fotógrafas mineiras Daniela Braga e Juliana Lima, de bailarinos utilizando apenas três componentes que se tornaram essenciais a partir do coronavírus: máscara, consciência e atitude.

“A sensibilidade dos artistas embutida em cada foto, por meio de movimentos e expressões faciais, reproduz um pouco das experiências e emoções vividas pelas pessoas nesse momento caótico. É a eternização de sentimentos e transformações em imagens históricas”, destaca Daniela Braga.

As fotografias jogam com a luz, as cores e com o movimento para reproduzirem o caos e, ao mesmo tempo, mostrarem a essência das emoções humanas. Outro detalhe é a profundidade das imagens, que pode ser sentida nos dois metros e meio de altura de cada uma das obras. “Estamos vivendo um período delicado, com uma mistura de sentimentos, conflitos, incertezas e, ao mesmo tempo, de transformações, por isso registrar de forma artística e convidar as pessoas a refletirem sobre esse cenário histórico mundial é tão importante”, comenta Juliana Lima.

As máscaras usadas pelos dançarinos nas fotos foram criadas exclusivamente para a mostra pelos artistas: Victor Dzenk, Fernanda Villefort, Fernanda Mello, Pj, Marcio Buzellin , Klaucia Badaró , Nath Rodrigues, Gustavo Grecco, Maurício Tizumba , Vinicius Póvoa, Cida Nogueira, Gabriela Junqueira, Sergio Viana, Joao Diniz, Claudia Parizzi , Marcia Charnizon, Alyson Carvalho, Lena Pinheiro e Kleber Lommez. E cada uma delas traz um recorde do caos gerado pela epidemia mundial, seja no formato, nas cores, na composição ou nos adereços.

Essa percepção individual sobre a desordem emocional, física, sanitária e econômica, que impactou o planeta, ainda pode ser percebida nas projeções mapeadas que simulam a comunicação dos bailarinos com as fotos. “Cada um deles fez a sua dança do caos, com o corpo e com o rosto, que poderá ser assistida por meio das projeções que vão rodear cada um dos quadros”, adianta Juliana. A fotógrafa acrescenta que a integração será do bailarino com ele mesmo. “Na foto ele se mostra e na projeção ele se observa. A essência e o caos juntos”, explica.

A música também terá um papel especial na mostra. “Ela fará uma conexão entre as obras, os dançarinos e os sentimentos e conflitos expressos”, diz Daniela. Para isso, o maestro André Brant, a soprano Camila Correa, o violinista Lucas Barreto, o trompetista Pacífico Júnior, o contrabaixista Camilo Christófaro e o artista Márcio Buzelin, da banda Jota Quest, criaram um arranjo musical exclusivo para a exposição.

Solidariedade

Após o término da exposição em Belo Horizonte, a mostra vai percorrer outros locais do país, instigando a reflexão sobre esse momento caótico e cheio de transformações que o mundo vivencia. Depois de concluído todo o percurso será realizado um leilão das máscaras e da primeira tiragem das obras fotográficas. E, todo o valor arrecadado com essa ação será destinado para instituições filantrópicas. “Com essa iniciativa esperamos levar um pouco de bons sentimentos e de solidariedade para pessoas que dependem de ajuda e que, em geral, são muito afetadas em tempos de crise. É uma forma de perceber e vivenciar essa pandemia com um outro olhar e é justamente isso que queremos com a nossa arte”, enfatiza Juliana.

A exposição pode ser visitada de quarta-feira a domingo, entre 18h e 22h. Os interessados poderão adquirir os ingressos no https://www.sympla.com.br/dual-do-caos-a-essencia__1024600. Como medidas de proteção contra a covid-19, no local serão utilizadas máscaras, álcool em gel e será feita a medição de temperatura e adotado o distanciamento entre as pessoas.

Serviço:

Exposição: “Dual-Do Caos à Essência”, das fotógrafas Daniela Braga e Juliana Lima
Data: de 25 de novembro a 20 de dezembro (de quarta a domingo)
Horário: de 18h às 22h
Local: espaço Avantgarde
Endereço: Av. Raja Gabáglia, 4343 - Santa Lúcia - Belo Horizonte/MG.
Ingressos: https://www.sympla.com.br/dual-do-caos-a-essencia__1024600
Obs: Como medidas de proteção contra a covid-19, no local será exigida a utilização de máscaras, o uso de álcool em gel e será feita a medição de temperatura dos visitantes. Além disso, será adotado o distanciamento entre as pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 15, 2025 Eventos

Exposição inédita traz pôsteres raros do cinema a SP

Dez 15, 2025 Eventos

Sonho de Natal Barbacena 2025 faz nevar na Cidade das…

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Dez 11, 2025 Eventos

Natal do Rio anima a Enseada de Botafogo com música,…

Dez 11, 2025 Eventos

Jorge Aragão 50 anos de Poesia, um passeio pela obra do…

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Dez 08, 2025 Eventos

The Cavern Club São Paulo recebe Andreas Kisser com o…

Dez 08, 2025 Eventos

Teatro Firjan SESI Centro recebe Muato e seu “Concerto…

Dez 05, 2025 Eventos

Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado "Papagaios"…

Dez 05, 2025 Eventos

Final do Troféu Brasil de Triathlon acontece dia 14 de…

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version