SEGS Portal Nacional

Eventos

Tramas Culturais discute o Carnaval na Casa-Museu Ema Klabin

  • Terça, 17 Novembro 2020 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Aguilera
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Imagem de anncapictures por Pixabay

Dois grandes especialistas falam sobre o assunto e os impactos da pandemia nessa grande Festa Popular. As inscrições estão abertas.

Sem uma data prevista para a produção de uma vacina do novo coronavírus, o carnaval em 2021 foi adiado, juntamente com a possibilidade do abraço e afeto. Para falar sobre a relação entre as festas populares, sociabilidade e como o impedimento delas afeta a população e os artistas que nelas trabalham e que delas dependem, a Casa-Museu Ema Klabin promove o primeiro Tramas Culturais virtual com grandes especialistas no assunto. Com o título “Carnaval e outras festas populares: impactos, memórias e cancelamentos” o Tramas Culturais acontece no dia 18 de novembro, às 17h, pela plataforma zoom. São 95 vagas, as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site.

O encontro será ministrado pela jornalista Claudia Alexandre, ex assessora da Fundação Cultural Palmares (Brasília-DF); assessora de Comunicação do Museu Afro Brasil (SP); e da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) e pelo professor da Unifesp e músico Tiaraju Pablo D’Andrea.

Desse modo, se falará sobre os impactos subjetivos do distanciamento nos artistas e em sua capacidade criativa e também sobre os impactos materiais ocasionados pela falta de trabalho e perda de renda.

De acordo com os palestrantes, tanto o carnaval quanto a pandemia revelam aspectos até então escondidos da vida íntima de uma sociedade, sejam os de natureza política, econômica, religiosa, moral, entre outras. Entretanto, se uma é marcada pela confluência de agentes, corpos e intenções; a outra é principalmente caracterizada pelo distanciamento social, o que dificulta - ou move para novas práticas - os processos já estabelecidos de elaboração de festividades populares.

Música sempre presente:

A Casa-Museu Ema Klabin continua levando, através das redes sociais, conteúdo musical de qualidade pelo Programa Tardes Musicais em Casa.

Segundo o produtor musical Thiago Guarnieri, todas as terças-feiras do mês, nas redes sociais do museu, é possível conferir um vídeo com uma música inédita de um espetáculo realizado na Casa-Museu Ema Klabin em 2019, sempre trazendo curiosidades sobre as mesmas. Entre elas: Aos Homens (Linna Karo), Duas Beiras:das barrancas do Rio São Francisco às margens do Rio Pinheiros ( Anabel Andrés e Priscila Magella)

E às quintas-feiras, dando continuidade à parceria com o projeto Violão e Ponto, o público pode conferir apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas residências. O próximo será no dia 19 de novembro.

Além disso, é possível rever espetáculos completos que estão disponíveis no canal do YouTube da Casa-Museu, como: o show “ A São Paulo Caipira” , que trouxe, no formato de canção, as crônicas do campo e da cidade interpretadas por Osni Ribeiro ( violão e voz), Arnaldo Silva (violão e vocal) e Marcos Lopes (acordeom) e o espetáculo Girandêra, do grupo musical Clarianas, apresentando ladainhas que resgatam a memória das mulheres cantadeiras do Brasil.

Sentiu saudades do museu?

Você pode realizar visitas virtuais no Google Arts & Culture no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/

Serviço:
Casa-Museu Ema Klabin: #CasaMuseuEmCasa
Tramas Culturais: Carnaval e outras festas populares: impactos, memórias e cancelamentos”- plataforma zoom. São 95 vagas, as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site: https://emaklabin.org.br/
Apresentações exclusivas : Casa-Museu Ema Klabin e Violão e Ponto
Músicas inéditas: Sobem no Canal do YouTube do Museu as terças-feiras, sempre às 17 horas, Linna Karo ; Anabel Andrés e Priscila Magella
Relembre Shows completos: “ A São Paulo Caipira” Osni Ribeiro ( violão e voz), Arnaldo Silva (violão e vocal) e Marcos Lopes (acordeom), Girandêra, do grupo musical Clarianas. Shows já disponíveis no Canal do YouTube
Gratuito


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Dez 11, 2025 Eventos

Natal do Rio anima a Enseada de Botafogo com música,…

Dez 11, 2025 Eventos

Jorge Aragão 50 anos de Poesia, um passeio pela obra do…

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Dez 08, 2025 Eventos

The Cavern Club São Paulo recebe Andreas Kisser com o…

Dez 08, 2025 Eventos

Teatro Firjan SESI Centro recebe Muato e seu “Concerto…

Dez 05, 2025 Eventos

Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado "Papagaios"…

Dez 05, 2025 Eventos

Final do Troféu Brasil de Triathlon acontece dia 14 de…

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Dez 03, 2025 Eventos

Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e…

Dez 03, 2025 Eventos

Olimpia recebe show do grupo Roupa Nova dia 5 de…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version