SEGS Portal Nacional

Eventos

thyssenkrupp participa do 1o Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde

  • Quarta, 23 Setembro 2020 11:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joyce Camargo
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento online e gratuito discute a viabilidade econômica e uso do produto como chave para a descarbonização da economia mundial

A thyssenkrupp participa como palestrante e patrocinadora do 1º Congresso Brasileiro de Hidrogênio Verde, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro. Organizado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP), o evento tem o objetivo de discutir a utilização do hidrogênio verde diante do movimento de descarbonização da economia mundial, suas aplicações em diversos setores da economia, e sua viabilidade como fonte energética com zero emissão de carbono.

O congresso, realizado de maneira virtual e com participação gratuita, contará com apresentações e painéis de discussão com representantes de governo, empresas e comunidade científica. Estima-se que a tecnologia do hidrogênio verde deverá atrair bilhões em investimentos na próxima década. O hidrogênio é muito versátil e pode ser aplicado nos setores de fertilizantes, químico, petroquímico, siderúrgico e de transporte, tendo viabilidade econômica de geração e uso fortemente atrelada à disponibilidade de energias renováveis. Com umas das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o Brasil demonstra grande potencial como fornecedor global.

Luiz Mello, gerente de desenvolvimento de negócios de Plant Technology da thyssenkrupp no Brasil, será um dos conferencistas no dia 6/10, abordando casos práticos da empresa na implantação de plantas de eletrólise para a fabricação do hidrogênio verde e modelos de aplicação. Em seguida, Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp na América do Sul, fará o fechamento do congresso.

Eletrólise da água: a rota tecnológica para a produção do hidrogênio verde

A substituição dos combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás, por fontes limpas de energia, como solar e eólica, é o caminho para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Nesse cenário surgem novas tecnologias que permitem acelerar a participação das energias limpas na matriz energética, ao mesmo tempo em que suprem a demanda por matérias-primas verdes para diversas cadeias de produção na indústria química. É o caso do hidrogênio verde, que tem zero emissão de carbono, e é produzido a partir da eletrólise da água.

Na eletrólise, ao invés de usar derivados de compostos fósseis, como o petróleo e o gás natural, utiliza-se a água como matéria prima, e, por meio de energia elétrica, reparte-se a molécula da água (H2O) em moléculas de hidrogênio (H2) e oxigênio (O2). A grande vantagem desse processo totalmente sustentável está na utilização de energia elétrica de fontes renováveis abundantes em nosso país, como a eólica, solar e hidrelétrica.

"O hidrogênio verde é a chave para unir progresso econômico e sustentabilidade. No Brasil, enxergamos um grande potencial de aplicação para a produção de fertilizantes à base de amônia com ‘pegada zero de carbono’. A partir da nossa tecnologia de eletrólise da água, conseguimos usar energia elétrica de fontes renováveis com um investimento equivalente ao do processo tradicional, hoje realizado a partir de gás natural", afirma o CEO Paulo Alvarenga.

Atualmente, mais de 90% do hidrogênio produzido no mundo - equivalente a mais de 40 milhões de toneladas - é obtido a partir de fontes fósseis. Apenas 4% são originados a partir da eletrólise da água, o que reforça o grande potencial existente para a produção de hidrogênio verde a partir desse processo.

O hidrogênio verde pode ser armazenado e depois usado para abastecer redes de gás e veículos movidos a células combustível ou empregado como matéria-prima na produção de amônia, metanol e gás natural sintético, entre outras aplicações. Lembrando que o metanol é amplamente usado na fabricação do biodiesel, importante combustível para o transporte de cargas e mobilidade urbana no Brasil.

A thyssenkrupp é líder global na área de tecnologias de eletrólise para diversos segmentos com mais de 600 plantas instaladas no mundo. Na Alemanha, a empresa vem utilizando, de maneira bem-sucedida, processos inovadores que convertem os gases da indústria siderúrgica - ricos em gás carbônico - em matérias-primas importantes para a produção de fertilizantes e outros produtos químicos.

Empresa neutra em carbono até 2050

A thyssenkrupp trabalha para se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050. A empresa definiu duas metas globais para a sustentabilidade ambiental dos seus negócios, baseadas no Acordo de Paris, a fim de reduzir as suas emissões de CO2 e ajudar os clientes a alcançarem a neutralidade em carbono.

Além da redução global das emissões nos processos produtivos, a empresa está trabalhando sistematicamente para tornar os seus produtos neutros em carbono, além de reduzir o consumo de recursos naturais em geral, como água, energia elétrica, entre outros insumos. No início deste ano, a empresa foi reconhecida pela quarta vez consecutiva como líder global em proteção climática pela entidade CDP, considerada uma referência no mercado de capitais.

Serviço: 1o Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde
Datas e Horário
05.10.2020 das 09:00 às 10:40
06.10.2020 das 09:00 às 10:40
Participação gratuita
Inscrições pelo site da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo ou clicando aqui

Materiais anexos para download (abaixo): imagens em alta resolução de máquinas de eletrólise e estação de estoque de hidrogênio verde; e infográfico explicativo da cadeia de hidrogênio.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo internacional composto, em grande parte, por empresas industriais e tecnológicas independentes. O Grupo gerou vendas de €42 bilhões em 78 países no ano fiscal de 2018/2019. Sob uma forte marca de referência, nossos produtos e serviços contribuem com a criação de um futuro melhor e mais sustentável. A competência e o comprometimento de nossos mais de 106 mil colaboradores ao redor do mundo são a base do nosso sucesso. Com nossa tecnologia e inovação, trabalhamos com nossos clientes para desenvolver soluções de baixo custo e consumo de recursos para os desafios futuros. Nós combinamos a orientação aos resultados com a responsabilidade empresarial e social.

Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega cerca de 3.800 colaboradores no país nos segmentos automotivo, de energia, de mineração, químico, petroquímico e de defesa. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2018/2019 o faturamento de R﹩ 2,9 bilhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Dez 08, 2025 Eventos

The Cavern Club São Paulo recebe Andreas Kisser com o…

Dez 08, 2025 Eventos

Teatro Firjan SESI Centro recebe Muato e seu “Concerto…

Dez 05, 2025 Eventos

Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado "Papagaios"…

Dez 05, 2025 Eventos

Final do Troféu Brasil de Triathlon acontece dia 14 de…

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Dez 03, 2025 Eventos

Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e…

Dez 03, 2025 Eventos

Olimpia recebe show do grupo Roupa Nova dia 5 de…

Dez 02, 2025 Eventos

Cisne Negro estreia neste sábado a 42º temporada de "O…

Dez 01, 2025 Eventos

Festival Brasil Sertanejo agita a Esplanada do Mineirão…

Dez 01, 2025 Eventos

Marvio Ciribelli em dose dupla: aclamado pianista agita…

Nov 28, 2025 Eventos

B.Talks Botânico recebe Anna Paola Frade Pimenta da…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version